Nome:

Thiago A. Vieira

Fábio G. Galindo

Turma:

3°eja

Atividade:

convecção - transfeência de calor

Plano de Aula:

Correntes de convecção.

 

Plano de Aula

Objetivos

Através do experimento abaixo descrito, mostrar aos alunos que a transferência de calor por meio da convicção é realizada de várias maneiras, pois como o assunto já foi abordado anteriormente, os alunos já têm o conceito prévio do que é convecção e o objetivo é firmar o conceito deste tema e também fazer com que eles consigam fazer associações com seu cotidiano. Foi proposto para nós realizarmos uma avaliação do conteúdo com os alunos. Como tivemos alguns problemas, pois a professora teve alguns problemas pessoais e também porque em uma ocasião nossa caixa não foi para a escola, para não deixar os alunos com um experimento a menos decidimos reforçar o que foi antes explanado e exposto, mas de uma outra forma.

 

Pré-Requisitos

Leitura de enunciados;

Leitura de procedimentos;

 

Dinâmica da aula

Organização dos alunos

Os alunos deverão se reunir em grupos de aproximadamente 5 pessoas, para poderem ter contato com o experimento individualmente e trocarem informações, opiniões e aprimorar o trabalho em grupo.

Comanda da atividade

Os grupos deverão estar com os seguintes materiais à mão:

- quadro tubular de vidro;

- Água;

- Corante;

- Lamparina;

- Alcool;

- Fósforo

Possíveis dificuldades

Por se tratar de um experimento que envolve materiais vítreos e fogo, o ponto de principal atenção durante a realização do experimento é com a segurança dos alunos, ao pedirmos que manuseiem o vidro e a lamparina com cuidado para não quebrar o vidro nem tampouco gerar um incêndio e/ou queimaduras no corpo;

Comanda da Atividade

Inicialmente, os alunos irão colocar água dentro do quadro tubular de vidro até enche-lo totalmente e com o conta-gotas colocar algumas gotas de corante por um pequeno orifício na região superior do quadro.

 

Após a realização da atividade, ele deverá responder um questionário, relatando tudo que foi observado e questionando-o sobre o que foi visto na experiência.

No fim da atividade, iremos fornecer aos alunos um questionário individual a respeito do que eles acharam das atividades de estágio para recebermos um feedback por parte dos alunos referente ao estágio realizado por nós.

 

Respostas esperadas

Esperamos que após o experimento, os alunos conversem entre si e tentem solucionar a

seguinte as questões que constam na folha da atividade e se eles conseguem concatenar o que foi visto em sala com a realidade do dia-a-dia

Roteiro: Documento do Word 2007 Avaliação dos Estagiários.docx