Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

Turma:
Atividade:

Descobrindo as Lentes

Plano de Aula:

Atividade: Descobrindo as Lentes.

Objetivo: Identificar que há diferença entre as lentes e quais são essas diferenças. Aplicar esses conceitos para a correção dos defeitos da visão.

Pré - Requisito:

Conhecimentos qualitativos de óptica geométrica.

Leitura de enunciados e procedimentos.

Problematização:

Os alunos receberão duas lentes, uma convergente e a outra divergente e farão algumas observações que são propostas no roteiro, a partir dessas observações será possível perceber as diferenças entre as lentes. E no final, eles poderão determinar qual lente corrige os defeitos da visão (miopia e hipermetropia) que aparecem nas figuras.

Atividade:

Solicitaremos a formação de grupos e distribuiremos os roteiros e materiais.

Faremos uma breve apresentação nossa e uma pequena discussão para a introdução ao assunto. Perguntaremos se eles já tiveram aulas de óptica, quais assuntos foram abordados e se eles acham que isso está presente no cotidiano deles, com essa experiência pretendemos mostrar que sim.

Pediremos aos alunos que analisem o roteiro e que façam as observações solicitadas.

Acompanharemos a atividade circulando entre os alunos e auxiliando-os nas medidas

Após a montagem da atividade e das medidas solicitaremos que os alunos respondam as perguntas do roteiro e vamos circulando para auxiliá-los nessa tarefa.

Possíveis dificuldades:

Mesmo sabendo que o conteúdo de óptica já foi ministrado pela professora, prevemos que os alunos possam ter dificuldade com os desenhos das imagens produzidas pelas lentes.

Roteiro: Documento Word Roteiro 1.doc