Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Helton C. Martinez

Turma:

3º B

Atividade:

Continuação - Força de Lorentz e Motores: Elétrico e Homopolar

Plano de Aula:

Objetivo:

 

Motores elétricos estão presentes no nosso dia a dia sem que saibamos que o magnetismo é o pivô da transformação de energia elétrica em mecânica. Na aula experimental passada (Força de Lorentz e Motores: Elétrico e Homopolar) os alunos realizaram duas atividades experimental onde puderam visualizar o movimento de espiras de cobre e ou de pregos com a interação entre ímãs e correntes produzidas por pilhas. Agora, o objetivo é sistematizar o que foi observado, entendendo mais sobre a força de Lorentz e o papel das bobinas e ímãs para o "movimento" de aparelhos elétricos.

 


Pré requisitos:



Conceito de força; representação mental das linhas de um campo magnético.



Dinâmica da aula:



1) A aula terá início com uma pergunta: dos aparelhos que vocês utilizam e ou conhecem quais produzem movimento?



2) As respostas deverão ser registradas na lousa. Após o registro, uma outra pergunta: o que teriam em comum esses aparelhos?



3) Retomada da aula experimental passada. Nomear as partes componentes da experiência (rotor, estator).



4) Relembrar como se comporta um ímã. Analogia de um ímã com uma bobina submetida à uma corrente. (Essa parte será através de perguntas aos alunos). Retomada (qualitativamente) da Lei de Amperè.



5) Finalmente, a origem da força responsável pelo movimento da espira e aplicação da regra da mão esquerda.




Não há roteiro.

Roteiro:

Nome:

Vera Carneiro Braga de Oliveira

Turma:

1o. F - EM

Atividade:

Experimento 7 - Lei de Hooke e coeficiente de atrito

Plano de Aula:

Objetivo:

Reconhecer um dinamômetro;

Determinar a constante elática de uma mola helicoidal (espiral de caderno) por meio da Lei de Hooke;

Fazer anotações da variação da mola, à medida que acrescentamos peso;

Apresentação:

Montagem do dinamômetro, orientação sobre a mola. Pesagem das arruelas

Inserir os pesos, observar a variação da mola, medir em cm e transformar em m, calcular o Peso.

 

Possíveis dificuldades:

Medição da elongação e sua transformação para o SI, em metro.

Construção do gráfico, variável no eixo da horizontal x variável no eixo da vertical.

Conclusão:

Observar a pesquisa sobre a Lei de Hooke no caderno de anotações e avaliar o gráfico.

 

Roteiro: Documento Word Lei_de_Hook.doc

Nome:

Guilherme e Luis

Turma:

1º N e 1º O

Atividade:

Puxando o carrinho - Parte II

Plano de Aula:

Esta aula foi um pedido do professor Rafael. Após a ultima aula abordar o Trabalho conceitualmente, ele achou que era necessária uma abordagem com mais medições e contas para serem feitas.

 

Dinâmica de aula

Apresentação de atividade: distribuição e explicação do roteiro. O roteiro possui exercícios simples, com medições, comparações dos resultados e uma breve reflexão final.

Organização dos alunos: a sala tem por volta de 30 alunos e o laboratório possui 5 bancadas. Assim, a sala fica dividida em 5 grupos com média de 6 alunos em cada.

Respostas esperadas: como o experimento é parecido com o anterior, as atividades devem ser entendidas facilmente. As medições sempre causam um certo envolvimento do grupo todo pois tentam medir corretamente, e quando algo não acontece como eles esperavam, gera um grande debate.

Roteiro: Documento Word Puxando o carrinho - Parte II.doc

Nome:

Alberto e Lucas

Turma:

1°B e 1°D

Atividade:
Plano de Aula:

Plano de aula 9

 

Experimento: Flutua ou afunda? (2)

 

Objetivo:Compreender o que leva um corpo a flutuar fazendo-os compreender o conceito densidade (relação entre massa e volume).

 

Método: Aplicação da relação d=m/V, onde d é a densidade, m a massa e v volume.

 

Duração da aula: 50 minutos

 

Divisão da turma: 5 grupos com 6 integrantes.

 

Dinâmica da aula: No início da aula reforçaremos conceitualmente porque os materiais flutuam ou bóiam. A partir dos materiais, já sabendo quais afundam ou não, estudaremos porque os materiais flutuam na água (ou não) calculando a densidade de cada material. Ainda usando a idéia do “reforço positivo”, que foi um sucesso, coordenaremos uma gincana dando ao grupo vencedor chocolate. O critério para a “vitória” de um grupo será a resolução do roteiro com maior concordância entre os resultados teóricos e experimentais. (5 minutos).

 

Resolução do roteiro (35 minutos)

 

Avaliação: Resolução do roteiro e participação nas discussões.

Roteiro: Documento Word roteiro 7.doc

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3º ANO

Atividade:

(CONTINUAÇÃO) FORÇA DE LORENTZ E MOTORES ELÉTRICO E HOMOPOLAR

Plano de Aula:

Objetivos:

Esta aula é uma continuação da aula anterior. Considerou-se adequado dividir o trabalho dos alunos em dois dias, pois seria muito corrido e de pouca aproveitação por parte deles, realizar todo o experimento numa única aula. Assim, o objetivo é dar sequência ao trabalho de os alunos adquirem uma noção sobre como aparece e como atua a Força de Lorentz, e como ela pode ser útil na construção de motores.

Não há roteiro novo, o roteiro anterior foi entregue novamente para os alunos continuarem a trabalhar.

Pré-requisitos:

- Participação na aula de laboratório anterior.

- Nova leitura do roteiro do experimento, entregue logo no início da feitura do experimento;

- Disposição para o trabalho coletivo, uma vez que o material do experimento deverá ser manipulado simultaneamente por mais de um aluno;

- Noções básicas sobre a estrutura de imãs, sobre linhas de campo magnético, e sobre a existência de polos magnéticos; noções básicas sobre Força de Lorentz, 

- Noções básicas sobre correntes elétricas e sobre força eletromotriz de pilhas;

- Habilidade manual básica para manipular os materiais utilizados e para confeccionar alguns desenhos esquemáticos;

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: lembrar rapidamente aos alunos sobre a natureza do experimento e seus objetivos, já iniciado na aula anterior, explicando que os alunos deverão retomar os grupos, ler o roteiro do experimento e retomá-lo, realizando passo a passo as orientações do mesmo e terminando de responde as questões propostas.

2) Organização dos alunos: condução dos alunos até o laboratório de ciências. Separação dos alunos nos mesmos 6 grupos, já que dispomos de 6 kits do experimento. Devolução do roteiro utilizado na aula anterior.

3) Comanda (enunciado) da atividade: reafirmação de reforço sobre a natureza do experimento e de seus objetivos, bem como leitura coletiva do início do roteiro do experimento, para que alunos se atentem para a existência de cada mateiral pertencente ao kit, e para que, eventualmente, sejam levantadas dúvidas iniciais dos alunos provindas do trabalho na aula anterior.

4) Possíveis dificuldades: dificuldade em manter os motores em funcionamento, devido à instabilidade e à sensibilidade do aparato experimental, que depende fortemente de todas as condições (distância e posição do imã, orientação dos fios, intensidade de força eletromotriz da pilha) estarem bem ajustadas; dificuldade de compreensão das relações entre corrente elétrica, campo magnético e força de Lorentz, dadas pela relação F = q . (E + v x B), particularmente ao que se refere ao produto vetorial v x B, que impõe ao aluno a necessidade de uma visão espacial mais elaborada, capaz de fazê-lo enxergar as diferentes direções que possuem a corrente elétrica, o campo magnético, e a força gerada pelo campo magnético nas cargas em movimento.

5) Respostas esperadas: que os alunos consigam montar os motores e fazer com que eles funcionem; que consigam perceber a dependência da intensidade de campo magnético com a distância ao imã; que compreendam que a inversão de sentido do campo magnético implica numa inversão na direção da força magnética nas cargas elétricas; que consigam representar os vetores corrente, campo magnético e força, tanto para o motor elétrico quanto para o motor homopolar.

6) Fechamento e síntese: ao final do experimento, além de responderem às questões do Roteiro, os alunos devem apresentar para a equipe e para os demais alunos os seus resultados e as respostas que obtiveram, para que eventuais diferenças entre respostas possam fomentar uma discussão que envolva todos os alunos presentes.

7) Avaliação: as próprias respostas às questões colocadas no roteiro do experimento serão utilizadas como meio de avaliação da compreensão dos alunos a respeito dos fenômenos envolvidos; o desempenho e o envolvimento dos alunos, durante a execução do experimento, será observado e avaliado pela equipe de professores; a capacidade de apresentar questões e respostas envolvidas com sitauções e problemas que ocorrerem durante o experimento.

Roteiro:

Nome:

Ione Messias

Turma:

 

3° Ano

Atividade:

FORÇA DE LORENTZ E MOTORES ELÉTRICO E HOMOPOLAR - PARTE 2

Plano de Aula:

Objetivo: Dando continuidade ao Roteiro da Aula de nº 6, relembramos os principais conceitos trabalhados em laboratório. A principal idéia é que os alunos entendam a inversão dos motores e a relação que o campo magnético traz neste experimento.

Do roteiro, alguns alunos que não terminaram as questões propostas na aula anterior poderão fazê-la nesta, visto que agora poderão concretizar o funcionamento ideal do experimento.

Possíveis dificuldades:

-No bom funcionamento do experimento, visto que as pilhas podem ter cargas reduzidas, o que dificultará a execução do trabalho.

-Orientação do trabalho bimestral dos grupos. Na aula 6 os alunos tiveram algumas dúvidas na montagem do motor homopolar.

Resultados: Espera-se que o aluno compreenda a diferença do funcionamento entre os motores apresentados, suas respectivas rotações e a dependência do campo magnético e do imã no funcionamento do experimento.

Também espera-se sanar todas as dúvidas sobre a execução do trabalho bimestral proposto pela professora da sala.

Método de Avaliação: Os alunos serão avaliados pelas respostas do roteiro proposto.

Roteiro: