Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Marcos Pallu e Flávio Alberto Soares

Escola:

EE José Liberatti

Turma:

1° série G

Atividade:

Apresentação do conceito de velocidade média

Plano de Aula:

Objetivo:

 

Apresentar o conceito de velocidade média. Fazer com que os alunos

tenham contato com instrumentos de medida como cronômetro,

régua e trena e relacionar suas medidas com o modelo teórico. 

  

Pré-requisitos:

 

Conversão de unidades e noções sobre movimento são

requisitos desejáveis.

 

Conteúdo:

 

Apresentação de conceito teórico de velocidade média.

Demonstração experimental de um corpo ( uma bolinha de vidro  )

 em movimento num plano inclinado.

 

Procedimento:

 

-  Apresentação da teoria;

-  Execução do experimento;

-  Atividade com os alunos para discutir os resultados

   do experimento.

-  Conclusão do experimento e encerramento.

 

Roteiro:

Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Escola:

E. E. Prof José Liberatti

Turma:

3º anos

Atividade:

Eletroscopio

Plano de Aula:

Atividade: Eletroscópio

 

Plano de Aula:  Como não conseguimos aplicar a aula do eletroscópio na semana passada, devido à prova semestral dos alunos que coincidiu com a semana do estágio, pretendemos repetir o experimento do eletroscópio porém incluindo um texto retirado do Petrocola (solicitamos 80 cópias das páginas 18 e 19 do livro Física em contextos - Pietrocola - Volume 3).

Procedimento:

Formação de grupos de aproximadamente 5 alunos, ou menos dependendo da quantidade de alunos presentes. Em seguida faremos uma explicação breve dos conceitos de elétrons na matéria com auxilio do texto do Petrocola, o qual leremos juntos com os alunos, em voz alta, e das formas de eletrização possíveis (haverá um texto sobre isso no roteiro da atividade que será entregue individualmente aos alunos). Faremos uma apresentação do material a ser utilizado (no caso eletroscópios, sendo um entregue a cada grupo) e pediremos que efetuem as atividades do roteiro (abaixo anexado).

 

Estratégia:

 

Acompanharemos o andamento dos grupos, parando para explicar e esclarecer possíveis dúvidas.

 

Avaliação:

 

O Plano da atividade possui três perguntas, que deverão ser entregues na mesma folha do plano e o professor Vitor nos informou que nos deixará corrigir e apenas utilizará a nota como forma de avaliação do semestre.

 

Roteiro:

Escola: E. E. Liberatti

Nome: Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Série: 3º Ano

 

Eletroscópio

 

 

Processos de eletrização

 

Chama-se eletrização ao fenômeno pelo qual um corpo neutro passa a eletrizado. Os processos mais comuns para a obtenção da eletricidade estática são os seguintes.

 

1. Por atrito

Foi o primeiro processo de eletrização conhecido. Quando duas substâncias de naturezas diferentes são atritadas, ambas se eletrizam.

 

2. Por indução

Quando um corpo neutro é colocado próximo de um corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles, o corpo neutro se eletriza. Esse fenômeno é chamado indução eletrostática.

 

3. Por contato

Quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo eletrizado, por meio de um fio condutor, o corpo neutro se eletriza.

 
   

 

 

1) Material

- Eletroscópio;

- Canudo plástico;

- Papel.

 

2) Observando e explicando

 

- Atritem um canudo de plástico com um pedaço de papel.

 

a) Aproximem e afastem o canudinho na placa de cobre, sem encostá-lo. O que vocês observam?  Expliquem porque ocorre.

 

- Façam um desenho e representem nele as cargas positivas e negativas, tanto no canudo, quanto no eletroscópio. Desenhem setas que representem as forças presentes.

 

- Observem com mais cuidado o que ocorre quando o canudo está bem próximo à placa: como muda a abertura entre as folhas de alumínio do eletroscópio, quando o canudo está um pouco mais perto ou um pouco mais afastado?

 

b) Agora encostem o canudinho da parte encapada na parte inferior do fio e depois afastem. O que vocês observam?

Repitam o processo com a parte desencapada. Descreva o que vocês observam.

Façam um desenho e representem nele as cargas positivas e negativas, tanto no canudo, quanto no eletroscópio.

 

  • Qual é a diferença entre encostar e não encostar o canudinho no fio de cobre?

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c) Após tocar a parte desencapada do fio com o canudo eletrizado, toquem com o dedo o fio de cobre, observem e descrevam o que acontece.

 

  • Descrevam o que acontece com os elétrons em cada uma das 3 situações: sem encostar o canudo, encostando o canudo e colocando o dedo.

 

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  • Identifiquem as situações que são chamadas de “eletrização por atrito”, de “eletrização por contato” ou de “indução”.

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Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de aula 2.docx

Nome:

Camila Rufino, Márcio Koji Umezawa , Xavier Jr.

Escola:

E. E. Prof. José Liberatti

Turma:

3º ANO

Atividade:

Eletroscópio

Plano de Aula:

(*) Devido à realização de provas na escola (que já estavam programadas) não pudemos aplicar a atividade que havia sido programada.Adiamos oexperimento do eletroscópio para esta aula. Incluímos à atividade um texto retirado do livro Física em contextos - Pietrocola - Volume 3, páginas 18 e 19).

 

Plano de Aula

Atividade: Eletroscópio

Objetivo:

Para verificarmos a existência de cargas elétricas e a propriedade de repulsão entre cargas de mesmo sinal, podemos fazer um experimento simples usando um instrumento chamado eletroscópio. A ideia principal do funcionamento de um eletroscópio é fazer com que as cargas elétricas em excesso em seu interior, sejam divididas em duas quantidades aproximadamente iguais, que por sua vez são guiadas a duas partes móveis e próximas do aparelho. Devido à mobilidade dessas partes e ao fato delas estarem carregadas com o mesmo tipo de carga, elas se afastarão uma da outra. Isto permite mostrar de forma visível a repulsão entre cargas de mesmo sinal.

Procedimento:

Serão formados grupos de 5 alunos para esta atividade. Antes de iniciar a parte prática faremos uma breve explicação sobre o conteúdo abordado na experiência. Apresentaremos o material a ser utilizado e,será feita a leitura do roteiro juntamente com os grupos.

 Estratégia:

Durante a parte prática iremos circular pela sala, observando se a execução está sendo feita de maneira correta e esclarecendo as dúvidas que possam surgir.

Avaliação:

O Plano da atividade possui três perguntas, que deverão ser entregues na mesma folha do plano e, o professor Vitor corrigirá (conforme solicitou) sendo uma forma de avaliação do semestre.

Roteiro: Documento Word Roteiro_Eletroscópio.doc

Nome:

Jeferson Almeida, João Davi, Luis e Eduardo

Escola:

E.E PROF. JOSE LIBERATTI

Turma:

3º Ano B

Atividade:

Experimento Corrente De Que

Plano de Aula:

Material necessário:

Bateria de 9V

Fio de Cobre

Lâmpada de led

Recipiente plástico

Sal de cozinha;

Açúcar

Prego;

Lápis;

Palito de Churrasco

 

 

Objetivo: Mostrar para os alunos matérias ou meios que podem ser utilizados como condutores.

 

 

Introdução:

• Apresentação do tema que envolve o experimento. (5min)

• Texto para leitura, tempo estimado (10 min)

 

Desenvolvimento do experimento:

• Orientação para realização experimento (5 min);

• Realização do experimento (10 min);

 

TEXTO E ROTEIRO DO EXPERIMENTO:

• Objetivo e resumo do Experimento;

• Definição de Condutores e Isolantes Elétricos;

• Resumo de condução elétrica em meio Aquoso;

• Roteiro do experimento;

• Cinco questões referentes ao texto e ao experimento que concluirão a atividade realizada com os alunos (conforme solicitado pelo professor da escola)

 

Roteiro: Documento PDF Plano de Aula02.pdf