Nome:
Escola:
Turma:
Experimento:
Relato:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Jeferson Almeida e João Davi

Escola:

E.E. PROF. JOSÉ LIBERATTI

Turma:

3º G

Experimento:

Devolutiva de Questões e alinhamento com professor

Relato:

Estivemos na escola dia 06/06, fizemos a devolução das questões que foram aplicadas nos dois experimentos corrigidas e alinhamos como o professor Vitor as próximas atividades.

Devido algumas observações que indicaram o entendimento errado de alguns alunos a respeito das experiências realizadas alinhamos com o professor que no dia 20/06 vamos fazer uma revisão dos experimentos, explicando para os alunos o que esperávamos a respeitos das observações dos experimentos: biruta elétrica, corrente de que e eletroscópio.


Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Escola:

E. E. Prof José Liberatti

Turma:

3º E  e 3º F

Experimento:

Biruta Elétrica

Relato:

Fomos avisados da vez anterior que nossa visita do dia 04 não poderia ser realizada pois os alunos estavam em outra atividade, desta forma combinamos de ir exclusivamente nessa situação, na semana seguinte, dia 11/6 (não perdemos presença nas atividades do laboratório de Práticas pois este seria opcional, voltada para as instruções da montagem do pôster).

 

Demos portanto nossa segunda aula dia 11/06. Os erros que havíamos cometido na anterior, referentes à organização, não se repetiram. Desta vez checamos a quantidade de copias das atividades e estavam corretas, percebemos ainda que 80 copias são suficiente para todos os alunos das duas turmas e cada um dos monitores e o professor, sobrando ainda algumas poucas copias para emergências. Também desta vez levamos o kit com os experimentos pessoalmente e pudemos apresentar uma biruta elétrica para cada grupo, percebemos que um grupo para cada monitor é o ideal.

 

Devolvemos as atividades corrigidas juntamente com um gabarito impresso e a folha da atividade da Biruta Elétrica. O professor Vitor pediu que recolhêssemos as atividades com nota para que ele mantivesse como histórico e assim o fizemos ao final da aula. Iniciamos com uma breve explicação da atividade anterior, do Eletroscópio. Percebemos que essa aula tinha ficado um pouco confusa então achamos que para dar continuidade com a Biruta o melhor seria explicar o que pretendíamos com o anterior.

Um de nós fez as explicações à frente. Durante a explicação todos os alunos se comportaram muito bem, ficaram em silencio e prestaram atenção total. Ela durou uns 15 minutos, falamos da estrutura atômica novamente falamos que cada material tem uma característica de perder ou ganhar elétrons com mais facilidade, mostramos a série Tribo-elétrica. Falamos das representações de objetos que perderam elétrons como sendo positivos e dos que ganham como sendo negativos. Explicamos os tipos de eletrização novamente, com as representações de cargas. Falamos que a atração de corpos com sinais contrários é devido à busca é por neutralidade e começamos a nova atividade. Cada grupo recebeu uma Biruta e um monitor. As atividades foram concluídas no tempo e achamos que os alunos entenderam um pouco melhor os conceitos.

Na segunda turma o procedimento foi o mesmo, fizemos a explicação da atividade anterior e as atividades da Biruta foram realizadas. Estes também se comportaram muito bem, se mostraram bem impressionados com os efeitos de atração e repulsão dos canudinhos da Biruta, brincaram com outros materiais como cabelo e os relatos foram de aprovação, quiseram saber quando voltaríamos.

 

Achamos que ficou faltando uma explicação de que a “moeda de troca” são os elétrons já que estão menos ligados ao átomo, e quais as aplicações desses conceitos em química, biologia e sistemas metabólicos, e efeitos de eletricidade mais conhecidos. Mas foi um bom começo de introdução. Para uma próxima vez faremos provavelmente algo novamente relacionado com eletricidade, com um roteiro curto e uma explicação inicial e novamente os monitores espalhados pelos grupos.

Os roteiros ficaram conosco para serem corrigidos e conforme pedido pelo Professor Vitor, serão entregues as notas no inicio da semana que vem.

Os alunos que tiraram nota vermelha na atividade do Eletroscópio poderão melhorar a nota entregando a correção ao professor.


Nome:

Marcio Koji Umezawa, Camila Rufino e Rivaldo Xavier Jr.

Escola:

E. Prof José Liberatti

Turma:

3° ano

Experimento:

Biruta Elétrica

Relato:

Devido à atividade da escola ocorrida no dia 04 que impossibilitou que apresentássemos nossa atividade,  combinamos de ir na semana seguinte( 11/06). 

Conseguimos desta vez não repetir alguns erros da ultima atividade, levamos pessoalmente o material e o kit de experimentos em quantidade suficiente para todosos alunos.

 Iniciamos a aula com uma devolutiva do ultimo experimento realizado, corringido com a sala os erros mais recorrentes e explicando o que esperávamos do experimento.

Em seguida distribuímos o roteiro da experiencia do dia e dividimos os estudantes de modo que cada monitor ficou acompanhando um grupo. Explicamos de modo mais claro e profundo os conceitos q ficaram confusos na aula anterior, principalmente os conceitosde carga elétrica e os tipos de eletrização. A turma no início da aula estava um pouco exaltada mas logo que se iniciou o experimento propriamente dito se manteve silêncioe prestaram atenção na atividade.

 A atividade ocorreu de forma tranquila e percebemos que no entendimento do conceito envolvido, grande parte dos estudantes pensavam que o efeito de atração ou repulsão se dava pelo aquecimento causado pelo atrito e não pela troca de cargas. A partir dessa constatação, explicamos melhor o que era carga elétrica e o que acontecia quando atritávamos, explicando também que o aquecimento era uma consequencia do atrito mas que não era o responsável pelo fenômeno estudado.

 

 


Nome:

FLÁVIO ALBERTO/ MARCOS PALLU

Escola:

JOSÉ LIBERATTI

Turma:

1° G

Experimento:

Força de Atrito

Relato:

 Comparecemos a Escola e realizamos o experimento sobre força de atrito. Demos início ao trabalho realizando uma leitura sobre a teoria e em seguida, reunidos em grupos, os alunos fizeram movimentos com os corpos ( copos com peso - bolinhas ) sobre superfícies de diferentes aderências. Preparamos uma demonstração qualitativa sobre força de atrito e na aplicação da avaliação sugerida pelo professor Vitor, observamos que houve uma boa resposta com relação a compreensão do tema proposto.

Infelizmente o tempo para a realização do trabalho não foi suficiente, obrigando-nos a gastar uns quinze minutos da aula da professora de biologia que gentilmente nos permitiu concluir . No final de nosso trabalho o diretor da Escola solicitou-nos que precisava falar com a monitora Danila. Acho que ter usado um pouco da aula de outra matéria pode ter causado um certo desconforto na direção da Escola.