Nome:

Alexander Brilhante Coelho, Clístines Mariano e Welton Valente

Turma:

segundo ano eja TC

Relato:

Após duas semanas que não pudemos aplicar atividades, finalmente iriamos ter nossa primeira aula.A ideia inicial seria manter a aula que ja haviamos preparado, sobre energia, onde demostrariamos primeiro um pendulo que montamos com um barbante e uma bola de isopor e depois aplicariamos a atividade das rampas com as bolinhas.

Chegando na escola a professora nos avisou que a aula de ingles do outro segundo tinha sido adiantada então ela juntaria a nossa turma com outro segundo ano. A principio tudo bem, mas na hora da aula descobrimos que da nossa turma, só uma aluna ficou para a aula, sendo que todos os alunos ali não eram os nossos. Além disto, conversando com eles, descobrimos que eles tinham feito esta mesma atividade a um mes atras com outros colegas da disciplina e ainda por cima, ja estavam vendo outra materia(termo).

Sem muito o que fazer, aplicamos a demosntração do pendulo, usando um aluno de cobaia para retomar um pouco sobre transformação de energia e em seguida, distribuimos a atividade.Para não ficar tão repetitivos, inventamos na hora uma modificação no experimento.A ideia do experimento era uma analise qualitativa da transformaçao da energia nas rampas. Trocamos então por uma analise quantitativa, pedindo para os alunos calculares a energia potencial, energia cinetica e a velocidade da bolinha em alguns pontos da rampa.

Os alunos aceitaram bem a proposa e compraram a ideia, mesmo tendo que fazer a mesma atividade. Ao longo da atividade, os alunos mostraram que eles sabiam o que estavam fazendo e o que fisicamente estava ocorrendo, porem, na hora do calculo, todos sentiram dificuldades para resolver as contas. Mesmo usando calculadoras, eles tinham dificuldades para isolar a icognita.

No mas a atividade ocorreu sem problemas. Porem ficou uma atividade sem proposito, pois não era nossa turma e não voltaremos aplicar atividades com eles, alem de ja terem feito a mesma atividade.

 

 

Anexos: