Plano de Aula: Montando um circuito
Objetivos
Mostrar aos estudantes as diferenças entre circuitos associados em série e em paralelo uma ligação em série e uma em paralelo. Esperemos que ao final do experimento que o aluno seja capaz de:
- Perceber que as lâmpadas funcionam simultaneamente em um circuito em série;
- Entender que em um circuito em série, se uma das lâmpadas funde ou é desenroscado, o circuito fica aberto e a outra lâmpada se apaga;
- Entender que em um circuito em série a corrente elétrica que circula é a mesma em todos os pontos;
- Perceber que no circuito em paralelo as lâmpadas funcionam de forma independente uma da outra;
- Entender que, em um circuito em paralelo, se uma das lâmpadas funde ou são desenroscadas as demais continuam a funcionar.
- Perceber que a intensidade da corrente é que percorre o ramo principal divide-se pelos restantes ramos de modo a que a soma das Intensidades de corrente em cada ramo seja igual à intensidade de Corrente no ramo principal;
- Esquematizar a montagem dos circuitos em série e em paralelo.
Pré-requisitos
Espera-se que os alunos já tenham em mente as definições de carga elétrica, corrente elétrica, resistência e tensão.
Procedimentos
- Breve explicação acerca dos conceitos de carga, corrente, tensão e resistência;
- Divisão da turma em grupos;
- Execução das atividades do roteiro;
- Fechamento da aula, explicando que o experimento terá continuidade em nossa próxima visita.