Atividade: Descobrindo as Lentes.
Objetivo: Identificar que há diferença entre as lentes e quais são essas diferenças. Aplicar esses conceitos para a correção dos defeitos da visão.
Pré - Requisito:
Conhecimentos qualitativos de óptica geométrica.
Leitura de enunciados e procedimentos.
Problematização:
Os alunos receberão duas lentes, uma convergente e a outra divergente e farão algumas observações que são propostas no roteiro, a partir dessas observações será possível perceber as diferenças entre as lentes. E no final, eles poderão determinar qual lente corrige os defeitos da visão (miopia e hipermetropia) que aparecem nas figuras.
Atividade:
Solicitaremos a formação de grupos e distribuiremos os roteiros e materiais.
Faremos uma breve apresentação nossa e uma pequena discussão para a introdução ao assunto. Perguntaremos se eles já tiveram aulas de óptica, quais assuntos foram abordados e se eles acham que isso está presente no cotidiano deles, com essa experiência pretendemos mostrar que sim.
Pediremos aos alunos que analisem o roteiro e que façam as observações solicitadas.
Acompanharemos a atividade circulando entre os alunos e auxiliando-os nas medidas
Após a montagem da atividade e das medidas solicitaremos que os alunos respondam as perguntas do roteiro e vamos circulando para auxiliá-los nessa tarefa.
Possíveis dificuldades:
Mesmo sabendo que o conteúdo de óptica já foi ministrado pela professora, prevemos que os alunos possam ter dificuldade com os desenhos das imagens produzidas pelas lentes.