Descrição da aula
Objetivos da aula: os alunos e as alunas, ao final da aula, devem conseguir definir como são conceituados os direitos humanos para diferentes perspectivas. Devem compreender a noção de que os conhecimentos são formulados de lugares específicos, parciais, e que isso se mostra tanto na conceituação dos direitos humanos quanto nas próprias definições sobre o direito. A partir da exposição e discussão, devem compreender que a adoção de diferentes perspectivas sobre os direitos humanos (ou sobre o direito) leva a diferentes resultados.
Conteúdos:
· Apresentação da divisão do curso em unidades; programação da primeira unidade.
· Conceito de direitos humanos: direitos humanos como essenciais, universais e inerentes; direitos humanos como derivados de normas internacionais; direitos humanos como processos de luta.
· Parcialidade do conhecimento, e consequências para o estudo dos direitos humanos.
· Perspectivas sobre o direito e consequências para o estudo dos direitos humanos.
Bibliografia sugerida:
· Texto obrigatório: FLORES, Joaquim Herrera. A (re)invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux. 2009. Capítulo 1: Do que falamos quando tratamos de direitos humanos: os direitos humanos como processo (páginas 23 a 34).
· Texto complementar: ESCRIVÃO FILHO, Antonio; SOUSA JÚNIOR, José Geraldo de. Para um debate teórico-conceitual e político sobre os diretos humanos. Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2016. Capítulo 1, item 1.1: Debate sobre o fundamento dos direitos humanos (páginas 13 a 35).
· Texto complementar: HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial.
Atividade não está pronta
Por favor, volte mais tarde.