Nome:
Turma:
Relato:

Relato – Atividade 6:  Tubos de convecção.

Escola: Daniel Pontes                    Turma: 3°E

Nome: Dricia, Jéssica e Maria

Nossa ultima aula experiência na escola foi a Tubos de Convecção. Onde levamos tubos quadriculares preenchidos com água e uma gota de corante para que os alunos percebessem o que iria acontecer com o conteúdo mediante uma fonte de calor.

Os alunos rapidamente identificaram que a água de “movimenta” ao redor do tubo. Em alguns casos, os próprios alunos colocaram a fonte de calor no lado oposto para verificar o que ocorria. O interessante a respeito desse ponto, foi vê-los formularem hipóteses do que iria acontecer, e quase todos propuseram o correto, que o sentido de movimento da água nos tubos se inverteria.

Quase a totalidade dos alunos entenderem que a água se movimenta a partir do momento em que ela é aquecida, porém não conseguiam formular uma hipótese do porque isso acontecia. Muitos tentaram fazer a alusão de quando água e fervida para tentar explicar, mas apenas poucos alunos “chutaram” que a água seriam mais leve e ainda sim, não entendiam esse aspecto como o conceito de densidade.

Observamos que, essa experiência agregou em conhecimento aos alunos, porem, só foi totalmente compreendida pelos mesmos com a nossa explicação e exploração nas mesas e associação com outras situações do cotidiano.  Acreditamos que a falta de uma base foi o ponto que prejudicou um pouco a questão da percepção dos alunos, mas foi interessante observar as formulações a respeito do que aconteceria.

Anexos: