Nome:
Turma:
Atividade:
Roteiro:
Plano de Aula:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Ferrão Carteiro e Thiago Augusto Cardoso

Turma:

2º e 3º colegiais

Atividade:

"Dilatação e Contração Térmica" e "O Campo dos Imãs"

Roteiro: Documento Word Dilatação Térmica e O campo dos Imãs.doc
Plano de Aula:

Para o 3º colegial esperamos conseguir aplicar a atividade em que os alunos construam uma "bússola" e consigam perceber que esta tende a se alinhar em uma direção específica. Acreditamos que ao comparar com os resultados dos outros grupos, será mais evidente.

 

Para o 2º colegial esperamos enfim aplicar o experimento de contração térmica que iamos aplicar no semestre passado. Esperamos que os alunos consigam perceberem que a lata se contrairá com o grande choque térmico.


Nome:

Mário Ferrão Carteiro e Thiago Augusto Cardoso

Turma:

2º e 3º colegiais

Atividade:

"Dilatação e Contração Térmica" e "O Campo dos Imãs"

Roteiro:
Plano de Aula:

Para o 3º colegial esperamos conseguir aplicar a atividade em que os alunos construam uma "bússola" e consigam perceber que esta tende a se alinhar em uma direção específica. Acreditamos que ao comparar com os resultados dos outros grupos, será mais evidente.

 

Para o 2º colegial esperamos enfim aplicar o experimento de contração térmica que iamos aplicar no semestre passado. Esperamos que os alunos consigam perceberem que a lata se contrairá com o grande choque térmico.


Nome:

Mário Carteiro

Thiago Augusto

Turma:

2o e 3o Ano

Atividade:

Nas duas classes serão aplicadas atividades experimentais sobre o campo magnético dos ímãs para o terceiro ano e sobre dilatação térmica para o segundo ano. O terceiro ano terá que simular uma bússola com um pequeno pedaço de ímã e, posteriormente, desenhar o campo magnético de um outro ímã com a ajuda do primeiro.

O segundo ano observará a contração de latas de alumínio após o choque térmico em água fria depois de serem aquecidas em lamparinas.

Roteiro: Documento Word Roteiros Dilatação Térmica e O Campo dos Ímãs.doc
Plano de Aula:
"Dilatação e Contração Térmica" e "O Campo dos Imãs"
 

Para o 3º colegial esperamos conseguir aplicar a atividade em que os alunos construam uma "bússola" e consigam perceber que esta tende a se alinhar em uma direção específica. Acreditamos que ao comparar com os resultados dos outros grupos, será mais evidente.

 

Para o 2º colegial esperamos enfim aplicar o experimento de contração térmica que iamos aplicar no semestre passado. Esperamos que os alunos consigam perceberem que a lata se contrairá com o grande choque térmico.


Nome:

Alexander Brilhante Coelho

Welton Valente 

Clístenes Mariano

Turma:

Segundo ano C (EJA)

Atividade:

Conversa com a professora sobre o planejamento e apresentação para a nova turma.

Roteiro:
Plano de Aula:

Como as turmas mudam de um semestre para outro, já que o curso de EJA é semestral, iremos conversar com a professora para conhecer o planejamento e nos apresentar para a nova turma.


Nome:

Thiago Jesus

Thiago Garcia

Wellgton Ferreira

Turma:
Atividade:

Corrida das bolinhas

Roteiro: Documento PDF Circuito_das_Bolinhas.pdf
Plano de Aula:

1 - Objetivos 

Introdução aos conceitos de energia potencial e cinética, suas transformações e conservação.

2 - Organização dos Alunos;

Os alunos serão divididos em grupos de 5 alunos

 Procedimento programado para a aula

 Introdução ao assunto

Apresentaremos conceitualmente como a energia “manifesta-se no cotidiano”. Usaremos o exemplo da montanha russa (usando a imaginação do aluno) para relacionar os dois tipos de energia que vamos trabalhar nessa aula (Potencial e cinética).

Pêndulo

Explicação do experimento - Explicaremos detalhes do experimento e vamos chamar um aluno para “participar” da apresentação. 

Após a realização do experimento, vamos abordar o tema de conservação de energia, assim poderemos falar sobre a dificuldade da “geração” de energia nos dias de hoje.

Circuito das bolinhas

Explicação do experimento – Vamos apresentar o circuito das bolinhas, mas sem demonstrar o experimento vamos distribuir para os grupos junto dos roteiros de aula. 

3 – Possíveis Dificuldades;

Algumas dificuldades que podem aparecer durante a prática experimental são:

  • Fazer as medições que o roteiro pede
  • Visualizar qual bolinha completa primeiro o caminho
  • Compreensão do conteúdo   

 • 4 – Fechamento e Síntese;

Como vamos trabalhar um assunto novo, acreditamos que parte da aula será para esclarecer dúvidas que venham aparecer. Mesmo sendo um tema que está no cotidiano do aluno pode parecer abstrato para eles a ideia de que corpos em movimento têm.

• 5 – Avaliação.

A avaliação será feita a partir das respostas dos roteiros que são entregues para a Professora Guará que usa essas atividades como trabalho. 

 

 

Expectativas

energia e que um simples pêndulo pode representar o funcionamento de uma grande montanha russa.