Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

Turma:
Atividade:

Descobrindo as Lentes

Plano de Aula:

Atividade: Descobrindo as Lentes.

Objetivo: Identificar que há diferença entre as lentes e quais são essas diferenças. Aplicar esses conceitos para a correção dos defeitos da visão.

Pré - Requisito:

Conhecimentos qualitativos de óptica geométrica.

Leitura de enunciados e procedimentos.

Problematização:

Os alunos receberão duas lentes, uma convergente e a outra divergente e farão algumas observações que são propostas no roteiro, a partir dessas observações será possível perceber as diferenças entre as lentes. E no final, eles poderão determinar qual lente corrige os defeitos da visão (miopia e hipermetropia) que aparecem nas figuras.

Atividade:

Solicitaremos a formação de grupos e distribuiremos os roteiros e materiais.

Faremos uma breve apresentação nossa e uma pequena discussão para a introdução ao assunto. Perguntaremos se eles já tiveram aulas de óptica, quais assuntos foram abordados e se eles acham que isso está presente no cotidiano deles, com essa experiência pretendemos mostrar que sim.

Pediremos aos alunos que analisem o roteiro e que façam as observações solicitadas.

Acompanharemos a atividade circulando entre os alunos e auxiliando-os nas medidas

Após a montagem da atividade e das medidas solicitaremos que os alunos respondam as perguntas do roteiro e vamos circulando para auxiliá-los nessa tarefa.

Possíveis dificuldades:

Mesmo sabendo que o conteúdo de óptica já foi ministrado pela professora, prevemos que os alunos possam ter dificuldade com os desenhos das imagens produzidas pelas lentes.

Roteiro: Documento Word Roteiro 1.doc

Nome:

Fábio G. Galindo;

Paulo;

Thiago A. Vieira

Turma:

2ºD - EJA - noturno

Atividade:

Propriedades do calor

Plano de Aula:

Objetivo

Para este experimento propomos que os alunos evidenciem a propagação do calor, através da condução, convecção e irradiação.

Para isso utilizaremos duas aulas, principalmente por se tratar do primeiro experimento realizado com esta turma, assim teremos tempo suficiente para a execução das atividades, tendo em vista que foi planejado um experimento para cada forma de propagação e prevendo talvez a necessidade de uma abordagem teórica a cerca do fenômeno e posterior dialogo com os alunos sobre o que foi observado, a fim de incitarmos a reflexão e o pensamento crítico por parte dos alunos e suas possíveis implicações tecnológicas e cotidianas, afim de levar para a realidade deles os fenômenos expostos através dos experimentos, que foram planejados com intuito de uma abordagem prioritariamente qualitativa, no intuito de se explorar e desenvolver a capacidade de observação e investigação dos alunos.

Para o experimento sobre condução propomos a observação do derretimento progressivo de cera de vela que estará fixada em diferentes pontos de uma bandeja metálica, aquecendo-a com uma lamparina a partir do centro, poderemos observar os pingos de vela fixados radialmente serem derretidos, de forma a ser aquecido e derretido primeiro os pontos mais próximos do centro e com o passar do tempo os pontos mais distantes,exemplificando assim a transmissão do calor de forma gradual ao longo da bandeja e uniforme, uma vez que será possível demonstrar um aquecimento que se propagará também de forma radial para fora, ou seja, em todas as direções.

Para o experimento sobre convecção vamos desenhar um espiral em uma folha de papel e depois recortá-la formando uma espécie de "cobra" enrolada de papel, amarraremos no inicio do espiral (meio) uma linha e suspender este, a outra ponta da linha vamos fixar em um suporte a fim de deixar este espiral de papel suspenso. Abaixo do espiral numa distancia segura colocaremos a lamparina acesa e com sua queima veremos o espiral girar devido à convecção do ar, tendo em vista que o ar quente devido sua expansão irá subir passando pelo espiral e promovendo neste um movimento de rotação.

E por fim para a observação da irradiação do calor proporemos que os alunos acendam uma vela e aproximem suas mãos para perceber a propagação do calor através do ar, sendo este um exemplo de condução combinado com a irradiação do calor.

Pré requisitos

Conhecimento prévio acerca do fenômeno demonstrado e habilidade em organização em grupo, pois não será realizado o experimento de forma individual e sim coletiva. Habilidade no manuseio de tesouras para a confecção do espiral.

Organização dos alunos

Vamos propor que façam grupos de quatro a cinco pessoas, vamos iniciar com algumas questões propondo um diálogo a fim de averiguar o quanto o assunto esta aprofundado para os alunos, construir alguns conceitos básicos caso seja necessário e iniciar a experiência. A ideia é que aconteça esse dialogo antes de cada um dos três experimentos.

Comanda da atividade

Bandejas metálicas; lamparinas; linha; folhas de papel; tesouras; suportes e velas.

Possíveis dificuldades

Manuseio da lamparina, sendo esta manuseada anteriormente por nós estagiários a fim de demonstração, cuidados com manuseio de tesoura e vela acesa.

Respostas esperadas

Esperamos concluir junto com os alunos o porque que as gotas de vela vão derretendo gradualmente ao passar do tempo, esperamos que eles possam observar isso sozinhos e narrar tal acontecimento, pois desenvolver habilidade em comunicação narrando aquilo que se observou achamos fundamental na construção e memorização das informações. Esperamos também que possam opinar a cerca do porque o espiral começa a girar, pretendemos levantar questões do porque após aquecido o ar começa a se deslocar para cima e dialogar também com grandezas como volume e densidade.

Esperamos que de alguma forma consigam refletir em voz alta a cerca do fenômeno da irradiação, questionaremos a respeito do aquecimento da terra devido ao sol mesmo existindo vácuo entre nós e qual a relação entre luz e calor a fim de desenvolvermos conceitos como energia.

Esperamos que cada grupo possa reconhecer situações cotidianas onde tal fenômeno ocorre e como poderíamos intervir nisso a fim de obtermos algum tipo de benefício.

Roteiro:

Nome:

Pamela Souto

Thiago de Castro

Monalisa Rodrigues

Turma:

2º ano

Atividade:

Por onde anda a Luz

Plano de Aula:

Objetivo:

O objetivo desta aula é que os alunos descubram e/ou provem que a luz segue em linha reta.

 

Aula:

A aula terá uma experiência que para mostrar que a luz segue em linha reta, tera basicamente uma etapa com a lanterna e outra com o laser, como segue no roteiro.

 

Possíves dificuldades:

Desenhar o que é pedido no roteiro.

 

Avaliação:

A avaliação será feita pela participação dos alunos e pelas respostas dos roteiros

 

Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro aula 6 Pamela, Thiago e Monalisa.docx

Nome:

Gilberto Cavalcante 

Henrique Gallo

Turma:

2º ANO DO EJA (2º D) - aula 19:00

Atividade:

Exibição de vídeo e discussão

Plano de Aula:

Justificativa: no último semestre sentimos que as aulas práticas não estavam fazendo sentido para os alunos, isso devido a diversos fatores, conforme comentamos ao longo dos relatos postados aqui no Moodle. E vista disso achamos que um caminho possível seria a inserção de uma Física de divulgação, que apesar de tratar os assuntos de maneira relativamente superficial, é ao mesmo tempo, mais abrangente.

Pré-requisitos para o aluno:

- nenhum

Objetivos:

Exibir uma introdução sobre a evolução da Ciência através da apresentação de vídeos curtos: Poeira das Estrelas e Cosmos.

Dinâmica da aula:

1 – Exibição dos vídeos

2 – Distribuição dos roteiros com perguntas relacionadas aos filmes.

3 – Discussão dos filmes e roteiros

Roteiro: