Plano de Aula
Objetivos
Através do uso de alguns materiais, queremos demostrar aos alunos como funciona o processo de reflexão dos objetos que ele enxerga e refletidos em determinada superfície. Este experimento extremamente qualitativo deve servir de base para sua formação conceitual e é parte da introdução à geométrica óptica, e, além de servir como ponto de partida na interpretação da definição de imagem e objeto, dará ao aluno a capacidade de refletir sobre a reflexão.
Pré-Requisitos
Leitura de enunciados;
Leitura de procedimentos;
Ter conhecimento sobre a trajetória da luz. (visto na aula anterior)
Dinâmica da aula
Organização dos alunos
Os alunos deverão se reunir em grupos de no máximo 3 pessoas, para poderem ter contato com o experimento individualmente e somente depois trocarem informações, opiniões e aprimorar os seus conceitos e o trabalho em grupo.
Comanda da atividade
Os grupos deverão estar com os seguintes materiais à mão:
- lâmina de vidro e/ou plástico polido;
- folha de papel;
- lápis ou caneta;
- régua;
- duas esferas de mesmo material e diâmetros iguais.
Possíveis dificuldades
Por se tratar de um experimento que envolve materiais vítreos, existem dois pontos de principal atenção;
O primeiro é com a segurança dos alunos, ao pedirmos que manuseiem o espelho com cuidado para não quebra-los, causando possíveis ferimentos;
Os alunos não deverão jogar as esferas nos outros e nos vidros, podendo causar ferimentos e discussões.
Respostas esperadas
Esperamos que após o experimento, os alunos conversem entre si e tentem solucionar a seguinte questão:
Qual é a distância com que enxergamos o reflexo das esferas, e por quê ?