Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Turma:

3º E  e 3º F

Relato:

Para esta semana, o professor Vitor havia nos pedido para que preparássemos uma atividade nos moldes de uma feira de ciências, em que teríamos uma espécie de estande para demonstrar qualquer material relacionado à Física. 

Preparamos um material demonstrativo de óptica, com lentes, espelhos, microscópio, câmara escura etc. para deixar que os alunos manuseassem, e também dois pôsteres com imagens explicativas dos fenômenos, nos quais poderíamos nos basear para tratar dos assuntos relacionados. Questionários também foram produzidos para o aproveitamento da atividade e avaliação dos alunos. 

Parte dos integrantes chegou às 19h10 e foi surpreendida pela atitude do professor Vitor, pois este havia liberado as duas turmas que seriam avaliadas e fomos informados de que não aplicaríamos mais a atividade preparada. Junto à surpresa ainda foi solicitado que adaptássemos a atividade demonstrativa para uma aula e que essa aula fosse realizada durante a semana da pátria. 

O restante do grupo foi avisado para não comparecer à escola naquele dia. 

Anexos:

Nome:

Agnaldo Aun

Vitor Sabio Schirichian

Turma:

Séries mistas (feira de ciências)

Relato:

O plano de aula levava em consideração três etapas a partir da utilização de um imã:

  1. Apresentar evidências de que deve haver um campo magnético terrestre (devido ao fato do imã apontar em uma única direção quando preso verticalmente por uma linha);
  2. Discutir a repulsão entre dois pólos iguais de imãs diferentes (com a idéia de de mostrar forças repulsivas);
  3. Apresentar as linhas de campo magnético de um imã a partir da utilização de limalha de ferro ao redor dele (com o objetivo de explicar as linhas de campo magnético terrestre). Uma imagem da Terra com as linhas de campo magnético foi também apresentada;

Assim como diversas outras aulas, o planejamento acima foi revisado tendo em vista o contexto da aula. Por tratar-se de uma semana diferenciada na escola (com várias atividades diferenciadas, desde a apresentação de filmes a atividades esportivas), a aula não seria ministrada em uma turma única, mas sim para um misto de alunos do Ensino Médio. Foram duas aulas iguais: a primeira para uma turma pequena (com aproximadamente 30 alunos); a segunda para uma turma muito grande (com mais de 50 alunos). Portanto, tivemos de alterar nosso planejamento inicial, pois seria impossível uma discussão dos três tópicos com turmas tão grandes, e apresentamos apenas a etapa 3.

Como estávamos em duas duplas, enquanto uma dupla apresentava o experimento sobre o princípio de combustão para toda a turma, nós passávamos de mesa em mesa para fazer a nossa demonstração com os imãs.

Ao longo das mesas, fomos surpeendidos com alunos que já haviam visto a representação dos imãs com limalha de ferro em cursos técnicos, e que conseguiram rapidamente correlacionar o nosso experimento com o campo magnético terrestre;

Um ponto positivo desta aula foi algo já observado no semestre anterior: a abordagem em grupos pequenos de alunos é mais proveitosa do que a abordagem a uma sala como um todo. Abordando grupos pequenos é possível prender mais a atenção e também se aproximar deles, criando relações de amizade. Ao término foi possível conversar com alguns alunos que tinham a intenção em prestar vestibular na área de Engenharia Elétrica e desta forma conseguimos nos aproximar deles e também de orientá-los. Essa aproximação somente foi possível graças à abordagem em grupos pequenos de alunos.

Entretanto, pode-se afirmar que o resultado da aula não foi satisfatório, pois a aula “executada” não contemplou todos os pontos da aula “planejada”. Quando estivermos como professores, teremos de fazer com o planejamento seja efetivamente executado.

Anexos:

Nome:
Marcio Koji Umezawa e Rivaldo Xavier Jr.
Turma:
Diversas
Relato:
Nesta semana ocorreu uma semana de eventos de Física na escola, e assim preparamos uma série de demonstrações sobre óptica, apresentando para diversas turmas em sequência. Conforme combinado na visita anterior nossas atividades começariam às 19h, indo até as 23h, ao invés do nosso horário normal de estágio às 21h30. Devido a compromissos diversos apenas uma parte dos grupos chegaria no horário da primeira aula, enquanto que os demais viriam às 21h, promovendo assim um revezamento.

Entretanto não conseguimos chegar à escola pontualmente, atrasando cerca de dez ou quinze minutos. Após uma busca pelo professor Vitor, descobrimos que ele havia cancelado o evento, para todas as turmas, devido ao nosso atraso. Notamos notar que vários alunos apareciam após nossa chegada e eram informados de que não haveria evento. O próprio diretor ao saber que o evento estava cancelado demonstrou uma certa consternação com o ocorrido.
Convém observar que o grupo que estagia às 19h somente compareceu alguns minutos após nossa chegada.

Após uma conversa com o professor, em que ele argumentava que o evento seria uma espécie de "gincana" e que deveríamos estar presentes antes das 19h, e sua aplicação teria de ser feita sequencialmente da maneira planejada pelo professor. Ficamos sem compreender totalmente o porquê de tal atitude de cancelar o evento para todas as turmas, mas acabamos por combinar, junto com o grupo das 19h, que apresentaríamos as atividades planejadas na próxima terça-feira, 2/09, sendo que desta vez cada grupo apresentará em seu respectivo horário de estágio, o que para nosso caso implica na apresentação apenas para os nossas duas turmas do terceiro ano.

Por fim, nos encarregamos de avisar os membros dos grupos que viriam mais tarde de que a atividade foi cancelada, não deixando de sentir que, após mais uma uma visita frustrada, em que muito esforço foi feito especialmente em relação a essa visita, de que nosso trabalho lá não recebe o devido valor, sendo que essa visita parecia visar apenas o entretenimento dos alunos, sem que isso agregasse algum conhecimento a eles.
Anexos:

Nome:

Camila Rufino e Ana Sobral

Turma:

3ºB

Relato:

Ligamos com antecedência para confirmar nossa ida à escola e ao falarmos com a pessoa responsável fomos informadas que não poderiamos aplicar a atividade na feira de ciências. Haveria um evento, o "agita galera", neste dia.

Anexos:

Nome:

Jeferson e João Davi

Turma:

2º F

Relato:

Na semana que seria reservada para atividades extras estivemos na escola, conforme combinado com o professor Vitor, para acompanhamento de uma atividade que seria aplicada por outro grupo, porém essa atividade não ocorreu.

Anexos:

Nome:

Valdir e Flávio

Turma:

Apresentado para várias turmas na mesma sala 

Relato:

Foguete a Álcool


No dia 26/08/2013, apresentamos o experimento foguete a álcool (3ª lei de Newton), nesta semana estava havendo atividades extracurriculares, Olimpíadas e diversas oficinas na escola.

O experimento foi apresentando como mais uma oficina e por este motivo a sala esta muito cheia com alunos de vários anos do ensino médio, mas como nosso experimento exigia apenas observação dos alunos e respondessem o questionário, não tivemos problemas.

O resultado foi muito além do esperado, todos os alunos gostaram do que viram e leram o roteiro com muito interesse de reproduzir o experimento, por ser um experimento rápido o professor chamava outras turmas para apresentarmos novamente o experimento e o resultado foi o mesmo, os alunos ficaram empolgados e muito interessados em reproduzir o experimento, devido a simplicidade, em todas as vezes que apresentamos o experimento, reforçávamos o aviso que deveria utilizar pouco álcool e não deixar nada frente do objeto utilizado como foguete que no nosso caso foi uma garrafa Pet 300 ml.

O outro grupo, apresentou o experimento sobre campo magnético utilizando imãs e limalha de ferro, logo após nós de nós apresentarmos o experimento foguete a álcool, eles separam a sala em alguns grupos e foram em cada um deles explicar os procedimentos do experimento, e apesar de todo esforço o grupo foi um pouco prejudicado pela devido ao numero excessivo de alunos, nenhum dos dois grupos esperava aquela quantidade.

Anexos:

Nome:

FLAVIO ALBERTO / MARCOS PALLU

Turma:

1°G

Relato:

Comparecemos a Escola e conversamos com o professor Vitor. Não encontramos o material do experimento de máquinas térmicas. Ele consultou sua agenda e agendou o experimento para o dia 22/10.

Anexos: