Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Victor Arroyo do Espírito Santo

Escola:

E.E. Alberto Torres

Turma:
Relato:

Visitei a E.E. Alberto Torres e fui recebido pela coordenadora pedagógica da escola, Isabel. Ela nos apresentou alguns funcionários e turmas, nos levou para conhecer as dependências e nos contou um pouco sobre a dinâmica do dia-a-dia da escola. A escola tem poucas turmas, cerca de oito no período da manhã e seis no período da tarde, o que pareceu facilitar bastante a gestão e coordenação pedagógica. Segundo a coordenadora, a escola não te grandes problemas de disciplina, apenas alguns casos esporádicos, entretanto não apresenta bons resultados nas avaliações, como a prova do IDESP.

Quando fomos apresentados às turmas, boa parte dos alunos se mostraram interessados no projeto. Fomos apresentados à todas as turmas, e alguns alunos das turmas que não receberão estagiários  demonstraram bastante interesse no projeto e ficaram chateados quando descobriram que não iriam participar. Talvez fosse o caso de estudar a possibilidade de algum tipo de atividade coletiva com mais de uma turma, para que esses alunos possam participar.

A impressão inicial é que há boas condições para desenvolver o projeto na E.E. Alberto Torres, pois em geral os alunos se mostraram interessados e a coordenação apresentou comprometimento.

ANEXO:

Nome:

Marcelo Dumont dos Santos

Escola:

EE Aberto Torres

Turma:
Relato:

 Em se tratando da expectativa  do desenvolvimento do projeto, as primeiras impressões foram ótimas, principalmente em relação à receptividade dos alunos, funcionários e gestão escolar. Tudo parece favorecer, poucas turmas no período, salas não muito cheias e alunos e professores interessados no projeto. O único fator desfavorável, é o fato de não possuir um espaço físico adequado às práticas de laboratório na escola, não obstante o caráter corriqueiro desse tipo de situação nas escolas públicas. 

  A escola Alberto Torres é uma escola de trânsito, pois a maioria dos alunos não pertencem às proximidades do perímetro da escola. Talvez seja esse o fator substancial da baixa demanda, pois trata-se de uma escola imensa e com poucos alunos matriculados. Outra particularidade da escola é o fato de possuir turmas de Educação Para Jovens E Adultos( EJA) no período matutino.

  Acredito, de fato, que essa empreitada abrirá veredas inesgotáveis tanto na vida dos alunos como na nossa vida profissional, principalmente no que se trata da visão sobre a educação pública no país 

ANEXO:

Nome:

Cesar Henrique Siqueira Mello Junior

Escola:

E.E. Alberto Torres

Turma:
Relato:
ANEXO: Documento PDF Visita_1.pdf

Nome:

Antonio Carlos Machado Henriques Junior

Escola:

E. E. Alberto Torres

Turma:

1TA

Relato:

Em visita a E. E. Alberto Torres acompanhamos a entrada dos alunos e após a entrada fomos apresentados a coordenadora Isabel. Fomos apresentados aos funcionários que garantiriam nosso acesso a escola e aos inspetores. Trata-se de uma escola pequena com poucas turmas, talvez por esse motivo a escola aparentava ser muito bem organizada. Visitamos todas as salas de aula na companhia da coordenadora e fomos bem recebidos pelos alunos que demonstraram interesse pelo projeto.

A expectativa criada por mim era de se encontrar salas com muitos alunos e uma organizaçao diferente, porem por se tratar de uma escola pequena e, conforme relatos da coordenadora e dos alunos, a distância da escola a moradia deles fazia com que as turmas fossem menores.

Acredito que pelo fato de serem turmas menores, e pelo interesse dos alunos, o projeto tem grande potencial de desenvolvimento.

ANEXO:

Nome:

Bruno Alexandre de Carvalho Serminaro

Escola:

E. E. Alberto Torres

Turma:

2 A

Relato:

A visita à escola Alberto Torres foi feita juntamente com meu parceiro, César Siqueira Mello, na sexta-feira da semana das visitas. Quem nos recebeu foi a coordenadora Isabel, ela nos apresentou a diretora e a alguns funcionários.

E seguida fomos levados para conhecer as salas com as quais trabalharíamos, uma sala de 1º ano e uma de 2º. A minha primeira impressão é que as turmas não eram, felizmente, tão  numerosas quanto eu imaginei, além disso os alunos foram receptivos .

Em seguida fomos levados a conhecer outras parte da escola, como o pátio e as salas de EJA , que ficam no mesmo bloco que futuros laboratórios. Numa dessas salas de EJA encontramos o professor GIBA, nosso interlocutor junto a esse projeto.

A escola parece tranquila e pequena, além disso, a coordenadora Isabel se mostrou muito solicita, por isso,  acredito que essas características possibilitarão um entrosamento rápido e agradável com funcionários e alunos.

ANEXO: