Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Fábio Gregório Galindo

Thiago Aguilera Vieira

Escola:

E.E. Daniel Paulo Verano Pontes

Turma:

3ºA - EJA

Atividade:

Reflexo da esfera

Plano de Aula:

Plano de Aula

Objetivos

Através do uso de alguns materiais, queremos demostrar aos alunos como funciona o processo de reflexão dos objetos que ele enxerga e refletidos em determinada superfície. Este experimento extremamente qualitativo deve servir de base para sua formação conceitual e é parte da introdução à geométrica óptica, e, além de servir como ponto de partida na interpretação da definição de imagem e objeto, dará ao aluno a capacidade de refletir sobre a reflexão.

 

Pré-Requisitos

Leitura de enunciados;

Leitura de procedimentos;

Ter conhecimento sobre a trajetória da luz. (visto na aula anterior) 

 

Dinâmica da aula

Organização dos alunos

Os alunos deverão se reunir em grupos de no máximo 3 pessoas, para poderem ter contato com o experimento individualmente e somente depois trocarem informações, opiniões e aprimorar os seus conceitos e o trabalho em grupo.

 

Comanda da atividade

Os grupos deverão estar com os seguintes materiais à mão:

- lâmina de vidro e/ou plástico polido;

- folha de papel;

- lápis ou caneta;

- régua;

- duas esferas de mesmo material e diâmetros iguais.

 

Possíveis dificuldades

Por se tratar de um experimento que envolve materiais vítreos, existem dois pontos de principal atenção;

O primeiro é com a segurança dos alunos, ao pedirmos que manuseiem o espelho com cuidado para não quebra-los, causando possíveis ferimentos;

Os alunos não deverão jogar as esferas nos outros e nos vidros, podendo causar ferimentos e discussões.

 

Respostas esperadas

Esperamos que após o experimento, os alunos conversem entre si e tentem solucionar a seguinte questão:

Qual é a distância com que enxergamos o reflexo das esferas, e por quê ?

Roteiro:

Nome:

Gilberto Cavalcante 

Henrique Gallo

Escola:
Turma:

1º ano EJA

Atividade:

Jogo de Bolinhas

Plano de Aula:

Objetivos:

Introduzir conceitos elementares de Quantidade de Movimento através do experimento “Jogo de Bolinhas”. Iremos explorar os conceitos de transmissão e conservação da quantidade de movimento de modo intuitivo a partir do experimento, tentando auxiliá-los na compreensão dessa grandeza. Pretendemos iniciar uma discussão de caráter mais espontâneo sobre a quantidade de movimento, para posterior caracterização da grandeza e discussão de seu caráter vetorial, ainda de que modo bastante superficial.

Pré-requisitos:

- Conceito de velocidade.

Dinâmica da aula:

1 – Apresentaremos a atividade, retomando alguns questionamentos da aula anterior, que de modo bastante sucinto começou a abordar o tema Quantidade de Movimento. Buscaremos conjuntamente com o grupo de alunos a sequência do roteiro e construção dos conceitos que explicam o que esta acontecendo na experiência.

2 – Dada à disponibilidade de equipamentos, iremos separá-los em cerca de cinco grupos. Distribuiremos os roteiros para leitura. Montaremos uma calha como exemplo, afim de, ganharmos algum tempo no momento da construção das mesmas pelos grupos e a partir daí,  daremos início à sequência proposta no roteiro.

3 – Uma possível dificuldade reside no caso de o número de alunos presentes superar a expectativa da docente responsável, que gira em torno de 15 a 20 alunos, pois assim, acreditamos que a quantidade de equipamentos e a dinâmica do preenchimento dos roteiros possa ser comprometida.  

4 – Ao longo do roteiro pretendemos introduzir os conceitos de Quantidade de Movimento, a partir do refinamento do que eles observam no experimento em relação à transmissão da quantidade de movimento e sua conservação. Acreditamos que essa experiência servirá como base experimental para futura introdução teórica do conceito, por parte da professora responsável. Além disso, pretendemos de modo um tanto quanto lúdico, introduzir a ideia de vetores, que também é discutida no roteiro ao longo do experimento.

5 – A professora responsável informou que fará uma avaliação individual da participação e envolvimento dos alunos, não levando em conta, diretamente, o roteiro preenchido pelos alunos.

 

Roteiro: Documento Word Jogo_de_bolinhas.doc

Nome:
Thiago de Castro Pereira
Pamela Isabel Ferraz Souto
Escola:
E.E. DANIEL PAULO VERANO PONTES
Turma:
2ºB
Atividade:
Energia dos Alimentos
Plano de Aula:
Em Anexo
Roteiro: Documento PDF Plano de Aula 3 - Energia dos Alimentos.pdf

Nome:

Ana C Sobral e Monalisa R Nunes

Escola:

EE Daniel P V Pontes 

Turma:

Atividade:

Termoscópio de Galileu

Plano de Aula:

Como não foi possível a apresentação desse experimento devido a reunião de sincato na escola, nós o reapresentaremos nessa aula.

Plano de Aula

Objetivos: Avaliar qualitativamente o aumento ou a diminuição da temperatura por meio do deslocamento de uma substância termométrica. Sem escala para medição do líquido no bulbo.

Pré - requisitos: Conhecimentos de pressão atmosférica

                          Leitura dos enunciados e procedimentos da experiência

Organização dos alunos: Divididos em grupos de no máximo 4 pessoas para poderem ter contato com o experimento e ter a possibilidade de discussão se houver dúvidas.

Comanda da atividade: Os grupos deverão trabalhar com os seguintes materiais:

*Bulbo

*Groselha

*Alcool

*Copo plástico

Possíveis dificuldades: A escrita qualitativa, já que há uma dificuldade em descrever o que se vê e interpretar os fenomenos físicos.

Respostas esperadas: Esperamos que os alunos consigam entender  que o ar expande e empurra o líquido para baixo. Assim como uma discussão consisa dos alunos em relação ao experimento.

                         

Roteiro: Documento Word Experimento Termoscópio de Galileu.doc