Objetivo: Identificar, por meio da experimentação, as diferenças existentes entre calor e temperatura e estudar o equilíbrio térmico.
Pré - Requisito:
- Conhecimentos qualitativos de calor e temperatura;
- Leitura de enunciados e procedimentos.
Problematização:
Os alunos receberão termômetros e potes com água quente, gelada e em temperatura ambiente, para analisarem as questões propostas no roteiro. A partir da análise, os estudantes vão conseguir diferenciar temperatura de calor e também compreenderão o fenômeno do equilíbrio térmico.
Atividade:
- Formação dos grupos;
- Distribuição dos roteiros e materiais;
- Apresentação dos conceitos e discussão inicial com a turma;
- Demonstração do experimento;
- Execução do experimento;
- Anotação por parte dos alunos das observações/resultados;
- Auxilio nas dúvidas referentes à experiência/perguntas do roteiro;
- Conclusão do experimento e discussões finais.
Possíveis dificuldades:
Mesmo sabendo que o conteúdo a ser abordado na experiência já foi ministrado pela professora, pensamos na possibilidade dos estudantes terem dificuldades com a questão da distinção entre calor e temperatura.