Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Data:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Escola:
Turma:

3º Ano

Atividade:

Correção da atividade realizada (Eletroscópio) e Biruta Elétrica

Data:

04/06/2013

Plano de Aula:

Não poderemos realizar o experimento neste dia 04/06/13 pois os alunos estarão na Olimpíada de  Matemática. A nossa aula será dada no dia 11/06 e pretendemos fazer o seguinte:

Atividade: Correção da atividade realizada (Eletroscópio) e Biruta Elétrica

 

Plano de Aula:  Como a atividade que realizamos sobre o Eletroscópio ficou um pouco confusa para os alunos, pretendemos voltar à escola com as correções e explicar o que pretendíamos obter como resposta nos relatórios. Para complementar a ideia vamos apresentar outro experimento, a Biruta Elétrica e aplicar outro trabalho, que talvez não seja avaliado, precisamos confirmar com o Professor Vitor como ele prefere.

Procedimento:

Iniciaremos entregando as correções dos Roteiros que realizaram no dia 21/05/2013, faremos a correção de cada questão na lousa, explicando novamente os conceitos e deixando claro o propósito do desenho das cargas elétricas. Para aqueles que tiraram nota inferior a 5, a correção poderá ser entregue como se fosse uma recuperação, onde a media simples da nota antiga com a nova será a nota final da atividade. Em seguida entregaremos o novo roteiro, da Biruta Elétrica, juntamente com as birutas em si para grupos de aproximadamente 3 ou 4 alunos, e realizaremos novamente o roteiro à frente da sala, deixando que eles respondam.  Cada monitor acompanhará um grupo e fará o roteiro com eles, lendo em voz alta se necessário ou simplesmente acompanhando o desenvolvimento da atividade. Nessa atividade da Biruta encontra-se uma Série Triboelétrica e desta vez as diferenças entre materiais será melhor explicada.

Estratégia:

Acompanharemos o andamento dos grupos seguindo o roteiro com eles.

Avaliação:

O Plano da atividade possui algumas perguntas, que poderão ser entregues na mesma folha do plano caso o professor Vitor queira utilizar a nota como forma de avaliação do semestre, precisamos confirmar.

 

Ver roteiro em anexo

Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de aula 5.docx

Nome:

Camila Rufino, Marcio Koji Umezawa e Rivaldo Xavier Jr.

Escola:

E. E. Prof. José Liberatti

Turma:

3º Ano

Atividade:

Correção da atividade realizada (Eletroscópio) e Biruta Elétrica

Data:

04/06

Plano de Aula:

(*)Devido a realização da Olimpíada de  Matemática a nossa aula será dada no dia 11/06, conforme acertado com a coordenadora Denise.

Entregaremos os roteiros corrigidos (que foram feitos no dia 21/05/2013) e faremos a correção de cada questão junto com os alunos para que os conceitos utilizados no experimento fiquem mais claros (notamos que houve uma grande confusão na aula em que se efetuou tal experimento).

Após a correção iremos entregar o novo roteiro, da Biruta Elétrica, juntamente com as birutas para grupos de aproximadamente 3 ou 4 alunos. Utilizaremos o mesmo procedimento do experimento anterior: faremos as demonstrações e explicações para os alunos em geral e após, cada monitor acompanhará um grupo e ajudará a realizar o roteiro.

Estratégia:

Acompanharemos o andamento dos grupos seguindo o roteiro com eles.

Avaliação:

O Plano da atividade possui algumas perguntas que deverão ser respondidas e entregues no final da aula experimental para correção.

 

 

Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de aula 5.docx