Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Data:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Escola:
Turma:

1º ANO DO EJA - aula 20:30

Atividade:

Comentários sobre as atividades feitas ao longo do estágio e discussão geral de encerramento do semestre.

Data:

06/06/2013

Plano de Aula:

Objetivos:

Discutir as atividades entregues pelos alunos buscando esclarecer os aspectos gerais esperados e alcançados com as atividades trabalhadas ao longo do semestre. Promover a demonstração de características gerais da física através da apresentação de vídeos curtos disponibilizados no Youtube que tratam de diversos conteúdos da física através de recursos audiovisuais.

Dinâmica da aula:

1 – Apresentaremos um panorama geral dos resultados das atividades trabalhadas ao longo do semestre.

2 – Buscaremos sintetizar os assuntos trabalhados (velocidade média, aceleração e quantidade de movimento) e relacioná-los com o cotidiano dos alunos.

3 – Como a quantidade média de alunos presentes ser gira em torno de 12 alunos, utilizaremos um notebook na segunda parte da aula, onde apresentaremos alguns vídeos curtos disponibilizados no Youtube que relacionam os temas trabalhados ao longo do semestre, além de temas gerais da física vinculados ao dia-a-dia das pessoas, cuja ideia é despertar algum tipo de interesse ou a simples percepção da proximidade da ciência no cotidiano.

4 – Na parte final agradeceremos os alunos e a professora responsável pela oportunidade dada ao longo do semestre.

 

 

Roteiro:

Nome:

Ana C Sobral e Monalisa R Nunes

Escola:

EE Daniel P V Pontes

Turma:

Atividade:

Biruta Elétrica

Data:
Plano de Aula:

Objetivos: 

Introduzir conceitos sobre a polarização, através do experimento Biruta Elétrica, que explora o comportamento das cargas elétricas quando atraidas e repelidas.

 Pré-requisitos:

Conceitos sobre cargas elétricas.

Dinâmica da aula:

1- Apresentar o experimento, de forma que fique claro o que iremos aprender como fenômeno apresentado.

2- Solicitar a formação de grupos, em no máximo 4 integrantes, para que seja feita uma discução em conjunto, para melhor compreensão da experiência apresentada.

3- Disponibilizar os materiais e roteiros para que seja dado inicio, mas com uma breve explicação de montagem e instrução no uso dos equipamentos.

4- Nos separar e assim dar suporte para eventuais esclarecimentos quanto a dúvidas e dificuldades na compreensão de enunciados.

5- Fazer um fechamento do experimento e explicar a sala de modo geral o que foi estudado.

Roteiro: Documento Word Novo Biruta_Eletrica.doc