Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

 

Turma:

3°E

Relato:

Relato da 8ª Visita

 

Em nossa primeira aula na escola Daniel Pontes, trabalhamos com o 3°E o conteúdo referente à lentes. Com o roteiro “Descobrindo as Lentes” pudemos propor uma atividade qualitativa e bastante aplicada ao cotidiano dos alunos.

 A sala não estava muito cheia (aproximadamente 25 alunos). Foram formados seis grupos de 4 ou 5 alunos. Começamos nos apresentando e distribuindo os materiais e os roteiros. Após este momento, perguntamos quais assuntos da óptica eles já haviam visto e o que sabiam sobre esse assunto. Após esta conversa lemos com eles o roteiro e demos início à atividade, deixando com que eles fizessem o experimento, enquanto nós e a professora da sala passávamos pelos grupos e esclarecíamos as dúvidas.

Os estudantes demonstraram bastante interesse quanto ao fato de trabalharmos com experiências e, principalmente, pelo fato de que eles, em seus grupos, puderam realizar as atividades e vivenciar os fenômenos físicos vistos, em sala de aula, geralmente só em teoria.

Os alunos foram participativos (tiraram dúvidas, fizeram perguntas e comentários), o que tornou a aula bem dinâmica. Além disso, a grande maioria deles não teve dificuldades de compreender o experimento, assim como de conseguir responder às questões contidas no roteiro da atividade. Alguns deles ficaram um pouco confusos somente com a utilização das palavras convergente e divergente e isso ocorreu, provavelmente, pelo fato de serem palavras novas no vocabulário deles.

Desta forma, acreditamos que o andamento da aula assim como os resultados esperados foram obtidos conforme planejamos. Além disso, tivemos a oportunidade de conversar com a professora sobre as próximas atividades e quais experimentos ela acharia interessante que nós preparássemos para os alunos. Ela nos deu bastante liberdade para levar qualquer experimento, apenas nos pediu que as atividades fossem sempre qualitativas e nos sugeriu levar um experimento de termologia que ela viu outros estagiários apresentarem nas outras turmas. Com isso, pretendemos preparar a próxima atividade voltada a este assunto que já foi abordado por ela com essa turma no semestre anterior.

Anexos: