Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Ferrão Carteiro

Turma:

2º e 3º colegiais

Relato:

Com o 3º colegial tivemos algumas boas surpresas. Pedimos para que os alunos desenhassem o campo magnético mostrado por uma bússola e com isso eles puderam observar que o campo magnético da Terra apontava para o norte. Após isso pedimos que ligassem um circuito elétrico e colocassem a bússola em diversas posições ao redor do fio do circuito e com isto eles perceberam que a bússola apontava sempre tangente ao fio, e ao circundar o fim, perceberam que o campo magnético gerado pela corrente elétrica é radial ao fio. Questionados o porquê disto, uma aluna disse ter a ver com "A LEI DA MÃO DIREITA", e com isto, ficamos muito contentes em saber que haviam absorvidos algum conhecimento.

Como curiosidade, jogamos um pouco de limalha de ferro em cima de um papel e colocamos um imã embaixo, para que pudessem visualizar o campo magnético deste imã. Apesar de termos pedido para não colocarem o imã em contato direto com a limalha, eles fizeram justamente isso, e apesar da dificuldade que tivemos para limpar o imã, o exercício foi ótimo, pois as limlnhas saíam de um imã e iam para o outro demonstrando de uma maneira bem interessante as linhas de campo.

 

Com o 2º colegial tivemos uma desagradável surpresa. Apesar de nossos avisos sobre os cuidados ao mexer com o fogo e ser esta a 2ª vez que aplicávamos uma atividade inflamável, um aluno encostou um objeto quente no braço de um aluno, este por sua vez berrou e bateu com a mão na lamparina acesa. Nenhum acidente ocorreu, mas a professora Guará reprendeu-os severamente e expulsou 1/4 da sala (os alunos pertencentes a este grupo).

No mais, os alunos puderam verificar a transformação de energia térmica em energia mecânica ao perceberem que os objetos de vidro giravam ao liberarem vapor d'água.

Anexos: Documento Word Máquina Térmica e Campo Magnético de uma Corrente Elétrica.doc

Nome:

Welton; Alex; e Clistines

Turma:

Primeiro C

Relato:

Chegamos à Escola por volta das 20h50min e o Funcionário Paulo informou jque a Professora Guaraciaba não compareceu e os alunos foram liberados.

Anexos:

Nome:

wellgton Ferreira, Thiago Garcia, Thiago Jesus

Turma:

Ensino Médio - 2° Ano c- EJA

Relato:

Ao chegarmos na escola o Funcionário Paulo nos informou que a Professora Guaraci não havia comparecido a escola e os alunos foram liberados.

Anexos:

Nome:

Mário Oliveira, Renato Oliveira, Ricardo Pires

Turma:

2º Ano Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Relato:

A experiência apresentada foi sobre conservação de energia. Utilizamos o aparato com  dois trilhos com percursos verticais diferentes (conforme plano de aula anexo). O experimento foi dividido em duas partes, que será ministrado em duas aulas:  a primeira parte destina-se a observar e analisar as energias de cada caminho separadamente, na segunda parte, serão comparadas as energias dos dois caminhos em pontos equivalentes do circuito.

Chegamos com antecedência para conversar com a Prof. Guará. Fizemos um breve checklist dos materiais e também obtivemos um breve perfil dos alunos. Até o final do semestre, vamos atuar com a turma de 2. Ano de EJA. Esta foi a primeira vez que atuamos com esta turma, no início do ano o trabalho foi realizado com alunos do terceiro ano.

Esta é uma sala muito heterogênea, com alunos jovens e outros bem mais velhos, talvez beirando a terceira idade. Iniciamos a aula nos apresentando novamente, e apresentando o experimento do dia. A sala foi dividida em três grupos grandes, de cerca de 15 alunos cada. Foram feitos desenhos esquemáticos na lousa, para todos acompanharem as explicações iniciais. Também apresentamos as equações de cálculo de energias Cinética e Potencial.

Feito isto, os alunos iniciaram as atividades, e nós ficamos circulando entre os grupos, de forma alternada, conforme percebíamos dúvidas, ou éramos requisitados.

Esta atividade gerou muitas dúvidas entre os alunos. Os conceitos de energia potencial, cinética e total era muito confuso para a maioria deles. A professora havia ministrado este assunto na semana anterior, mas os alunos não conseguiram absorver os conceitos, talvez por ser um assunto pouco presente em seu cotidiano.

Havia uma "insistência", de alguns alunos, em associar energia potencial com a "potência" que a bolinha adquiria ao descer a rampa mais acentuada, isto é, associaram o aumento da velocidade com a potência da bolinha (talvez por associarem altas velocidades a motores potentes); e com isso, por uma questão mais semântica e gramatical que física, estava feita a confusão.

Após repetidas explicações, e comparações entre os conceitos, demonstrando por meio das fórmulas, e tentando até resgatar a etimologia das palavras, parece que entenderam.

Devido a todas estas dificuldades, levaram algum tempo até associar o aumento de energia cinética à redução de energia potencial. E também, não aceitaram facilmente que as bolinhas deveriam chegar ao mesmo tempo ao final do percurso.

No geral, consideramos a turma muito boa, bastante crítica. O trabalho foi desenvolvido com alto nível de participação. Não percebemos brincadeiras que prejudicassem o andamento da aula.

Anexos: Documento Word Conservação de Energia Mecânica - Parte 1.doc

Nome:

Daniela Benites e Marcos Bonaldi

Turma:

3o EJA

Relato:

Esta aula foi o primeiro contato dos estudantes com os elementos básicos de um circuito.

Foi feita uma breve apresentação dos conceitos de carga elétrica, corrente, tensão e resistência. Os alunos discutiram um pouco acerca dos conceitos que já tinham aprendido com a professora Guará e em seguida passaram a executar as atividades do roteiro.

Ao montarem o circuito em série, não houve muita dificuldade. Os alunos conseguiram              montá-lo, observar o fenômeno e responder as questões sem maiores problemas.

No entanto, ao montar o circuito em paralelo começaram a surgir as primeiras duvidas:  os alunos não conseguiam conectar os fios corretamente e precisaram de ajuda neste momento.

Como utilizamos duas pilhas de 1,5V em série para montagem do circuito, algumas lâmpadas queimaram, no entanto nenhum dos alunos chegou a perceber o motivo pelo qual as lâmpadas queimaram.

Apesar deste problema inicial da montagem do circuito em paralelo, ao término da atividade todos os alunos haviam conseguido, não só montar o circuito, como também representá-lo esquematicamente e resolver as questões do roteiro.

Ao término da aula os alunos discutiram conosco a respeito das ligações das lâmpadas residências, estabelecendo uma relação com o que haviam aprendido com o experimento.

Anexos: