Nome:

Bruna Alves

Escola:

E.M.E.F DESEMBARGADOR AMORIM LIMA

Turma:

7A E 7B

Relato:

4° Relato - 06/05/2013

 

Experimento Transformação de Energia

 

1° Problema - Tive um problema com horário, pois tenho aula até as 10:00 aqui no IF, e ao pegar o circular para ir para a escola me deparei com um congestionamento para sair do portao 1 que me fez chegar na escola as 10:30, portanto perdi a parte inicial, falei com  o Stevan se ele podia começar sem mim para que a gente não atrasasse a primeira turma.

 

2° Problema - O professor João está em greve, então a escola optou por juntas as nossas duas turmas (7A e 7B), mas isso só depois que o Stevan chegou lá, portanto tiraram os alunos destas turmas que estavam no salão para terem aula com a gente, com isso, demorou para todos chegarem na sala e o Stevan contou que os alunos chegavam de pouco em pouco e isso atrapalhou o começo da aula. Parece que a escola não estava nos esperando, eles tinham até avisado aos alunos que eles não teriam aula no laboratório por causa da greve do professor.

 

Sala de aula

 

Ao chegar na escola o Stevan já tinha entrega os roteiros e começado a primeira experiência que era a do clips de metal e também já tinha feito a parte de preparar o gesso e agua com eles.Então eu fiz conduzi a segunda parte do experimento e depois juntos fizemos o mesmo esquema de tirar dúvidas individualmente indo de grupo em grupo.

 

Como eles já tinham trabalhado o conceito de conservação de energia no experimento anterior, eles já tinham mais confiança para fazer este. Apesar das turmas estarem juntas, a sala se comportou muito bem em relação à disciplina e também à participação.

Até os alunos que na outra vez não tinham se interessado muito, desta vez estavam todos fazendo.

 

Introduzimos como novidade neste experimento as atividades lúdicas, visto que no experimento anterios percebemos que isso tinha feito falta pra eles.

O resultado foi excelente, todos se envolveram na atividade de pintar o gesso que eles tinham feito, e ficaram felizes de poderem levar o gesso pra casa.

 

Opinião Pessoal

 

Houve uma melhora no interesse dos alunos bem notável, a participação na aula, as perguntas e curiosidades que eles têm em relação à aula também aumentaram.

Outra coisa a se destacar foi a felicidade deles ao poderem levar o gesso pra casa, eles ficaram até desacreditados, achamos que seria bom se conseguíssemos manter isso uma vez ou outra quando possível.

No final da pintura, pedi para que eles lavassem o pincél e entregassem pra gente, todos fizeram isso, mostrando que há um certo respeito e vontade de manter essas atividades.

 

ANEXO: