Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Carteiro

Thiago Augusto

Turma:

Segundo e terceiro ano do ensino médio.

Relato:

3o Ano

Neste nosso primeiro encontro do segundo semestre os alunos se mostraram mais atentos e receptivos à atividade. Já na entrada da sala, enquanto aguardávamos a professora Guara e o final da aula anterior, os alunos se aproximaram e fizeram perguntas do tipo: “Como serão nossos encontros neste semestre?”; “Qual atividade faremos hoje?”

Junto com a professora Guara, organizamos a turma em grupos e distribuímos os materiais e roteiros para a realização do experimento. Em seguida explicamos o experimento a ser realizado e informamos a eles sobre a atividade final a ser realizada no final do ano. Ao final das explicações conversamos com a professora Guara a respeito do ponto da matéria em que ela estava e concluímos que nosso experimento estava adequado ao momento do programa. Embora ainda possamos perceber alguns problemas quanto à disciplina, a organização, concentração e atenção dos alunos em relação à nossa presença e ao experimento aplicado melhorou significativamente.

Os alunos apresentaram dúvidas pertinentes ao experimento como orientação norte/sul, relação entre as posições dos ímãs dos grupos e como traçar as linhas de campo.

Logo no início do experimento um aluno, o Bruno, girou a mesa em que estava suspenso o ímã e verificou que este não mudava sua orientação. Foi aplaudido pela sala devido à conclusão e assim tornou-se mais fácil e intuitivo relacionar a atividade à bússola e aos polos magnéticos terrestre.

Informamos à professora Guara as datas dos nossos próximos encontros e perguntamos quais as matérias estariam sendo ministradas. Isso a fim de planejarmos os experimentos referentes aos nossos próximos dois encontros, levando em consideração a semana da Pátria, na qual não haverá aulas na USP.

Todos conseguiram chegar ao final do roteiro e as partes com dúvidas mais significativas foram as de representação do campo magnético dos ímãs e da relação entre o campo magnético e gravitacional terrestre.

Todo o material foi recolhido, assim como um roteiro por grupo. Orientamos os alunos a guardarem os roteiros que ficaram com eles para uma referencia auxiliar na atividade final.

  

2o Ano

Os alunos do segundo ano também se mostraram mais receptivos à nossa presença. No segundo ano realizamos o experimento de contração térmica devido à variação de temperatura em latinhas de alumínio. Inicialmente ficamos apreensivos quanto à utilização das lamparinas no aquecimento das latinhas, mas não tivemos problemas com isso. A professora Guara está iniciando o tema “Máquinas Térmicas”, mas disse que esse experimento era apropriado a esse momento e que podemos aplicar um experimento sobre máquinas térmicas na nossa próxima aplicação.

Distribuímos o material para a realização do experimento e explicamos os procedimentos a serem realizados. Apareceram dúvidas quanto à fixação das latinhas às varetas para o aquecimento, mas conseguimos sanar facilmente esse percalço.

Informamos também a eles sobre a atividade final. Não houve tanto interesse quanto no terceiro ano, mas também ficaram instigados com a novidade.

Não tivemos sucesso neste experimento! Apesar do experimento ser realizado conforme o roteiro por todos os grupos, apenas um conseguiu uma pequena contração perceptível da lata de alumínio. Fizemos também um arranjo como demonstração, mas só conseguimos um pequeno estalido da lata que foi ouvido por todos e explicado por nós como uma evidência da pequena modificação na geometria da lata. Citamos a contração ocorrida em copos de vidro com líquido quente em seu interior e submetidos a uma brusca variação térmica, o que causa uma rachadura no copo de vidro.

Como no terceiro ano, recolhemos todo o material, um roteiro por grupo e orientamos a guardarem os outros roteiros visando a apresentação final.

 

Conclusão Geral

Os alunos das duas turmas se mostraram mais atentos e receptivos às atividades propostas. Embora o nosso objetivo não tenha sido plenamente alcançado na sala do segundo ano, conseguimos transmitir as ideias planejadas e exemplificar o conceito de contração/dilatação térmica aplicado anteriormente pela professora Guara.

A professora sugeriu que façamos em nosso penúltimo encontro uma orientação aos alunos a respeito da escolha e apresentação do projeto final. Disse também que será bastante interessante, educativo e divertido expormos a toda escola essa última atividade como uma feira de ciências realizada pelas duas turmas.

Anexos: Documento do Word 2007 Relatório de Estágio – 12-08.docx

Nome:

Marcos Bonaldi, Daniela Benites

Turma:

3º EJA - Noturno

Relato:

Fomos bem recepcionados pela professora Guará, cheguei um pouco atrasado e a encontrei com os colegas no 2º ano. A sala estava lotada e fiquei do lado de fora. Como a turma na qual eu e a Dani vamos aplicar os experimentos é o terceiro ano, não houve maiores problemas.

Terminada a aula no 2º ano, ela pediu para tirarmos uma dúvida de um aluno desse ano sobre a conversão de energia numa hidrelétrica enquanto ela ia ao terceiro a iniciava a aula. Chegando lá, ela apresentou brevemente o conteúdo que estava sendo lecionado (1ª Lei de Ohm). Dei um oi para a turma, que eu já conhecia em sua maioria, pois era o 2º ano do semestre passado (no Adolfo nossas turmas são de EJA), dissemos que voltaríamos em 15 dias com um experimento.

Reconhecimento feito, fomos embora.

Anexos:

Nome:

Welton; Alex; e Clistines

Turma:

Primeiro C

Relato:

A aula começo por volta das 21h30min e a Professora Guaraciaba apresentou-nos para os alunos e esclareceu qual a missão que irámos desenvolver no decorrer do semestre.

Não hove desenvolvimento de atividades por nossa parte, apenas acompanhamos a Professora.

 

Anexos:

Nome:

Wellgton Ferreira, Thiago Garcia, Thiago Jesus

Turma:

Ensino Médio - 2° Ano C- EJA

Relato:

Essa foi basicamente, uma visita de reconhecimento na escola. Nesta data nós conversamos com a professora sobre o horário de realização do estagio e também sobre o conteúdo que ela abordaria durante o semestre, no momento ela estava ministrando o tema Energia com seus alunos. Neste dia também fomos reapresentados a turma, já que grande parte dos alunos eram alunos com quem trabalhamos no primeiro semestre quando eles estavam estudando o conteúdo do primeiro ano do ensino regular. Fomos informados pela professora que o o nosso horário de estágio seria o mesmo do primeiro semestre. Não houve portanto atividades realizadas pelo grupo e apenas acompanhamos a professora em uma de suas aulas.

 

 

Anexos:

Nome:

Wellgton Ferreira, Thiago Garcia, Thiago Jesus

Turma:

Ensino Médio - 2° Ano C- EJA

Relato:

Essa foi basicamente, uma visita de reconhecimento na escola. Nesta data nós conversamos com a professora sobre o horário de realização do estagio e também sobre o conteúdo que ela abordaria durante o semestre, no momento ela estava ministrando o tema Energia com seus alunos. Neste dia também fomos reapresentados a turma, já que grande parte dos alunos eram alunos com quem trabalhamos no primeiro semestre quando eles estavam estudando o conteúdo do primeiro ano do ensino regular. Fomos informados pela professora que o o nosso horário de estágio seria o mesmo do primeiro semestre. Não houve portanto atividades realizadas pelo grupo e apenas acompanhamos a professora em uma de suas aulas.

 

 

Anexos:

Nome:

Renato, Ricardo Pires e Mário Oliveira

Turma:

2ºano Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Relato:

A primeira atividade de Práticas em Ensino de Física, do grupo Mário, Ricardo e Renato foi realizada no dia 13/08, na Escola Estadual Senador Adolfo Gordo.

 

Os estagiários Mário e Ricardo, continuam o trabalho iniciado no primeiro semestre. O Renato, que iniciou os trabalhos na E.E. Prof. Andronico de Mello, passou a fazer parte deste grupo devido a adequações de sua grade horária.

 

O principal objetivo desta primeira atividade foi planejar com a Professora Guará, professora de física do noturno, as atividades que serão realizadas ao longo do segundo semestre de 2013. São turmas de 2º e 3º anos, ambas as turmas de EJA - Educação de Jovens e Adultos, e são cursos semestrais

 

Chegamos por volta das 18h30, e aguardamos por alguns minutos até que a professora chegasse. O outro grupo não compareceu.

 

Iniciamos fazendo uma breve avaliação das atividades do primeiro semestre. O grupo Mário e Ricardo já havia trabalhado com os 3º anos no primeiro semestre. A professora questionou se ficaríamos com os 2º ou 3º anos. No momento não soubemos dizer, pois dependemos do outro grupo para definir os horários. Diante desta dúvida, pressupomos, inicialmente, ficar com a turma do 2º ano. A previsão é que esta turma chegue a 40 alunos. Esta turma está iniciando os estudos de Energia, Energia Cinética e Potencial, Conservação de Energia, e posteriormente abordarão temas de Termodinâmica.

 

Após esta conversa, acompanhamos a professora até a sala de aula, nos apresentamos para os alunos e explicamos as atividades que serão realizadas. A recepção dos alunos foi boa, e se mostraram curiosos.


Em todo o tempo a professora foi atenciosa conosco, demonstrando total apoio às atividades. A única ressalva é que tenhamos o cuidado de realizar experiências que “funcionem”, para evitar a frustração dos alunos, como ocorreu em outra turma. 

Anexos: Documento do Word 2007 EscolaAdolfoGordo-Visita1-Planejamento.docx