Objetivo:
A radiação está presente em nosso cotidianto constantemente. Este "ente" invisível é dotado de diversas representações pelos mais variados veículos de comunicação não-especialiazados, construindo dessa forma, significações diversas. O objetivo dessa aula é verificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema e, sensibilizá-los para o estudo das radiações.
Pré-requisitos: leitura de enunciado.
Dinâmica da Aula:
1- Apresentação da Atividade: será informado aos alunos que o questionário que será aplicado não possue o intuito de avaliar, mas para servir como um disparador para aula que se segue; depois serão escolhidas algumas afirmações para discussão na roda, rememorando, assim, o "cotidiano das radiações".
2 - Organização dos Alunos: será solicitado aos alunos que se organizem em uma grande roda, após o preenchimento do questionário. O intuito da roda é facilitar o diálogo entre o educador-educando e educando-educando.
3- Comanda (enunciado) da atividade: será distribuído o questionário aos alunos para que eles preencham (10 min); organização em roda (5 min); discussão das afirmações dos questionários
4 - Possíveis Dificuldades: por se tratar de uma dialógica, pode-se esperar problemas relacionados: ao comportamento (disciplinar); por se tratar de uma dinâmica diferente
5 - Respostas Esperadas: espera-se que os alunos participem da discussão, sem receio de represalhas por parte dos colegas ou do próprio estagiário; que eles possam argumentar sobre as suas respostas, trazendo a relação de seu cotidiano com o tema proposto.
6 - Fechamento e Síntese: com a reflexão acerca do tema através da aula dialógica, espera-se, também, que os alunos apreendam alguns conceitos, mesmo que qualitativamente, que cercam o tema radiações;
7 - Avaliação: pela natureza da proposta, não haverá avaliação.