Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO: Imagem (JPEG) Foto_A0285.jpg

Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO: Imagem (JPEG) Foto_A0279.jpg

Nome:

Marcelo e Victor

Escola:

E. E Alberto Torres

Turma:

2º B e 3º A

Relato:

   No segundo ano foram realizados experimentos sobre equilíbrio térmico, não obstante a falta de tempo, a atividade foi muito proveitosa, pois os alunos aceiteram a proposta de atividade muito positivamente  e a executaram com muito afinco. Por razões óbvias, pois nessa turma tinhamos  disponível apenas uma aula de cinquenta minutos para o desenvolvimento do exprimento, não foi possível fazer um fechamento com os alunos após o experimento sobre o tema em questão. Todavia, o professor responsabilizou-se de retomar a o assunto com os alunos assim como recolher e avaliar o questinoário respondido pelos mesmos.Quanto a execução dos experimentos não foi encontrada nenhuma barreira, apesar do espaço não ser muito adequado para as práticas de laboratório, pois tudo foi improvisado na sala de aula. Em se tratando do sucesso da atividade,   os alunos levantaram hipóteses e refletiram sobre o assunto, que caracteriza o que há de mais substancial numa atividade pedagógica.

   Já na turma do terceiro ano o tempo não foi problema algum, pois foram disponibilizadas duas aulas para a aplicação da atividade. O exerimento apresentado aos alunos foi sobre eletrização por atrito. Não somente o fato da disponibilidade de tempo como também a simplicidade do arranjo experimental foi um facilitador para a aplicação da atividade.

   O processo de eletrização por atrito e a relação com a tabela de série triboelétrica que constava no roteiro dos alunos, foi percebida com relativa clareza pelos alunos e alguns fizeram essa dedução sem a necessidade do suporte dos estagiários, sendo que, esse fato facilitou bastante a elucidação sobre a convencionalidade dos sinais das cargas elétricas e o caráter das forças de atração e repulsão elétrica. Após o término da parte prática foi feita uma discussão com os alunos sobre a neutralidade dos átomos no estado fundamental, ânions, cátions, princípio da conservação de cargas elétricas e forças de atração e repulsão elétrica.

ANEXO:

Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO: Imagem (JPEG) Foto_A0282.jpg

Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO: Imagem (JPEG) Foto_A0283.jpg

Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO: Imagem (JPEG) Foto_A0284.jpg

Nome:

Antonio Carlos Machado Henriques Junior

Escola:

E.E. Alberto Torres

Turma:

1TA

Relato:

A atividade de velocidade no tubo nao foi bem desenvolvida pois tratava-se de uma atividade extensa e por se tratar de uma aula de 45 min e uma turma de EJA nem todas as atividades planejadas foram realizadas por todos.

o calculo da velocidade foi a grande dificuldade encontrada por conter numeros decimais. As proximas atividades deverao conter exercicios mais qualitativos e menos quantitativos.

ANEXO: