Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Jéssica Papp

Escola:

Emygdio de Barros

Turma:

Noturno

Relato:

No dia 18/03, fomos à escola Emygdio de Barros para a realização da visita de reconhecimento da instituição. Estavam presentes a Vice-Diretora (Neide) e a Coordenadora (Filó). Elas nos deixaram à vontade para conhecer o ambiente escolar.

A escola é bastante grande. Tem dois pátios para o recreio (um interno e outro externo). Conhecemos o espaço da diretoria, o refeitório, o local onde são armazenados os livros e cadernos do estado (o ambiente parece uma sala de reuniões de professores), o laboratório de informática e o laboratório de ciências.

No laboratório de informática estão disponíveis 17 computadores para utilização dos estudantes. A estagiária que trabalha no laboratório disse que o mesmo é bastante usado pelos alunos quando eles estão em aula vaga e pouco usado para aula (se for utilizado, ficam em média de dois a três alunos por computador). São permitidos acessos a Facebook, Orkut, etc, a não ser que o professor que for utilizar a sala peça para bloquear o acesso. O laboratório abre pela manhã e funciona até as 20h00.

Quanto aos materiais utilizados pelos docentes, o professor de Língua Portuguesa disse que nem todos os professores utilizam os cadernos do estado. Alguns usam os livros didáticos disponibilizados.

O laboratório de ciências comporta em média 30 alunos. Atualmente não está em funcionamento e não tem água no local. Além disso, o espaço precisa ser limpo e reorganizado para que seja possível utilizá-lo novamente. Existem vários materiais de Ciências/Biologia e Química e alguns de Física, aparentemente todos sem utilização, ficando guardados nos armários.

Referente aos alunos, eles estão concentrados em maior parte nos períodos matutino e vespertino, somando, em cada período, cerca de 900 estudantes. Já no período noturno, estão presentes de 400 a 500 alunos. Geralmente, os que estudam a noite são aqueles que trabalham durante o dia ou então os repetentes. No entanto, há casos de estudantes que estudam nesse período apenas por preferência.

Conversamos com uma aluna e ela disse que para as turmas do noturno os professores não costumam passar lição de casa. São mais exigidos os trabalhos extra-classe.

   

Quanto às minhas expectativas, acredito que o estágio será importante para o aprendizado da prática docente. Além disso, será interessante para conhecer a atual realidade das escolas públicas, assim como a realidade dos estudantes inseridos nesse ambiente escolar.

Quanto à realização do estágio, acredito que, devido às condições atuais do laboratório de ciências, as primeiras realizações das atividades deverão ser feitas em sala de aula. Somente após a reorganização do espaço, teremos condições de trabalhar com os alunos lá.

 

     

 

 

 

 

ANEXO:

Nome:

Roberto Kahn Pereira

Escola:

E.E. Prof. Emygdio de Barros

Turma:

Diurno

Relato:

Visitei a EE prof. Emygdio de Barros no dia 21/3/2013 acompanhado de meu colega Dhienes e do monitor Rodrigo. A escola possui aulas nos 3 períodos, manhã, tarde e noite, sendo as aulas da manhã para 9o ano e ensino médio, as aulas da tarde para o fundamental, do 5o ao 9o ano e as aulas da noite para ensino médio.

Por dia a escola atende quase 3000 alunos, distribuidos nos 3 turnos. A escola possui:

  • Biblioteca, que é usada pelos alunos em trabalhos de pesquisa;

  • Laboratório que pode ser usado para física, química e biologia. Vimos material para experimentos de física no laboratório alem de bancadas e material para experiências de química, como tubos de ensaio;

  • 20 salas de aula que comportam até 40 alunos por sala;

  • Auditório com projetor multimidia e computador. A mesa de som está no concerto. O auditório comporta alunos de até 2 salas de aula.

A escola é bastante grande, possuindo 2 quadras de cimento para esporte, sendo 1 delas coberta. O pátio é bastante amplo, possuindo até partes arborizadas.Existe uma lanchonete onde os alunos podem comprar lanche.

Conversamos com alunos do 2o ano. Ano passado eles não tiveram boas aulas de física, e perderam conteúdo na passagem para a série mais alta. O professor desse ano é novo, ainda não o conhecemos. Os alunos parecem interessados. Eles moram a cerca de 15 min de ônibus da escola. De manhã eles vão na escola e a tarde alguns fazem cursos profissionalizantes como computação, programação.

Estou ansioso para fazer contato com o professor e saber como vão ser as apresentações na sala de aula.

ANEXO:

Nome:

Rosângela Oliveira Santos

Escola:

Emygdio de Barros

Turma:

Noturno

Relato:

Relatório

São Paulo, 18 de março de 2013.

Ao chegar à Escola Estadual Emygdio de Barros, sito à Av. Nossa Senhora Assunção nº, localizada no bairro do Butantã, fui recebida pela coordenadora pedagógica Sra. Filomena.

O professor Daniel (língua portuguesa) permaneceu na companhia dos estudantes estagiários do IFUSP que estavam presentes para acompanhá-los e apresentar espaço físico, diretora Sra. Luciana Bastos de Miranda Pimentel e vice diretora Sra. Neide, inspetores de alunos: Sr. Ricardo, Sr. Silvio e Sra. Maria.

Este professor demonstrou interesse em realizar mudanças na metodologia de ensino, visando melhorias na compreensão da matéria e maior interação dos alunos; procurou explicar de forma simples a parte organizacional e, mostrou os livros utilizados pela escola, conforme o PNLD (Programa Nacional de Livro Didático).

Já o professor Giba que iniciou o projeto não estava presente para dar orientações; ele geralmente encontra-se na escola as quartas-feiras e sextas-feiras. E, através de seus colegas percebi que ele apresenta-se aberto a inovações, é carismático com os colegas de trabalho e alunos.

A escola possui laboratório de informática com capacidade de 2 alunos por microcomputador para uma sala com 40 alunos.

As regras gerais de uso do laboratório de informática são:

Ocorrência                  Suspensão

Site pornô                            1 mês

Alterar sistema                    2 meses

Desacato ao estagiário      3 meses

 

Ameaçar integridade   

física do estagiário             6 meses

Agredir verbal ou

fisicamente o estagiário   12 meses

Obs.: todos ficarão sujeitos a utilização do laboratório somente das 16h às20h de segunda-feira a sexta-feira com a presença da monitora assistente Srta. Tainara, sendo que para praticas de atividades com professores é necessário fazer reserva com um dia de antecedência.

Na escola encontrei um laboratório de Ciências, desativado, sem água e, nele há várias pipetas, vidros vazios e com reagentes químicos, caixas com rochas, balanças etc. A maior parte dos materiais nele encontrado são de predominância química. O laboratório possui bancadas que aparentemente estão em perfeito estado para uso, sendo que o local deverá primeiramente ser devidamente higienizado para reiniciar a cultura de experimentação.

Segundo informações na secretaria, a escola coloca a disposição dos alunos uniforme e valor do mesmo, mas não vi nenhum aluno com a camiseta ou moletom com emblema da escola como forma de identificação, além disso, eles mantêm o tradicional provão; não busquei informações sobre o calendário das provas.

São utilizadas somente 10 salas de aulas no período noturno, longe de sua capacidade total, tendo uma média de aproximadamente 500 estudantes neste período. Alguns alunos têm atividade profissional remunerada no horário comercial, mas não se trata da maioria.

A frequência nas aulas as quartas-feiras costuma ser normal e, sextas-feiras o número de alunos é reduzido. No período da manhã os perfis de alunos são da classe média, a noite boa parte é de baixa renda e morador da comunidade.

A escola oferece ensino fundamental II no período da tarde, e ensino médio no período manhã e noite. O colégio não trabalha com salas destinadas ao EJA (Ensino para Jovens e Adultos), atua somente com o ensino regular. Os professores possuem chaves dos banheiros que permanecem trancados durante a aula.

Verifiquei o posicionamento dos inspetores que circulavam nos corredores entre as salas, pátio coberto e área aberta, sendo que a Sra. Maria que trabalha nesta instituição de ensino desde 1978, onde iniciou como servente e ocupa atualmente a função de inspetora, informou que o período noturno normalmente é tranquilo para trabalhar.

Não localizei cantina ou refeitório, mas de acordo com a movimentação observei que lá possivelmente oferecem merenda para os alunos, poderei me certificar disto na próxima visita. 

Conversei com Fernanda, ex-aluna do professor Daniel, que falou sobre a interação dos alunos com os professores, indicando a preferência por trabalhos extra sala e atividades que promovam curiosidade e interesse dos alunos.

Notei que a maioria dos alunos são interessado pelo aprendizado, e poucos permanecem fora da sala de aula por motivo e razões próprias.

Importante salientar que os estagiários do IFUSP que possuem veículo poderão contar com a colaboração da diretoria da escola, pois, serão cedidas vagas no estacionamento da escola como medida de segurança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO:

Nome:

Edson Carlos Pereira da Silva

Escola:

E.E. PROF. EMYDIO DE BARROS

Turma:

Noturno

Relato:

 Como foi combinado previamente nos encontramos em frente ao colégio Prof, Emydio de Barros no dia 18/03/2013. O colégio se localiza em uma rua bem movimentada e estreita.

 Fomos recepcionados pela vice diretora e pela coordenadora nos foram mostrados a sala de informática onde estavam disponíveis 16 computadores com uma monitora que assistencia aos alunos. Na parede um banner classificando as punições de acordo com a gravidade da infração cometida ao utilizar o computador. Foi mostrado a sala de reuniões de professores e nesta sala estavam os livros didáticos fornecidos pelo estado. A escola possui 20 salas e em cada sala 20 alunos em média no noturno, então são aproximadamente 400 alunos no noturno são alunos do ensino médio regular, suas caracteristicas estão no fato de muito já se tornarem repetentes e com idade inapropriada para o periodo noturno muitos trabalham, no geral são tranquilos e não dão muito trabalho para os professores e inspetores de alunos.

Visitamos as instalações da escola um patio coberto e outro ao ar livre, refeitório e anfiteatro alem de uma quadra de esportes. Visitamos demoradamente o laboratório e pelo que observamos parecia não ser usado a muito tempo, embora estivesse bem abastecido de materiais de todas a disciplinas, para nossa matéria balanças, microscópios entre outras coisas. É preciso uma boa limpeza e organização até lá as experiencias terão que ser feitas em outro luga.

Quanto as minhas expectativas; estou muito animado fomos bem recebidos e acredito que teremos todo o apoio necessário para realizar um bom trabalho.

ANEXO:

Nome:

Adriana de Souza

Escola:
E.E. Prof. Emydio de Barros
Turma:

quarta-feira 19:00

Relato:

A impressão que eu tive da escola foi muito boa, a direção a coordenação, os funcionários foram muito receptivos e conversaram conosco, a inspetora nos relatou que os alunos do noturno não são indisciplinados, e realmente foi esta a impressão dos alunos que estavam na escola.

O professor de português nos levou para conhecer a escola que possui 20 salas dispostas em 2 andares.  É uma escola grande com cerca de 800 alunos no período da manhã, 800 no período da tarde e 500 alunos no período noturno. A direção nos informou que nem todos os alunos que frequentam o período noturno  trabalham, mas acabam frequentando por falta de vagas no diurno e também porque as outras escolas ficam muito longe, são alunos que fazem parte em sua maioria das  comunidades próximas à escola.

Os livros aprovados pelo PNLD entregues à escola estavam na sala dos professores, junto com os Cadernos do Aluno do Estado de São Paulo, para serem distribuídos.

A escola possui um laboratório de informática com 17 computadores, alguns professores utilizam mas a maior parte da utilização é dos alunos em horário de aula vaga, infelizmente a sala só funciona até as 20:00, prejudicando a sua utilização por parte dos alunos do período noturno.

Existe na escola um laboratório de ciências inativado com muita vidraria de química, materias de biologia, sucata, etc. O laboratório se encontra sujo, mas tem potencial acredito que poderíamos fazer um trabalho para revitalização e reutilização do local.

A escola possui um grande potencial para que possamos realizar nosso trabalho durante este ano.

ANEXO:

Nome:

Caio Gomes

Escola:

E.E. Prof. Emydio de Barros

Turma:

Noturno

Relato:

Visitamos a escola no dia 18.03.2013, ás 19h.

A instituição possui cerca de dois mil alunos, dos ensinos fundamental e médio,  que estudam nos períodos da manhã, tarde e noite, distribuídos em salas de aula que comportam em média quarenta pessoas.

A escola possui um laboratório sem condição de utilização imediata, mas que se sofrer uma pequena limpeza propiciará um espaço bastante interessante para atividades experimentais com os alunos. Existe também uma sala de informática contendo 16 computadores, mas que funciona apenas até as 20h, além de duas quadras poliesportivas que podem ser utilizadas em trabalhos que exigem maior espaço e liberdade.

Quanto a faixa etária dos estudantes, temos no período noturno, onde é oferecido o curso do ensino médio, alunos com idades entre 15 e 18 anos. Não ensino há supletivo na  E.E. Prof. Emydio de Barros.

A direção e os professores da escola nos receberam com bastante presteza, respondendo a todos os questionamentos efetuados, o que me leva a crer que o ambiente será adequado e bastante motivador para o desenvolvimento do estágio.

 

ANEXO:

Nome:

Dhienes Rocha Moura Quirino

Escola:

E. E. Professor Emygdio de Barros

Turma:

Diurno

Segunda feira das 10h às 12h

Relato:

São Paulo, 05 de abril de 2013.

 

No dia vinte e um de março de dois mil e treze, sob a orientação do monitor-educador Rodrigo, nós (meu colega de equipe Roberto, eu e mais dois colegas de turma) realizamos nossa primeira visita a referida escola. Neste primeiro dia, devido a uma alteração de adiantamento de horário, não contemplei a visita em sua plenitude, por atrasar-me. Contudo, a visita a este recinto escolar proporcionou-me alguns conhecimentos acerca da escola.

Suas dependências buscam atender nos horários compreendidos das sete às vinte e três horas, um contigente discente composto de três mil alunos, os quais são distribuídos em três períodos (manhã, tarde e noite) e subdividos ao atendimento por séries/anos, a saber, da quinta série / sexto ano à oitava série / nono ano do Ensino Fundamental e às três séries/anos do Ensino Médio (o Ensino de Jovens e Adultos [EJA].
Em sua estrutura, há vinte salas de aula, uma biblioteca, um auditório audiovisual, um laboratório de ciências e duas quadras esportivas (uma com cobertura e outra descoberta).

Nesse primeiro dia, além de conhecer um pouco sobre a escola, também conhecemos um pouco sobre o aspecto do corpo discente do Ensino Médio. No pátio de recreação da escola, havia uma turma de aula vaga, a qual, abordamos alguns alunos no intuito de conhecer um pouco sobre suas visões acerca da escola e, em específico, da disciplina de Física. Em um diálogo aberto, perguntamos a eles suas séries e, sendo eles oriundos do segundo ano do Ensino Médio, já tinham alguma experiência estudantil quanto a referida disciplina. Suas referências acerca da Física foram vagas, relatando não entender muito, ou não ter conhecido bem a disciplina. Um dos alunos citou gostar, contudo foi específico que sua afinidade se focava na parte matemática da disciplina, não tendo eles, contato direto com a parte experimental. Eles também citaram que no ano anterior a escola promoveu uma feira de ciências.

Em nossa última parte da visita, Roberto e eu fomos conhecer o laboratório de ciências, que parece ser munido de alguns experimentos de Física e Química. Ao que lembro, não observamos algo relacionado a Biologia, apesar de ter ouvido alguma coisa a respeito.

Aqui encerro o relatório da primeira visita.

Dhienes

ANEXO:

Nome:

Eduardo Rodrigo da Silva Dyna

Escola:

EE Prof. Emygdio de Barros

Turma:

Noturno

Relato:

Em 18/03 fomos até a escola Emygdio de Barros para reconhecimento físico do local e para nos apresentarmos às pessoas com que íamos trabalhar.

Fomos recebidos pela vice diretora Neide e pela coordenadora Filó. neste primeiro momento deixaram-nos a vontade para conhecer a estrutura da escola. É uma escola bastante espaçosa. Conhecemos onde são estocados os materiais didáticos, refeitório, diretoria, etc.

A seguir fomos conduzidos pelo professor Daniel, que leciona língua portuguesa, pois a Filó estava atarefada e o professor Giba, de Física, estava ausente, pois ele não dá aula às segundas-feiras no Emygdio.

O professor Daniel nos levou até uma sala de Informática muiot interessante e atraente, muito bem equipada e estruturada. Possui 17 computadores. Conversamos com a Tainara,numa estagiária que trabalha na condução dessa sala. Ela nos informou que a sala é bem utilizada por alunos que estão de aula vaga e que é pouco utilizado para fins didáticos.

Conversamos a seguir com a Dona Maria, inspetora de alunos, que trabalha nessa escola há 34 anos e nos deu um breve relato de como é a escola. Nos informou que o período noturno é bem tranquilo e que havia poucos problemas com alunos.

Conversamos também com uma aluna, a Fernanda, que nos relatou sua visão da escola e do ensino, que nos deu a entender que achava a escola muito boa, que havia bons professores. Disse também que não havia atividades 'extra-classe' no noturno, que havia pouca lição de casa, que apenas faziam trabalhos em sala de aula, em duplas ou grupos, e que nesses tipos de trabalhos as aulas eram sempre uma bagunça.

Por fim visitamos o laboratório da escola. Demorou um pouco até conseguimos entrar poisestavam procurando a chave. Percebemos que o local não era utilizado e ratificamos ao entrar na sala. É uma sala bem grande e equipada, porém estava abandonada. As saídas de água não estava em funcionamento, estava tudo muito sujo e vários equipamentos em mal estado. Seria uma sala perfeita para nosso projeto com experimentos, bastava apenas uma faxina.

Enfim, uma escola que nos rcebeu muito bem, com boa estrutura que nos animou a seguir com o projeto ao longo do ano.

 

ANEXO:

Nome:

Eusébio Adão e Henrique Furia Silva

Escola:

Emydgio de Barros

Turma:

3C e 3D

Relato:

Conversamos inicialmente com o inspetor da escola. Como o professsor Mario só vai à escola na segunda e na sexta-feira, não pudemos encontrar com ele. Pudemos conversar com dois alunos de ensino médio, que estavam no pátio na ocasião de uma aula vaga.

São 20 salas, agrupando cerca de 800 alunos distribuídos nos três períodos letivos, com aproximadamente 40 alunos por sala. A quadra de esportes fica fechada quando não há professor, por uma questão de segurança da saúde do aluno.

O refeitório tem 42m^2 de área, o que é um espaço extremamente restrito para acomodar os alunos.

ANEXO:

Nome:

Ricardo Cassiano dos Santos

Escola:

E.E. PROF. EMYDIO DE BARROS

Turma:

Noturno

Relato:

A Escola Estadual Emygdio de Barros fica na Av. Nossa Senhora Assunção, Butantã.
Fui recebido e acompanhado pelos inspetores de alunos que acabaram por me acompanhar na visita.
Fui informado que o próprio professor de Física, professor giba é um dos grandes personagens responsaveis pelo trabalho entre a usp e a escola.
Na visita foi apresentado as salas de aula, e um laboratório de Ciências desativado, mas que parecia estar em perfeitas condições. Existem 3 bancadas que se limpas, poderiam ajudar em muito as experiencias uma vez que ajudariam a organizar de forma ordenada os alunos.
A escola conta com livros didaticos
Parte dos alunos exerce atividade remunerada durante o dia. Mas isso não se demonstrou ser a grande maioria da escola.
Exite um laboratorio de informatica que fica a disposição dos alunos
A escola não conta com cantina
Segundo os inspetores, no periodo da manhã e da tarde, os alunos são de familias com renda superior aos alunos que frequentam o noturno.
Os alunos em sua maioria permaneceram em sala de aula, não havendo quase ninguem para fora da sala durante as aulas.
Fiquei bem satisfeito com a organização da escola e com a receptividade dos professores

ANEXO: