Nome:

Daniela Benites e Marcos Bonaldi

Turma:

3o ano - EJA

Atividade:

Montando um circuito

Plano de Aula:

Plano de Aula: Montando um circuito

Objetivos

Mostrar aos estudantes as diferenças entre circuitos associados em série e em paralelo uma ligação em série e uma em paralelo. Esperemos que ao final do experimento que o aluno seja capaz de:

  • Perceber que as lâmpadas funcionam simultaneamente em um circuito em série;
  • Entender que em um circuito em série,  se uma das lâmpadas funde ou é desenroscado, o circuito fica aberto e a outra lâmpada se apaga;
  • Entender que em um circuito em série a corrente elétrica que circula é a mesma em todos os pontos;
  • Perceber que no circuito em paralelo as lâmpadas funcionam de forma independente uma da outra;
  • Entender que, em um circuito em paralelo, se uma das lâmpadas funde ou são desenroscadas as demais continuam a funcionar.
  • Perceber que a intensidade da corrente é que percorre o ramo principal divide-se pelos restantes ramos de modo a que a soma das Intensidades de corrente em cada ramo seja igual à intensidade de Corrente no ramo principal;
  • Esquematizar a montagem dos circuitos em série e em paralelo.

Pré-requisitos 

Espera-se que os alunos já tenham em mente as definições de carga elétrica, corrente elétrica, resistência e tensão.

 Procedimentos

  • Breve explicação acerca dos conceitos de carga, corrente, tensão e resistência;
  • Divisão da turma em grupos;
  • Execução das atividades do roteiro;
  • Fechamento da aula, explicando que o experimento terá continuidade em nossa próxima visita.



 

Roteiro: Documento Word Montando um circuito_roteiro.doc