Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Escola:

E. E. Prof José Liberatti

Turma:

3º Ano

Relato:

Finalmente demos nossa primeira aula!!! Foi um pouco confusa mas no final achamos o resultado positivo!

Iniciamos com um problema logo de inicio, chegamos um pouco atrasados o que obrigou um dos integrantes, que já estava na escola, começar a presença dos outros 5, e sem as copias do Pietrocola, que estavam com o grupo. Assim que abrimos as caixas que foram enviadas a escola percebemos que não continham a quantidade suficiente de eletroscópios e nem as bexigas, como previsto queríamos distribuir um aparelho para cada grupo de 3 ou 4 alunos mas nas caixas só dispúnhamos de 3 no total, o que nos fez mudar o planejamento da aula.

Quanto todos chegaram o modelo atômico já havia sido explicado, mesmo assim os textos do Pietrocola que descreviam o modelo atômico e os guias do experimento foram distribuídos aos alunos, os alunos se revezaram para ler o texto em voz alta e o experimento foi feito à frente da classe. Percebemos então que quantidade de folhas não estava correta e tivemos que fazer algumas copias para a segunda turma, enquanto um de nós providenciou as copias na coordenação, depois de uma bronca justa da coordenadora, a aula prosseguiu. As observações das plaquinhas de alumínio foram percebidas por eles e então o roteiro foi lido em voz alta pelo nosso grupo e respondido pelos alunos também em voz alta e depois individualmente no papel do roteiro. Como o tempo da aula não foi o suficiente para concluir a atividade, o professor Vitor pediu ao professor seguinte que cedesse alguns minutos da aula dele. Enquanto isso a outra metade da turma foi adiantando as explicações e as distribuições dos textos na sala seguinte.

Na segunda turma a explicação do modelo atômico foi feito sem que o texto fosse lido (embora tivesse sido entregue a eles). A outra parte do grupo chegou e o experimento foi realizado na frente, com a ajuda de alguns alunos (atritando o canudo). A resolução do roteiro também foi feita com a nossa leitura da pergunta em voz alta e a resposta individual deles primeiro em voz alta e depois escrevendo, mas achamos que os conceitos ficaram um pouco confusos na ideia de condução de elétrons, alguns acharam que o efeito da separação das placas do eletroscópio era devido ao aquecimento do canudo, que foi esclarecido depois. O preenchimento do desenho com os sinais das cargas também se mostrou complicado pra eles e eles não relacionaram bem os diferentes tipos de eletrização...

Ficamos bem impressionados com a leitura dos alunos, se saíram muito bem. Também gostamos de ver a empolgação geral envolvimento da turma, se comportarma, sem necessidade de interferência do professor Vitor. Para uma próxima vez talvez façamos algo menor e mais breve, com explicações mais certeiras e que de fato envolvam a participação de todos no experimento em si. Também tomaremos mais cuidado com a quantidade de copias e com a conferencia das caixas entregues a escola, se tivermos tempo.

Os roteiros ficaram conosco para serem corrigidos. Para o dia 4/06 não poderemos dar aula pois eles estarão novamente em prova, mas precisamos devolver as notas até lá, como solicitado pelo professor. 

Pretendemos retornar às turmas para explicar o que queríamos nas respostas e apresentar outro experimento parecido (biruta eletrica) para fixar melhor os conceitos.


Nome:
Marcio Koji Umezawa, Camila Rufino e Rivaldo Xavier Jr.
Escola:
E. Prof José Liberatti
Turma:
3º ano
Relato:
Nosso grupo chegou um pouco atrasado devido a um contratempo no transporte até a escola.

Dessa vez conseguimos realizar nossa aula, mas logo ao chegarmos na sala percebemos que a maior parte dos materiais do experimento não estavam lá! Somente haviam três eletroscópios, sendo apenas dois funcionais. As bexigas que foram colocadas na caixa também desapareceram. Isso tornou a visualização da separação entre as placas difícil devido ao efeito ser melhor obtido com as bexigas ao invés dos canudos. Então foi necessário mudar nosso planejamento.

Inicialmente a aula continuou da forma planejada, com uma pequena explicação sobre a estrutura do átomo, seguida da distribuição do roteiro e do texto seguido da recitação dos diferentes trechos pelos alunos. Entretanto ao invés de formar grupos que manipulariam e analisariam um eletroscópio, trabalhou-se com apenas um deles para toda a sala, com uma parte dos estagiários realizando o experimento e trabalhando em cada questão outra auxiliando os alunos para que os eles pudessem responder as questões.

Só que isso também evidenciou outro problema encontrado. Embora tenham sido pedidas 80 cópias do roteiro, percebemos as cópias disponíveis seriam insuficiente para as duas turmas, o que nos obrigou a providenciar cópias a mais na escola. Após a aula recebemos 59 roteiros nas duas turmas, o que indica que não estávamos com a quantidade inicialmente planejada.

Ao contrário de nossas expectativas, criadas a partir da visita em que conhecemos as turmas, os alunos se comportaram bem, demonstrando interesse pela atividade, embora demonstrassem muitas dúvidas em relação aos conceitos de movimentação de cargas no eletroscópio e no canudo.

Ao longo dessa aula percebemos que nosso roteiro era demasiadamente extenso para o curto período da aula, sendo necessário retirar uma questão, mesmo assim tivemos que ocupar alguns minutos da aula seguinte para terminarmos o roteiro. Nesse momento dividimos a equipe, com metade indo para outra turma para iniciar a segunda aula, enquanto que o restante ficou responsável pelo término e recolhimento das questões da primeira turma.

Na segunda aula do dia o procedimento de aula foi mantido e acabamos por ter uma maior atuação no auxílio aos alunos, organizados informalmente em grupos na sala. No início das atividades esta sala pareceu um pouco mais introvertida, mas também acabou por participar e aparentemente se entusiasmar com nossa atividade. Ao contrário da turma anterior, por ser a última aula, não pudemos ter tempo adicional, o que fez com que alguns roteiros fossem entregues com respostas cortadas abruptamente, devido a pressa dos alunos em ir embora.

Com isso acreditamos que nossa visita foi bem aceita por parte dos alunos, embora da nossa parte tenhamos ficado com a impressão de que faltou tempo e os materiais adequados além do que os conceitos físicos não foram bem assimilados por eles, necessitando um trabalho posterior para corrigir tais defeitos.

Nome:

Jeferson Carvalho de Almeida

João Davi Pereira de Carvalho

Escola:

E.E. José Liberatti

Turma:

3º Ano B

Relato:

No dia 23/05/13 fomos até a escola e trabalhamos com os alunos o experimento "Corrente de que?"

Modificamos o roteiro e elaboramos um pequeno texto falando de condutores e não condutores. Deixamos os alunos lerem o texto e na sequência eles iniciaram o experimento. Pedimos que eles verificassem em quais situações as lâmpada de led acendia. Eles testaram em água, água com açúcar, água com sal, açúcar sólido, sal sólido, prego, madeira e no lápis.

Durante o experimento os alunos demonstraram bastante interesse e ficavam o tempo todo nos chamando para tirar dúvidas. Também colocamos um questionário que será utilizado na composição das notas deles, conforme solicitado pelo professor Vitor.

Ficou combinado com o professor Vitor que na próxima visita iriamos fazer um fechamento dessas duas experiências com os alunos.


Nome:

FLAVIO/MARCOS

Escola:

José Liberatti

Turma:

1°G

Relato:

Comparecemos a Escola para realizarmos o experimento de máquinas térmicas. Tivemos problemas com o equipamento e transferimos para a próxima semana.