Plano de Aula: Como não conseguimos aplicar a aula do eletroscópio na semana passada, devido à uma atividade que os alunos estavam realizando, pretendemos repetir o experimento do eletroscópio (com um texto retirado do Petrocola (solicitamos 80 cópias das páginas 18 e 19 do livro Física em contextos - Pietrocola - Volume 3)) porém algumas alterações foram feitas no roteiro antigo e mudamos alguns procedimentos de acompanhamento dos alunos.
Procedimento:
Iniciaremos entregando o texto do Pietrocola e os Roteiros, pediremos que todos os alunos se reúnam à nossa volta e leremos o texto com eles, em voz alta, explicando como é o modelo atômico, da facilidade de certos materiais perderem elétrons e da facilidade de outros de ganharem elétrons. Teremos conosco uma Série Triboeletrica caso alguma duvida nesse sentido surja. Formaremos então grupos, de forma que cada m de nós 6 monitores fique em um grupo.
Cada monitor pegará um eletroscópio e no seu grupo fará o roteiro com eles, lendo em voz alta se necessário ou simplesmente acompanhando o desenvolvimento da atividade. Teremos conosco pedacinhos de isopor para demonstrar as formas de eletrização possíveis (haverá um texto sobre isso no roteiro da atividade). O roteiro deverá ser entregue ao final da aula.
Estratégia:
Acompanharemos o andamento dos grupos seguindo o roteiro com eles.
Avaliação:
O Plano da atividade possui três perguntas, que deverão ser entregues na mesma folha do plano e o professor Vitor nos informou que nos deixará corrigir e apenas utilizará a nota como forma de avaliação do semestre.
Segue o roteiro:
E. E. Professor José Liberatti
Nome:
Série:
Eletroscópio
Processos de eletrização
Chama-se eletrização ao fenômeno pelo qual um corpo neutro passa a eletrizado. Os processos mais comuns para a obtenção da eletricidade estática são os seguintes.
1. Por atrito
Foi o primeiro processo de eletrização conhecido. Quando duas substâncias de naturezas diferentes são atritadas, ambas se eletrizam.
2. Por indução
Quando um corpo neutro é colocado próximo de um corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles, o corpo neutro se eletriza. Esse fenômeno é chamado indução eletrostática.
3. Por contato
Quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo eletrizado, por meio de um fio condutor, o corpo neutro se eletriza.
1) Material
- Eletroscópio;
- Bexigas (ou canudos de plástico);
- Papel.
2) Observando e explicando
- Atritem uma bexiga (ou o canudo de plástico) com um pedaço de papel.
- Aproximem e afastem a bexiga (ou o canudo de plástico) na placa de cobre, sem encostá-la. O que vocês observam? Expliquem porque ocorre.
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- Façam um desenho e representem nele as cargas positivas e negativas, tanto no canudo, quanto no eletroscópio. Desenhem setas que representem as forças presentes.
- Observem com mais cuidado o que ocorre quando a bexiga (ou o canudo de plástico) está bem próximo à placa: como muda a abertura entre as folhas de alumínio do eletroscópio, quando a bexiga (ou o canudo de plástico) está um pouco mais perto ou um pouco mais afastado?
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. Qual é a diferença entre encostar e não encostar a bexiga (ou o canudo de plástico) no fio de cobre?
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. Descrevam o que acontece com os elétrons em cada uma das 3 situações: sem encostar a bexiga (ou o canudo de plástico), encostando a bexiga (ou o canudo de plástico) e colocando o dedo.
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. Identifiquem as situações que são chamadas de “eletrização por atrito”, de “eletrização por contato” ou de “indução”.
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