Nome:

Mário Ferrão Carteiro

Turma:

2º e 3º colegiais

Relato:

Com o 3º colegial tivemos algumas boas surpresas. Pedimos para que os alunos desenhassem o campo magnético mostrado por uma bússola e com isso eles puderam observar que o campo magnético da Terra apontava para o norte. Após isso pedimos que ligassem um circuito elétrico e colocassem a bússola em diversas posições ao redor do fio do circuito e com isto eles perceberam que a bússola apontava sempre tangente ao fio, e ao circundar o fim, perceberam que o campo magnético gerado pela corrente elétrica é radial ao fio. Questionados o porquê disto, uma aluna disse ter a ver com "A LEI DA MÃO DIREITA", e com isto, ficamos muito contentes em saber que haviam absorvidos algum conhecimento.

Como curiosidade, jogamos um pouco de limalha de ferro em cima de um papel e colocamos um imã embaixo, para que pudessem visualizar o campo magnético deste imã. Apesar de termos pedido para não colocarem o imã em contato direto com a limalha, eles fizeram justamente isso, e apesar da dificuldade que tivemos para limpar o imã, o exercício foi ótimo, pois as limlnhas saíam de um imã e iam para o outro demonstrando de uma maneira bem interessante as linhas de campo.

 

Com o 2º colegial tivemos uma desagradável surpresa. Apesar de nossos avisos sobre os cuidados ao mexer com o fogo e ser esta a 2ª vez que aplicávamos uma atividade inflamável, um aluno encostou um objeto quente no braço de um aluno, este por sua vez berrou e bateu com a mão na lamparina acesa. Nenhum acidente ocorreu, mas a professora Guará reprendeu-os severamente e expulsou 1/4 da sala (os alunos pertencentes a este grupo).

No mais, os alunos puderam verificar a transformação de energia térmica em energia mecânica ao perceberem que os objetos de vidro giravam ao liberarem vapor d'água.

Anexos: Word Textdokument Máquina Térmica e Campo Magnético de uma Corrente Elétrica.doc