Conteúdo da aula
Objetivos
da aula: retomar os conceitos da aula anterior, a partir da discussão dos
textos, para sedimentar os conceitos estudados. Ao final da aula, os alunos e
as alunas devem saber responder quais são as gerações em que os direitos
humanos são classificados, quais seus momentos históricos, lutas e tratados
internacionais, bem como compreender a crítica a esta classificação. Além
disso, devem compreender os conceitos de integralidade, indivisibilidade, nterdependência e universalidade dos direitos humanos.
Conteúdos:
· Retomada dos conceitos da aula anterior, a partir dos textos lidos.
· Classificação tradicional dos direitos humanos em gerações, seus respectivos tratados e momentos históricos, e crítica a este sistema de classificação.
· Características dos direitos humanos: integralidade, indivisibilidade, interdependência.
Bibliografia sugerida:
· Texto obrigatório: ESCRIVÃO FILHO, Antonio; SOUSA JÚNIOR, José Geraldo de. Para um debate teórico-conceitual e político sobre os diretos humanos. Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2016. Capítulo 1, item 1.2: Categorias analíticas: gerações, dimensões ou processos de direitos, e indivisibilidade, interdependência e integralidade dos direitos humanos (páginas 35 a 44).
Atividade não está pronta
Por favor, volte mais tarde.