Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Escola:

E. E. Prof José Liberatti

Turma:

3º Ano

Atividade:

Eletroscópio

Plano de Aula:

Plano de Aula:  Como não conseguimos aplicar a aula do eletroscópio na semana passada, devido à uma atividade que os alunos estavam realizando,  pretendemos repetir o experimento do eletroscópio (com um texto retirado do Petrocola (solicitamos 80 cópias das páginas 18 e 19 do livro Física em contextos - Pietrocola - Volume 3)) porém algumas alterações foram feitas no roteiro antigo e mudamos alguns procedimentos de acompanhamento dos alunos.

Procedimento:

Iniciaremos entregando o texto do Pietrocola e os Roteiros, pediremos que todos os alunos se reúnam à nossa volta e leremos o texto com eles, em voz alta, explicando como é o modelo atômico, da facilidade de certos materiais perderem elétrons e da facilidade de outros de ganharem elétrons. Teremos conosco uma Série Triboeletrica caso alguma duvida nesse sentido surja. Formaremos então grupos, de forma que cada m de nós 6 monitores fique em um grupo.

Cada monitor pegará um eletroscópio e no seu grupo fará o roteiro com eles, lendo em voz alta se necessário ou simplesmente acompanhando o desenvolvimento da atividade. Teremos conosco pedacinhos de isopor para demonstrar as formas de eletrização possíveis (haverá um texto sobre isso no roteiro da atividade). O roteiro deverá ser entregue ao final da aula.

Estratégia:

Acompanharemos o andamento dos grupos seguindo o roteiro com eles.

Avaliação:

O Plano da atividade possui três perguntas, que deverão ser entregues na mesma folha do plano e o professor Vitor nos informou que nos deixará corrigir e apenas utilizará a nota como forma de avaliação do semestre.

 

 

Segue o roteiro:

 

 

E. E. Professor José Liberatti

Nome:

Série:

 

 

Eletroscópio

 

Processos de eletrização

 

Chama-se eletrização ao fenômeno pelo qual um corpo neutro passa a eletrizado. Os processos mais comuns para a obtenção da eletricidade estática são os seguintes.

 

1. Por atrito

Foi o primeiro processo de eletrização conhecido. Quando duas substâncias de naturezas diferentes são atritadas, ambas se eletrizam.

 

2. Por indução

Quando um corpo neutro é colocado próximo de um corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles, o corpo neutro se eletriza. Esse fenômeno é chamado indução eletrostática.

 

3. Por contato

Quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo eletrizado, por meio de um fio condutor, o corpo neutro se eletriza.

 

1) Material

- Eletroscópio;

- Bexigas (ou canudos de plástico);

- Papel.

 

2) Observando e explicando

 

- Atritem uma bexiga (ou o canudo de plástico) com um pedaço de papel.

 

- Aproximem e afastem a bexiga (ou o canudo de plástico) na placa de cobre, sem encostá-la. O que vocês observam?  Expliquem porque ocorre.

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- Façam um desenho e representem nele as cargas positivas e negativas, tanto no canudo, quanto no eletroscópio. Desenhem setas que representem as forças presentes.

 

 

 

- Observem com mais cuidado o que ocorre quando a bexiga (ou o canudo de plástico)   está bem próximo à placa: como muda a abertura entre as folhas de alumínio do eletroscópio, quando a bexiga (ou o canudo de plástico) está um pouco mais perto ou um pouco mais afastado?

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. Qual é a diferença entre encostar e não encostar a bexiga (ou o canudo de plástico)  no fio de cobre?

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. Descrevam o que acontece com os elétrons em cada uma das 3 situações: sem encostar a bexiga (ou o canudo de plástico), encostando a bexiga (ou o canudo de plástico) e colocando o dedo.

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. Identifiquem as situações que são chamadas de “eletrização por atrito”, de “eletrização por contato” ou de “indução”.

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Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de aula 3.docx

Nome:

Camila Rufino, Marcio Koji Umezawa e Rivaldo Xavier Jr.

Escola:

E. E. Prof José Liberatti

Turma:

3º ano

Atividade:

Eletroscópio (de novo)

Plano de Aula:

Pela terceira vez tentaremos aplicar a atividade sobre o eletroscópio. Nesse período fizemos algumas mudanças em relação aos procedimentos e estratégias durante a aula.

Objetivo:

Para verificarmos a existência de cargas elétricas e a propriedade de repulsão entre cargas de mesmo sinal, podemos fazer um experimento simples usando um instrumento chamado eletroscópio. A ideia principal do funcionamento de um eletroscópio é fazer com que as cargas elétricas em excesso em seu interior, sejam divididas em duas quantidades aproximadamente iguais, que por sua vez são guiadas a duas partes móveis e próximas do aparelho. Devido à mobilidade dessas partes e ao fato delas estarem carregadas com o mesmo tipo de carga, elas se afastarão uma da outra. Isto permite mostrar de forma visível a repulsão entre cargas de mesmo sinal.

Procedimento:

Inicialmente iremos entregar aos alunos um texto retirado do livro Física em Contextos de Maurício Pietrocola - Volume 3. O texto será lido pelo grupo junto aos alunos e serão apresentados aspectos teóricos relacionados ao experimento como o modelo atômico e as diferentes características dos materiais. Apresentaremos o material a ser utilizado e será feita a leitura do roteiro juntamente com os grupos.

Estratégia:

Cada integrante dos dois grupos de estagiários se responsabilizará por um grupo de alunos, observando se a execução está sendo feita de maneira correta e esclarecendo as dúvidas que possam surgir.

Avaliação:

O Plano da atividade possui três perguntas, que deverão ser entregues no período da aula na mesma folha do plano e posteriormente corrigido por nós, sendo uma forma de avaliação do semestre.

 

Roteiro: Documento PDF Experimento_eletroscopio.pdf

Nome:

Claudemir, Flavio e Valdir

Escola:

EE - Profº José Liberatti

Turma:

2ºE

Atividade:
Plano de Aula:

Objetivos:


Contextualizar uma das formas de transmissão de calor abordadas em sala de aula pelo professor,

que é a conveccção.

Para isso utilizaremos um experimento que consiste em visualizar as correntes de convecção que

são produzidas pelo aquecimento de um líquido (água), seguindo as etapas descritas no

roteiro abaixo, e esperar que o aluno visualize.

Roteiro: Documento Word Roteiro da Aula 2.doc