Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Alexander Brilhante Coelho

Escola:

Adolfo Gordo

Turma:

Noturno

Relato:

1ª Visita à escola Adolfo Gordo

Alexander Brilhante Coelho.

Chegamos à escola e fomos recepcionados, pela diretora. Ela nos encaminhou para sua sala para que pudéssemos obter informações sobre a escola. As informações mais importantes a respeito dos alunos com os quais trabalharemos, os alunos do Ensino Médio do turno da noite (EJA):

- Os alunos são, em geral, adultos trabalhadores. Não têm tempo para estudar em casa.

- Não há material didático para essa modalidade de ensino.

- Existe uma demanda por experimentos.

- Precisam de atenção redobrada nas atividades que envolvam habilidades matemáticas.

A respeito da escola, as principais informações são:

- A professora com a qual trabalharemos é considerada uma professora comprometida e é respeitada pela direção e pelos alunos.

- Há uma infraestrutura razoável para a utilização de multimídia, mas deve haver agendamento prévio.

- Não há laboratório.

De modo geral, fomos bem recepcionados pela diretora e pelo inspetor de alunos. A diretora mostrou-se bastante envolvida com seu trabalho, buscando compreender a realidade dos seus alunos e buscando soluções autônomas (independente das determinações do Estado) para a resolução dos problemas particulares da escola. Mostrou-se também bastante aberta a novas propostas. O contexto parece favorável para a realização do projeto.

ANEXO:

Nome:

Thiago Augusto Cardoso - 5127268

Escola:

E.E. Senador Adolfo Gordo

Turma:

Segundos anos do ensino médio.

Relato:

E.E. Senador Adolfo Gordo

Rua Dr. Armando Lombardi, 223 – Morumbi

Tel.: 3721-9552

Vice-diretora: Sandra

Coordenador: Vinicius

Inspetores: Cláudio, Igor, Gilberto e Paulo

Professora de Física: Guará

Professora de Matemática: Ana Maria

Enem: 25a Colocada entre as escolas estaduais. Nota: 55,09

Logo na ocasião da nossa chegada, o coordenador nos relatou um acontecimento do dia anterior. Um aluno de 14 anos da 5ª série com 14 anos  primeiramente golpeou a nuca do inspetor enquanto este o retirava do banheiro feminino. Em seguida partiu para agredir o Coordenador Vinícius que após esquivar-se da maioria dos golpes escorregou em uma carteira e enfim também foi acertado por este aluno. Em virtude disso tudo o aluno foi encaminhado a delegacia onde compareceram a avó do menino e uma série de testemunhas da escola. Um policial identificou o menino como sendo um conhecido transgressor e por ter inúmeras passagens na polícia foi encaminhado a Fundação Casa.

O coordenador nos disse que alguns colégios onde só existem o ensino fundamental I e II acabam por encaminhar para a Adolfo Gordo os alunos que migram para o ensino médio e que estes chegam com outras concepções sobre a escola, levando cerca de 1 ano (1º colegial) para que a escola consiga ensinar, educar e mostrar a responsabilidade para estes alunos, e que quando enfim chegam aos 2ºs e 3ºs anos já estão mais responsáveis. O corredor estava agradavelmente em silencio e não havia pichações nas paredes.

Adiante conhecemos os corredores onde ficam os 6ºs à 9ºs anos. Além de ser mais barulhento, havia mais pichações nos corredores e as portas recém reformadas estavam danificadas a ponto de terem sido arrombadas e estavam com as extremidades destruídas e as maçanetas arrancadas.

Estas crianças vinham de outros 3 colégios periféricos da região, entre eles o colégio Trípoli, de onde veio o menino protagonista do acontecimento no dia anterior. Segundo o Vinícius, principalmente os alunos do Trípoli, chegam completamente analfabetos e com grandes problemas comportamentais. A estratégia usada atualmente pelo coordenador na solução dos problemas disciplinares é fazer com que os próprios alunos se sintam parte da escola, proprietários daquele espaço e responsáveis pelos danos e pelos benefícios promovidos lá. Os problemas comportamentais também são tratados com conversas e reuniões individuais entre a escola e o aluno.

Em seguida nosso passeio se estendeu à biblioteca, que apesar de ter um grande acervo tanto de livros didáticos quanto de literatura e até mesmo livros de nível universitário, encontrava-se “momentaneamente” desativada, pois ainda continha caixas com livros novos que estavam por ser organizados. Os professores utilizam os cadernos do estado e também livros didáticos fornecidos pelo governo. Quando os livros têm mais de um volume e servem para ser usados em 3 anos consecutivos, os alunos são orientados a conservar o livro em bom estado e devolvê-lo no final do ano para o uso dos alunos no próximo ano. O livro didático usado para a matéria de Física é o Física em Contextos de autoria do prof. Maurício Pietrocola. Os livros para o ano seguinte são obtidos através de requisição e o coordenador nos informou que às vezes eles demoram um pouco, mas chegam.

Seguimos para uma sala destinada a tratar de alunos com deficiência auditiva e apesar de simples e pequena, ela contava com uma série de livros especializados, modelos do corpo humano e nos pareceu um belo trabalho com bom envolvimento da equipe. O coordenador disse que há bastante problema por parte dos pais dos alunos com algum grau de deficiência. Há os com problemas em aceitas as dificuldades e procurar a obtenção de um laudo e a ajuda da escola e os que, devido à deficiência do aluno, abandonam o adolescente lá em período integral.

Seguimos para o laboratório, e aí nossa decepção foi grande. Além de ele estar inutilizado devido a ter servido de depósito, estava abarrotado de livros didáticos em condição de uso, mas não utilizados.

O coordenador nos informou, depois de questionado pela professora Vera, sobre os projetos que eles ambicionam implementar no colégio como reformas, exposição de mapas e trabalhos dos alunos nos corredores e paisagismo e para isso contarão com a ajuda de uma empresa. Disse a nós que os professores, em sua maioria, são bastante envolvidos na busca de soluções para os problemas da escola.

ANEXO:

Nome:

Mário Ferrão Carteiro

Escola:

E.E. Sen. Adolfo Gordo

Turma:

Diurno

Relato:

Relatório sobre a 1ª visita a Escola Estadual Senador Adolfo Gordo.

Como primeiro passo nos foi pedido que realizássemos uma pesquisa sobre a Escola em questão e por isso recorremos à internet, onde buscávamos não somente a localização da escola como qualquer menção a ela.

Tivemos certo desapontamento de achar várias notícias pejorativas, tais como a menção a um professor que entrou armado na escola, um vídeo no Youtube onde a Secretária Executiva da OAB Cremilda Estella Teixeira repudia e acusa a escola de dar uma prova com conhecimento muito além de um estudante dentre outras coisas.

Com isto em mente chegamos a escola às 6:50 no dia de 21 de março de 2013. Enquanto esperávamos por nossos colegas e pela Professora Vera Bohomoletz Henriques, ouvi uma conversa do coordenador, o Sr. Vinícius com um policial a respeito do porque ele ter ido ao IML no dia anterior. Depois nos foi relatado pelo mesmo que um aluno de 5ª série com 14 anos  primeiramente golpeou a nuca do inspetor enquanto este o retirava do banheiro feminino. Em seguida partiu para agredir o Coordenador Vinícius que após esquivar-se da maioria dos golpes escorregou em uma carteira e enfim também foi acertado por este aluno. Em virtude disso tudo o aluno foi encaminhado a Delegacia onde compareceram a avó do menino e uma série de testemunhas da escola. Foi-nos relatado que a avó chegou à delegacia com extrema prepotência dizendo que era a palavra do neto dela contra todos da escola, que queria chamar logo a delegada para agilizar aquilo tudo pois ela estava perdendo horas de trabalho. Um policial que passava identificou o menino como sendo um conhecido transgressor, e por ter inúmeras passagens na polícia foi encaminhado a Fundação Casa.

Finalmente após relatar-nos tudo isso é que começou a nossa visita a escola, onde o Coordenador Vinícius nos guiou e conseguiu retirar a má impressão que havíamos tido. Após um breve tour pela parte mais burocrática da escola, onde ficavam a sala dos professores, sala de reunião, secretária e diretoria nos encaminhou ao andar superior onde nos foi dito que ali eram destinado os 2º e 3º colegiais. Olhando pelas portas entreabertas, percebemos que havia uma certa ordem dentro das salas, inclusive em uma sala com aula vaga por falta de uma professora. Ele nos foi dito que alguns colégios que só possuem o ensino fundamental I e II acabam por encaminhar para a Adolfo Gordo os alunos que migrariam para o ensino médio e que estes chegam com outras concepções sobre a escola, e que ele leva cerca de 1 ano (1º colegial) para que ele consiga ensinar, educar e mostrar a responsabilidade para estes alunos, e que quando enfim chegam aos 2º e 3º anos já estão mais responsáveis. O corredor estava agradavelmente em silencio e não havia pichações nas paredes.

Em seguida fomos levados ao andar de baixo onde ficam os 1º anos. Estas salas eram um pouco mais barulhentas, os corredores possuíam algumas pichações e quando havia uma aula vaga, em vez de permanecerem nas salas de aulas como fazem os dos 2º e 3º anos, saiam para o pátio.

Adiante nos foi mostrado os corredores onde ficam os 6º à 9º anos. Além de ser incrivelmente mais barulhento, com maior algazarra havia mais pichações nos corredores e as portas recém reformadas estavam depreciadas a ponto de terem arrancado a maçaneta.

Nos foi dito que justamente estas crianças vinham de outros 3 colégios periféricos da região, entre eles o colégio Tripoli, de onde veio o menino do relato anterior. Segundo Vinícius, principalmente os alunos do Tripoli chegam completamente analfabeto e com grandes problemas comportamentais.

Em seguida nosso tour se estendeu a biblioteca, que apesar de ter um grande acervo, tanto de livros didáticos como de literatura encontrava-se “momentaneamente” desativada, pois ainda haviam caixa com livros novos que estavam por ser organizados.

Seguimos para uma sala destinada a tratar de alunos com deficiência auditiva e apesar de simples e pequena, ela contava com uma série de livros especializados, modelos do corpo humano e nos pareceu um belo trabalho.

Seguimos para o laboratório, e aí nossa decepção foi grande. Além de ele estar inutilizado devido a ter servido de depósito, estava abarrotado de livros didáticos em excesso. Livros esses que nos foi confidenciado que deveriam ter as capas arrancadas e fossem jogados ao lixo. Questionamos se ele não poderia fazer uma doação para as bibliotecas, instituições ou até mesmo para a comunidade, e ele disse que a burocracia e o jogo de poder entre, município, estado eram muito complicados. Me lembrei da estupidez nazista de queimar livros.

Por fim nos foi comentado os projetos que eles ambicionam implementar no colégio, como reformas, exposição de mapas nos corredores, paisagismo e para isso ele contará com a ajuda de uma empresa.

 

Links relacionados as notícias

 

http://www.istoe.com.br/reportagens/31381_UMA+LICAO+DE+VIOLENCIA acessado em 18/03/2013

acessado em 18/03/2013

http://www.facebook.com/pages/escola-estadual-senador-adolfo-gordo/117852341573502 acessado em 18/03/2013

ANEXO:

Nome:

Mário Rodrigues de Oliveira Filho nº15 65 743

Escola:

Adolfo Gordo

Turma:

Noturno

Relato:

EE Adolfo Gordo

Aluno: Mário Rodrigues de Oliveira Filho nº15 65 743. NOTURNO

Visita dia 19 de março de 2013 às 19 horas.

Reunimo-nos com a diretora Sandra.

A Diretora Sandra nos comunicou que faremos estágio com a professora Guará que trabalha com os professores da Universidade de São Paulo (USP) e que realiza questões para o ENEM. A professora Guará dá aulas nas turmas da manhã do ensino médio e no noturno no EJA.

A escola tem 5 turmas de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O EJA da escola tem o perfil que deve ser este tipo de ensino, constituído por adultos acima de 20 anos.

A diretora Sandra informou que tem alguns parceiros na escola. Este ano iniciará uma parceria com uma construtora. Não há parcerias com as organizações não governamentais (ONG). Alguns parceiros da escola foram contatos pela própria Sandra. A escola no ano passado teve uma parceria com um hotel, onde alguns alunos no final do estágio foram contratados pelo hotel e estão sendo bem remunerados. Eles têm parceria também com o colégio Miguel de Cervantes, instituto espanhol, alguns alunos têm aulas de espanhol.

A Sandra respondeu aos colegas sobre várias situações, por exemplo, sobre violência, que não há no período noturno. Os maiores problemas de indisciplina referiram-se ao período da tarde, ou seja, o ensino fundamental. Também respondeu que a escola não será escola de tempo integral, pois não há tem como em razão da localização e das escolas que há ao redor. Por estar próxima a Avenida Francisco Morato é um colégio de passagem.

A turma do EJA tem uma aluna surda.

Foi mostrada a nós a sala de vídeo que poderemos utilizar desde que informemos com antecedência. Tem uma televisão de 50 polegadas da LG, vídeo, computador, algumas cadeiras e mesas.

Visitamos as salas de aula.

À noite teremos apoio do inspetor Paulo. Este inspetor estuda Português na USP.

A nossa próxima visita será para entrevistar a professora Guará e verificar o planejamento dela para prepararmos as experiências.

ANEXO: Documento Word Relatorio_1_Praticas_Adolfogordo_Mario_2013.doc

Nome:

Wellgton Ferreira da Silva

Escola:

E.E.Senador Adolfo Gordo

Turma:

Noturno

Relato:

No primeiro dia de vizita a escola, eu e outros alunos da disciplina conversamos com a diretora.Basicamante fizemos perguntas sobre o funcionamento da escola, sobre a faixa etária da dos alunos e também sobre a logística da mesma.Conversando com a diretetora ela nos disse que o publico da  escola é composto por alunos repetentes e também por adultos que abandonaram a escola e que voltaram a estudar, são com esse alunos quetrabalharemos no período da noite.No periodo  da manha  a escola atende adolescentes de municìpios próximos a escola, em sua maioria.A primeira impressão que ficou é que a escola tem regras disciplinares que ao meu ver são bem rígidas e funcionam bem.                      

 

 

 

ANEXO:

Nome:

RICARDO PIRES BASTOS

Escola:

E.E. SENADOR ADOLFO GORDO

Turma:

NOTURNO

Relato:

Nossa primeira visita a escola aconteceu no dia 18/03/2013 (segunda-feira), as 19h00min. Os integrantes da duplas começaram a chegar por volta das 18h45min e permanecemos no pátio aguardando os demais. Com a chegada do Danilo nos deslocamos para a diretoria onde conhecemos a diretora Sandra. Por cerca de uma hora ficamos tirando dúvida com a diretora sobre horários, turmas, disciplina, segurança, etc. Nos foi informado que no período em que faremos o estágio não existem turmas do ensino médio e até com surpresa fiquei sabendo que há uma tendência do governo do estado de acabar progressivamente com as turmas noturnas do ensino médio, permanecendo apenas o EJA - Ensino de Jovens e Adultos.

Por outro lado uma informação muito positiva foi saber que os alunos do EJA são muito participativos, interagem bastante em sala de aula, inclusive na questão disciplinar cobrando silêncio e atenção daqueles alunos mais dispersos. A diretora também nos falou da sua luta em busca de parcerias na tentativa de melhorar cada vez mais as condições das instalações da escola bem como na questão de oportunidades de estágios para os estudantes.

A professora que ministra aulas de física nesta escola é a Guará, ela dá aula em todos os períodos, tanto para o ensino médio como para o EJA. A diretora Sandra também informou que a Guará é muito envolvida com a melhoria da qualidade do ensido de física, já tendo inclusive, desenvolvido alguns trabalhos em parceria com a USP.

Finalmente demos uma volta pela escola, conhecemos a sala de multimídia e as salas de aula, acompanhados pelo inspetor de alunos que também se colocou a disposição para aquilo que necessitássemos.

Concluindo, posso dizer que a visita foi muito positiva, tanto pela recepção da diretora, como pela descrição que tivemos da professora Guará e também pelo fato de trabalharmos com o EJA que para mim em particular vai ser uma novidade e certamente um grande aprendizado.

 

ANEXO:

Nome:

Marcos Santos Bonaldi

Escola:

E.E. Senador Adolfo Gordo

Turma:

Noturno

Relato:
ANEXO: Documento do Word 2007 Relato visita 1.docx

Nome:

Wewlton Ricardo Valente NºUSP 3165319

Escola:

Adolfo Gordo

Turma:
Relato:

        Conforme programa, fomos recepcionados pela Diretora do Colégio, a qual fez uma explanação geral sobre o funcionamento da escola, composição do corpo docente, principais problemas enfrentados, entre outros assuntos.

        Quanto ao assunto de nosso interesse, ela explicou que trabalharemos com alunos do ensino médio, do período noturno, os quais possuen na média, idade mais avançada que os demais alunos dos demais períodos (vespertino e matutino), portanto um pouco mais disciplinados.

        Ainda, a Diretora comentou que a professora na área de física, que nos acompanhará, é muito dedicada como educadora.

        Após o término da exposição da Diretora, fomos liberados e o Inspetor de Alunos Paulo, com mita prestesa, nos mostrou as dependencias do Colégio e os recursos educativos inerentes à Instituição de Ensino, os quais eram precários.

        Nada mais, foi encerrada a visita com a nossa liberação.

        Welton Ricado Valente.

ANEXO:

Nome:

Wewlton Ricardo Valente NºUSP 3165319

Escola:

Adolfo Gordo

Turma:

Noturno

Relato:

        Conforme programa, fomos recepcionados pela Diretora do Colégio, a qual fez uma explanação geral sobre o funcionamento da escola, composição do corpo docente, principais problemas enfrentados, entre outros assuntos.

        Quanto ao assunto de nosso interesse, ela explicou que trabalharemos com alunos do ensino médio, do período noturno, os quais possuen na média, idade mais avançada que os demais alunos dos demais períodos (vespertino e matutino), portanto um pouco mais disciplinados.

        Ainda, a Diretora comentou que a professora na área de física, que nos acompanhará, é muito dedicada como educadora.

        Após o término da exposição da Diretora, fomos liberados e o Inspetor de Alunos Paulo, com mita prestesa, nos mostrou as dependencias do Colégio e os recursos educativos inerentes à Instituição de Ensino, os quais eram precários.

        Nada mais, foi encerrada a visita com a nossa liberação.

        Welton Ricado Valente.

ANEXO:

Nome:

Thiago Paraguassú de Jesus - nUSP 5403502

Escola:

EE Senador Adolfo Gordo

Turma:

Noturno

Relato:

Minha impressão foi ótima, meu grupo e eu conversamos com a diretora que nos passou todas as diretrizes de funcionamento da escola bem como, regras, horários, etc. Falou também do público alvo das aulas do noturno e da região em que a escola atinge seu objetivo de levar a oportunidade do estudo. Falou que uma boa parte dos alunos do período da noite são repetentes ou mesmo adultos que voltaram a estudar e têm o objetivo de obter o diploma do ensino médio. Será o nosso público. Foi uma impressão boa!

ANEXO: