Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

Turma:

3° E

Atividade:

Testando o equilíbrio térmico

Plano de Aula:

Objetivo: Identificar, por meio da experimentação, as diferenças existentes entre calor e temperatura e estudar o equilíbrio térmico.

Pré - Requisito:

- Conhecimentos qualitativos de calor e temperatura;

- Leitura de enunciados e procedimentos.

Problematização:

Os alunos receberão termômetros e potes com água quente, gelada e em temperatura ambiente, para analisarem as questões propostas no roteiro. A partir da análise, os estudantes vão conseguir diferenciar temperatura de calor e também compreenderão o fenômeno do equilíbrio térmico.

Atividade:

- Formação dos grupos;

- Distribuição dos roteiros e materiais;

- Apresentação dos conceitos e discussão inicial com a turma;

- Demonstração do experimento;

- Execução do experimento;

- Anotação por parte dos alunos das observações/resultados;

- Auxilio nas dúvidas referentes à experiência/perguntas do roteiro;

- Conclusão do experimento e discussões finais.

Possíveis dificuldades:

Mesmo sabendo que o conteúdo a ser abordado na experiência já foi ministrado pela professora, pensamos na possibilidade dos estudantes terem dificuldades com a questão da distinção entre calor e temperatura.

 

Roteiro: Documento Word Testando_o_equilibrio_termico.doc

Nome:

Pamela Souto

Thiago de Castro

Monalisa Rodrigues

 

Turma:

2º ano

Atividade:

 Equilíbrio Térmico

Plano de Aula:

Como a escola mudou o horário das turmas, agora trabalhamos com o 2ºano, então ensinaremos termodinâmica, como está no roteiro da professora.

Fizemos essa atividade semestre passado, então buscamos otimizá-la. Deixamos o roteiro mais compacto e simples, e haverá uma continuação sobre o mesmo assunto na próxima experiência.

 

Apresentação da Atividade;
Sentimos diversos fenômenos envolvendo a termodinâmica, como o que demostraremos nesta aula. O objetivo desta aula é fazer, através de verificações experimentais, que os alunos notem a distinção entre sensação térmica e  temperatura. A verificação desta propriedade é importante para à sequência do estudo da termodinâmica.

 

. Organização dos Alunos;
Para essa atividade faremos 6 grupos com cerca de 5 alunos em cada, nos quais serão desenvolvidas as atividade proposta no roteiro. Pretendemos que todos os alunos façam o experimento, pois trabalharemos com sensações..

 

. Possíveis Dificuldades;
Alunos que não queiram colocar a mão na água (aconteceu semestre passado) e dificuldades dos alunos entenderem a idéia de fluxo de calor.
 

. Avaliação;
Avaliaremos a turma pela participação na aula e pelo que escreverem no roteiro.



Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro aula 7 Pamela, Thiago e Monalisa.docx

Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Turma:

2º ANO DO EJA (2º D) - aula 19:00

Atividade:

Leitura de texto e questionário relacionado

Plano de Aula:

Justificativa: dando prosseguimento à aula anterior, iremos trabalhar com um texto de divulgação científica e um questionário relacionado. Vamos procurar relacionar ambos com o vídeo da último aula.

Pré-requisitos para o aluno:

- desejável interpretaçãoção de textos

Objetivos:

Fazer uma introdução sobre a importância da Ciência no dia-a-dia através da leitura de um texto e resolução de um questionário.

Dinâmica da aula:

1 – Entrega do texto e momento para leitura

2  Entrega do questionário

 Momento para resolução do questionário

4 – Auxílio a resolução do questionário

5 – Discussão do filme, texto e questionário

REFERÊNCIA BASE PARA O TEXTO: http://www.mundoeducacao.com/datas-comemorativas/dia-ciencia-tecnologia.htm (consultado em 19/08/2013) 

 

OBS: POR MOTIVOS EXPLICADOS NOS RELATOS, A DATA DE APLICAÇÃO DESTE PLANO DE AULA FOI INVERTIDA COM A DATA DE APLICAÇÃO DO PLANO DE AULA 6.

Roteiro: Documento PDF texto_e_questionario.pdf