Experimento: Cadeira de pregos
Objetivo: Reforçar o conceito de pressão e sua utilidade para compreensão de fenômenos do dia-a-dia.
Tema: Pressão
Pré-requisitos: Conceito de pressão, força e área.
Dinâmica de aula:
A aula terá início com uma pergunta: como beber água usando um canudinho se relaciona com a nossa respiração?
A partir das respostas dos alunos relembraremos o que foi discutido na última aula e como o conceito de pressão é útil e presente no nosso cotidiano. Se pararmos para analisar, verificaremos que estamos rodeados por uma grande massa de ar. A nossa atmosfera é composta por diversos gases, como o oxigênio, o nitrogênio, o gás carbônico, vapor de água, etc.
Todos esses gases estão fazendo pressão sobre a superfície da Terra e a esta pressão damos o nome de pressão atmosférica. Quem primeiro realizou a experiência para determinar a pressão atmosférica ao nível do mar foi o físico Evangelista Torricelli.
Tendo o conceito de pressão reforçado, assim como sua descrição (P= F/A e P = rgh), serão explicados os procedimentos das atividades realizadas (cama de pregos, canudinho no cotidiano e atividade da seringa).
Avaliação: Resolução do roteiro e participação nas discussões.