Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Bruno Alexandre de C. Serminaro

Turma:

2º A

Relato:

Quando cheguei na escola descobri que estava havendo conselho de classe. Mas aproveitei a chance para conversar com o professor da matéria, Giba, e ver se o meu planejamento iria funcionar em conjunto com a preparação dele para as aulas.

Alteramos um pouco a sequência das intervenções e deixamos combinadas as ações para a semana que vem.

 

Anexos:

Nome:

Marcelo e Victor

Turma:

2B

Relato:

Experimento: Máquina Térmica

    De todos os experimentos, talvez este seja o que mais chamou a atenção dos alunos, sendo que, a montagem do arranjo experimental também foi a que eles interpretaram com mais facilidade o que estava descrito no roteiro.

    Por razões óbvias, ficou muito evidente a transformação da energia termica em energia mecânica, pois o experimento é bem esclerecedor e isso foi constatado na conversa com os alunos.Enquanto conversavamos com eles sobre o experimento, discutimos sobre a Primeira e a Segunda Lei da Termodinâmica. Isso foi uma esttratégia pré estabelecida por nós quando montamos a caixa na oficina da semana anterior. 

    Discutimos também sobre pressão e densidade, pois esses conceitos foram empregados numa etapa anterior ao aquecimento do bulbo  de vidro.

    Ficou estampado no rosto dos alunos o quanto eles ficaram satisfeitos quando viram a hélice girar. Essa foi a nossa deixa para discutirmos a parte teórica com eles. Esse foi o experimento mais proveitoso por parte dos alunos e o mais gratificante por parte de nós estagiários.

Anexos: Imagem (JPEG) (R)Foto_A010.jpg

Nome:

Marcelo e Victor

Turma:

3A

Relato:

O experimento de Faraday

 Não obstante a simplicidade do arranjo experimental os alunos demonstraram bastante dificuldade para montá-lo, pois o roteiro estava muito sintético. Talvez, se tivessemos inserido algumas imagens do arranjo esse problema teria sido evitado e isso prejudicou bastante a execução do experimento porque retirou o protagonismo do aluno, pois tinhamos que fazer quase tudo para eles. 

 Quando uma coisa não começa bem dificilmente terminará bem. Eles ficaram muito incomodados no início pelo fato de não conseguirem montar o arranjo e isso criou uma enorme indisposição no restante da atividade.

 Do ponto de vista pedagógico, essa atividade foi muito proveitosa, pois às vezes, é mais interessante quando as coisas não dão muito certo do que quando ocorre tudo do jeito previsto. É muito bom quando podemos aprender com nossos erros.

Anexos: Imagem (JPEG) Foto_A0103.jpg