Nome:

Fábio Gregório Galindo

Thiago Aguilera Vieira

Escola:

E.E. Daniel Paulo Verano Pontes

Turma:

3ºA

Relato:

Relatório pós-aula

 

                Neste experimento decidimos montar grupos menores, na verdade foi realizado em duplas (pois tínhamos material suficiente), isso facilitou a organização da classe, pois demandou menos tempo para que se inicializasse o experimento.

                Percebemos algumas dificuldades no que diz respeito as orientações iniciais para a realização da experiência, como por exemplo, posicionar o acrílico e de que forma realizar a marcação na folha de sua posição, a principio são procedimentos simples mas que tiveram que ser repetidos algumas vezes até que todas as duplas compreendessem a forma de manipulação dos objetos para prosseguirmos.

                O experimento continuou e todos as duplas conseguiram efetuá-lo, alguns de forma bem rápida, outros apenas com o nosso auxilio, intervindo diretamente com eles, ou seja, após irmos até sua carteira e realizar junto com eles.

                Sentimos satisfeitos, pois todos conseguiram observar e concluir que a projeção de imagem em um espelho plano se da atrás do espelho, e que a distância entre imagem e espelho sempre será a mesma entre objeto e espelho, constataram este fato refazendo a experiência alterando a distancia do objeto em relação ao espelho.

                Finalizamos o experimento dando fundamento ao que foi exposto, para isso utilizando a lousa e explicando-lhes como mesmo um objeto estando ao nosso lado, quando visto num espelho ele se projeta atrás do espelho, ilustramos isso na lousa desenhando os raios de luz que saem do objeto, refletem no espelho e chegam aos nossos olhos, e dando continuidade a estes raios para atrás do espelho, chegando assim no local onde é formada a imagem.

                Este fundamento foi possível de ter sido exposto graças ao experimento anterior a este, onde demonstramos  que os raios de luz se propagam em linha reta, e que cada raio é independente, ou seja, ao cruzar com outro raio de luz, estes não se interferem, ou sejam, não alteram sua trajetória, como eles viram esses conceitos no ultimo experimento, conseguimos explicar o principio de projeção de imagens, e conforme explicávamos tal projeções, sempre que necessário lembrávamos daquele experimento e dos conceitos que definimos, o que achamos importante pois lhes mostrou o quanto o conhecimento se da de forma continua e progressiva, nunca se encerrando, pelo contrário, sempre de forma cumulativa utilizando-se daquilo que já se tinha descoberto.

                Eles se mostraram bem entendidos (entusiasmados) e de acordo com esta ideia, afinal, a experiência anterior serviu de base para o entendimento do fenômeno da produção de imagem, e esta produção eles puderam ver neste experimento. Atingimos nosso objetivo que foi de lhes demonstrar a produção de imagens e da importância do acumulo de informações e as possibilidades positivas que isto nos gera e possibilita explorar.