Nome:
Turma:
Atividade:
Roteiro:
Plano de Aula:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Gilberto Cavalcante 
Henrique Gallo

Turma:

2º ANO DO EJA (2º D) - aula 19:00

Atividade:

Exibição de vídeo e discussão.

Roteiro:
Plano de Aula:

Justificativa: no último semestre sentimos que as aulas práticas não estavam fazendo sentido para os alunos, isso devido a diversos fatores, conforme comentamos ao longo dos relatos postados aqui no Moodle. E vista disso achamos que um caminho possível seria a inserção de uma Física de divulgação, que apesar de tratar os assuntos de maneira relativamente superficial, é ao mesmo tempo, mais abrangente.

Pré-requisitos para o aluno:

- nenhum

Objetivos:

Exibir uma introdução sobre a evolução da Ciência através da apresentação de vídeos curtos: Poeira das Estrelas e Cosmos.

Dinâmica da aula:

1 – Exibição dos vídeos

2 – Distribuição dos roteiros com perguntas relacionadas aos filmes.

3 – Discussão dos filmes e roteiros


Nome:

Ana C Sobral e Monalisa R Nunes

Turma:

Atividade:

Termoscópio de Galileu

Roteiro: Documento Word Experimento Termoscópio de Galileu.doc
Plano de Aula:


Nossa última visita a turma. Como nós mudamos de turma no experimento anteiror vamos repetir nosso primeiro experimento, já que o assunto que a professora está tratando é o mesmo do segundo ano ( termodinâmica).

Plano de Aula

Objetivos: Avaliar qualitativamente o aumento ou a diminuição da temperatura por meio do deslocamento de uma substância termométrica. Sem escala para medição do líquido no bulbo.

Pré - requisitos: Conhecimentos de pressão atmosférica

                          Leitura dos enunciados e procedimentos da experiência

Organização dos alunos: Divididos em grupos de no máximo 4 pessoas para poderem ter contato com o experimento e ter a possibilidade de discussão se houver dúvidas.

Comanda da atividade: Os grupos deverão trabalhar com os seguintes materiais:

*Bulbo

*Groselha

*Alool

*Copo plástico

Possíveis dificuldades: A escrita qualitativa, já que há uma dificuldade em descrever o que se vê e interpretar os fenomenos físicos.

Respostas esperadas: Esperamos que os alunos consigam entender  que o ar expande e empurra o líquido para baixo. Assim como uma discussão consisa dos alunos em relação ao experimento.