Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Lucas Moraes dos Santos

Escola:

E.E. Prof. Andronico de Melo

Turma:

Diurno

Relato:

Relato

Visita #1 E.E. PROF. ANDRONICO DE MELO

Lucas Moraes dos Santos, n° USP 7161100

 

Nesse primeiro contato com a escola diria que foi extremamente proveitoso e produtivo, consolidamos as primeiras impressões e conhecemos as principais características como era o objetivo. Logo quando cheguei, trinta minutos antes das aulas começarem, já notei uma boa movimentação dos alunos no pátio principal, estava chovendo e a escola abriu os portões para entrada dos mesmos na área interna coberta. Nesse período tive a oportunidade de constatar a grande área ocupada pelo Andronico, um estacionamento a esquerda, duas quadras (uma coberta outra não) a direita, um pátio externo com muitos bancos e uma pátio interno também muito grande com capacidade para atender um grande número de alunos, uma sala audiovisual com espaço bem interessante, secretaria e sala dos professores. Há também no primeiro andar do prédio, um corredor muito largo, uma sala de leitura, um laboratório de ciências, e as demais salas de aula, no geral uma infraestrutura pensada realmente para atender os mais de 1600 alunos.

Em relação ao quadro de funcionários o que mais chamou atenção foi o número de professores, contam com mais de 100 educadores divididos nos três períodos letivos, de diversas naturezas possíveis, isto é, que são efetivos, que trabalham em outra área que não a educação, que lecionam na rede municipal concomitantemente, etc. De uma longa discussão com a diretora Sônia, tomamos contato com os conflitos que a escola passa não só da relação aluno-aluno e professor-aluno (dos mais variados possíveis, principalmente pela diversidade sociocultural dos mesmos e o embate de gerações de professores conservadores com a modernidade dos novos estudantes) como também professor-direção, estes já mais relacionados com o tradicionalismo de alguns professores mais velhos da casa e sua pouca reciprocidade em mudanças. Ela informou também a falta de funcionários que o Andronico tem passado nos últimos anos, devido à falta de interesse dos profissionais da área principalmente pela má remuneração do estado nas respectivas funções (segundo a própria diretora). Finalizamos a visita checando os materiais disponíveis no laboratório.

ANEXO: Documento do Word 2007 Relato 1.docx

Nome:

Lucas Moraes dos Santos

Escola:

E.E. Prof. Andronico de Melo

Turma:

Diurno

Relato:

Relato

Visita #1 E.E. PROF. ANDRONICO DE MELO

Lucas Moraes dos Santos, n° USP 7161100

 

Nesse primeiro contato com a escola diria que foi extremamente proveitoso e produtivo, consolidamos as primeiras impressões e conhecemos as principais características como era o objetivo. Logo quando cheguei, trinta minutos antes das aulas começarem, já notei uma boa movimentação dos alunos no pátio principal, estava chovendo e a escola abriu os portões para entrada dos mesmos na área interna coberta. Nesse período tive a oportunidade de constatar a grande área ocupada pelo Andronico, um estacionamento a esquerda, duas quadras (uma coberta outra não) a direita, um pátio externo com muitos bancos e uma pátio interno também muito grande com capacidade para atender um grande número de alunos, uma sala audiovisual com espaço bem interessante, secretaria e sala dos professores. Há também no primeiro andar do prédio, um corredor muito largo, uma sala de leitura, um laboratório de ciências, e as demais salas de aula, no geral uma infraestrutura pensada realmente para atender os mais de 1600 alunos.

Em relação ao quadro de funcionários o que mais chamou atenção foi o número de professores, contam com mais de 100 educadores divididos nos três períodos letivos, de diversas naturezas possíveis, isto é, que são efetivos, que trabalham em outra área que não a educação, que lecionam na rede municipal concomitantemente, etc. De uma longa discussão com a diretora Sônia, tomamos contato com os conflitos que a escola passa não só da relação aluno-aluno e professor-aluno (dos mais variados possíveis, principalmente pela diversidade sociocultural dos mesmos e o embate de gerações de professores conservadores com a modernidade dos novos estudantes) como também professor-direção, estes já mais relacionados com o tradicionalismo de alguns professores mais velhos da casa e sua pouca reciprocidade em mudanças. Ela informou também a falta de funcionários que o Andronico tem passado nos últimos anos, devido à falta de interesse dos profissionais da área principalmente pela má remuneração do estado nas respectivas funções (segundo a própria diretora). Finalizamos a visita checando os materiais disponíveis no laboratório.

ANEXO:

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Escola:

E.E. Prof. Andronico de Melo

Turma:

Diurno

Relato:

Primeiramente, irei transcrever alguns apontamentos que fiz durante a visita. E, em seguida, irei fazer um comentário geral.

Apontamentos (baseados em conversa, e em visita às dependências da escola, junto à diretora Sônia):

 - A escola conta com cerca de 1.680 alunos. Sendo cerca de 600 à tarde, 570 pela manhã e 510 à noite.

 - A escola conta com cerca de 100 professores, sendo cerca de 56 efetivos e 10 OFAs (Ocupante de Função-Atividade).

 - A evasão escolar é no colégio Andronico é grande. Para muitos alunos, a escola não é importante. Muitos acham que a escola está lá para lhes servir, ela é que tem de se adaptar a eles. A escola não é uma prioridade, não é necessária, para muitos alunos.

 - Há alguns alunos de LA (Liberdade Assistida), mas, na opinião da diretora Sônia, a escola não possui um preparo para dar conta de lidar com esses alunos,

 - Segundo a diretora Sônia, o modelo de professor tradicionalista (que usa apenas giz e lousa, e eventualmente as antigas transparências, dando assim aulas no formato dito "tradicional") funciona para alguns casos de turmas da escola.

 - Professores antigos apontam problemas, mas não se envolvem, não se engajam de fato para melhorar a escola. Há também um forte grupo do "sempre do contra": para todas as propostas, apontam problemas, não contribuem com soluções, não ajudam, sempre acham que não vai dar certo.

 - O maior desafio que a escola Andronico enfrenta, segundo a opinião da diretora Sônia, é conseguir o envolvimento dos professores, formando assim uma equipe que tenha uma unidade, seja unida e coesa, que trabalhe em conjunto.

 - Mas a escola passa, atualmente, por um período de renovação, pois professores antigos têm se aposentado.

 - O principal motivo apontado pela diretora Sônia, para a desmotivação dos professores é a sua baixa remuneração. Aponta, particularmente, que não se paga por hora extra trabalhada.

 - Cerca de 10% dos professores acumulam outros cargos públicos em outras escolas (estaduais e municipais).

 - A maioria dos professores possui outras atividades profissionais, seja em outros colégios, seja em outras atividades profissionais.

 - A escola possui uma biblioteca com muitas centenas de livros. Possui um auditório com equipamento de áudio-visual e palco. Possui uma sala de computadores (mas que, atualmente, não dispõe de acesso à internet). E possui um laboratório de Ciências (utilizado para aulas de Física, Química e Biologia), que dispõe de bancadas e alguns armários com diversos recursos que podem ser usados pelos professores, principalmente de Química e de Física (apesar de serem recursos antigos, alguns deterioriados, mal conservados, e/ou danificados).

Comentários e impressões:

Minha impressão geral foi de que a escola Andronico é uma escola com alguns problemas razoavelmente sérios, principalmente ligados à falta de mão de obra. A ausência de pessoas preenchendo cargos, atualmente vagos, faz com que muito trabalho esteja tendo de ser executado por poucos profissionais, principalmente no que diz respeito à administração escolar. Arriscaria dizer, entretanto, que considero provável que isso não seja uma particularidade do Andronico. Que, inclusive, haja muitas escolas com problemas muito mais sérios e complexos de serem sanados.

Não foi ainda possível ter uma melhor dimensão do processo educacional que ocorre nas salas de aula. Nenhuma foi visitada, algumas apenas foram vistas de fora, por meio das pequenas janelas presentes em cada porta que dá acesso a elas (um detalhe que chama a atenção é a presença de grades nessas pequenas janelas, as quais remetem, a mim, à imagem de portas de uma prisão, ou jaulas, algo que distoa daquilo que eu, pelo menos, considero ser a imagem que uma escola deveria vir a apresentar).

Aparentemente, pelo menos no período matutino, não parece haver grandes problemas de disciplina, por exemplo, entre os alunos. Vimos muitos alunos no pátio, mas isso por estarem em aula de Educação Física, aula essa que havia sido cancelada devido às chuvas que molharam a quadra. Não foi precenciado qualquer episódio de indisciplina durante as horas em que estivemos na escola.

A infraestrutura do Andronico, de forma geral, parece ser um tanto velha. Não constatei a existência de nenhum móvel ou equipamento que parecesse ter sido adquirido recentemente, ou de espaço que tenha recebido alguma reforma há pouco tempo. Arriscaria dizer que a escola, como um todo, deve ter sido visualmente a mesma ao longo dos últimos anos, sem renovações e melhorias substanciais. Exceto talvez na Biblioteca, esta sim aparentemente um espaço um pouco mais novo, comparado com os demais ambientes da escola.

Finalmente, com relação ao Laboratório de Ciências, acredito ser um bom espaço, que poderá servir aos propósitos do estágio que iremos fazer ao longo do ano. Como o resto da escola, tem um aspecto de ambiente antigo, com conservação um tanto precária, principalmente no que se refere aos recursos disponíveis para serem usados, armazenados em armários. Talvez seja necessária, pelo menos e no mínimo, uma reorganização do espaço, vinculada a uma catalogação dos recursos disponíveis, para que se torne possível uma otimização da utilização do Laboratório, não só pelos estagiários de Práticas, mas, claro, por todos os professores de Ciências do colégio Andronico.

ANEXO:

Nome:

Priscila Ribeiro dos Santos

Escola:

E.E. Andronico de Melo

Turma:

Noturno

Relato:
ANEXO: Documento PDF relato.pdf