Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

Turma:

3°E

Relato:

Relato – Atividade 4: Imã: Descobrindo o campo magnético

Escola: Daniel Pontes                    Turma: 3°E

Nome: Dricia, Jéssica e Maria

Nesta aula levamos para os alunos uma atividade com um tema diferente, mudamos de assunto da termodinâmica, que estávamos trabalhando nas experiências anteriores, para o magnetismo. Como a professora não exige que nossas atividades sejam ligadas aos assuntos que ela aborda em sala de aula, durante a oficina estávamos discutindo sobre essa ideia de mudar de assunto e a nossa educadora sugeriu a atividade com os imãs e a limalha de ferro e decidimos levá-la para os alunos.

Como nas outras atividades, chegamos um pouco antes do horário da aula, arrumamos a sala com as carteiras em grupos e distribuímos os materiais. Os alunos foram chegando e logo começaram a manusear os imãs, o primeiro passo do roteiro era para que eles aproximassem os imãs e depois mudassem uma das faces para ver o que acontecia, eles colocaram os imãs em todas as posições possíveis e nos questionaram bastante sobre o que acontecia em cada movimento. Pedimos para que eles nos dissessem o que estava acontecendo e tivemos todo tipo de resposta. Uma ligação interessante que muitos fizeram foi com a gravidade, muitos deles ligam o campo magnético do imã com a gravidade, neste ponto abordamos o assunto da Terra ser um “grande imã” e achamos que as diferenças ficaram claras.

No segundo passo em que os estudantes deveriam jogar a limalha de ferro sobre o papel com os imãs embaixo, também observamos que eles fizeram todos os movimentos possíveis, com os imãs na vertical, na horizontal, um na vertical e outro na horizontal e muitas outras configurações.

No terceiro passo em que eles mergulharam o imã na limalha de ferro e formaram o campo em volta do imã percebemos que eles ficaram bastante impressionados com as figuras que se formavam quando eram aproximados dois imãs, percebemos que eles gostaram bastante deste momento e ficou claro para eles o aspecto do campo magnético ser em três dimensões.

No final fizemos uma pequena exposição sobre o campo magnético e como ele se comporta e esclarecemos as dúvidas que ainda restaram do experimento.

Anexos: