Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Victor/Marcelo

Turma:
Atividade:

Que Som é Esse?

Plano de Aula:

Plano de Aula – Que som é esse? (2º ano B)

 

Objetivo: O objetivo desta aula é fazer com que os alunos se familiarizem com os conceitos físicos relacionados a ondas sonoras. 

 

Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.


- Introdução ao tema da aula: A aula será iniciada com uma discussão sobre as características das ondas sonoras, bem como suas formas de propagação, de maneira a fornecer uma base para o entendimento do experimento que será feito.

 

 - Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.

 

- Apresentação da Atividade: Haverá apresentação dos materiais utilizados para o experimento, e as instruções serão dadas juntamente com a folha contendo o roteiro do experimento.

 

- Análise dos resultados experimentais: Após a realização de cada etapa do experimento, os alunos deverão descrever suas observações e responder às questões do roteiro. Em alguns itens finais, os alunos também irão desenhar os procedimentos a serem realizados.

 

Avaliação:  A partir das respostas, haverá análise do grau de compreensão dos alunos sobre o tema.

 

Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de Aula - ONDAS.docx

Nome:

Victor/Marcelo

Turma:

3º A

Atividade:

Motor Elétrico

Plano de Aula:

Plano de Aula – O que move o motor elétrico? A força de Lorentz (3º ano A)

 

Objetivo: A aula tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam o funcionamento de um motor elétrico, assim como as características e funções das forças que envolvem a atividade deste equipamento.

 

Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.


- Introdução ao tema da aula: No início da aula haverá uma introdução sobre o assunto que incluirá o uso e a descrição dos componentes dos motores elétricos. Também será feita uma breve explicação sobre a força de Lorentz.

 

 - Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.

 

- Apresentação da Atividade: O experimento será apresentado juntamente com os materiais para seu funcionamento. Em seguida, será fornecido o roteiro, e as instruções para cada etapa serão dadas de acordo com o término das etapas anteriores.

 

- Análise dos resultados experimentais: Ao final de cada passo, os alunos deverão analisar e anotar suas observações, e após o término do experimento, responderão às questões do roteiro.

 

Avaliação: Será analisado se os alunos obtiveram domínio sobre os conceitos físicos que envolvem o funcionamento de um motor elétrico; também será avaliado se eles sabem quais são e qual o papel de cada componente do motor. As análises serão feitas a partir da maneira com que os alunos responderam às questões.

 

Roteiro: Documento Word motor_eletrico.doc