Plano de Aula – O que move o motor elétrico? A força de Lorentz (3º ano A)
Objetivo: A aula tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam o funcionamento de um motor elétrico, assim como as características e funções das forças que envolvem a atividade deste equipamento.
Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.
- Introdução ao tema da aula: No início da aula haverá uma introdução sobre o assunto que incluirá o uso e a descrição dos componentes dos motores elétricos. Também será feita uma breve explicação sobre a força de Lorentz.
- Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.
- Apresentação da Atividade: O experimento será apresentado juntamente com os materiais para seu funcionamento. Em seguida, será fornecido o roteiro, e as instruções para cada etapa serão dadas de acordo com o término das etapas anteriores.
- Análise dos resultados experimentais: Ao final de cada passo, os alunos deverão analisar e anotar suas observações, e após o término do experimento, responderão às questões do roteiro.
Avaliação: Será analisado se os alunos obtiveram domínio sobre os conceitos físicos que envolvem o funcionamento de um motor elétrico; também será avaliado se eles sabem quais são e qual o papel de cada componente do motor. As análises serão feitas a partir da maneira com que os alunos responderam às questões.