Nome:

Victor\Marcelo

Escola:

E.E. Alberto Torres

Turma:

2°B

Atividade:

Conduzindo, “convectando”, irradiando: é o calor em trânsito!

Plano de Aula:

Victor/Marcelo – E.E. Alberto Torres

 

 

Plano de Aula – Conduzindo, “convectando”, irradiando: é o calor em trânsito! (2º ano B)

Objetivo: Aula tem como objetivo fazer como que os alunos compreendam os diversos modos de transferência de calor.

 

Pré-requisitos: Para que o aluno possa desenvolver a atividade é interessante que ele tenha os seguintes conhecimentos:

- Escalas de temperatura;

- Troca de calor;

 

Dinâmica da Aula: A aula será organizada de acordo com a sequência abaixo.


- Introdução ao tema da aula: A aula será iniciada discutindo situações do cotidiano nas quais ocorrem trocas de calor, por exemplo, quando uma pessoa utiliza uma fogueira para se aquecer ou se cobre com um cobertor.

 

 - Organização dos Alunos: Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 integrantes.

 

- Apresentação da Atividade: Será apresentado o experimento e as instruções serão dadas juntamente com a folha contendo o roteiro do experimento.

 

- Análise dos resultados experimentais: Após a realização do experimento, os alunos deverão descrever suas observações e responder às questões do roteiro.

 

Avaliação: Na avaliação será considerado o modo de pensamento utilizado pelo aluno para responder às questões. Será avaliada a maneira como os conhecimentos tidos como pré-requisitos foram articulados para cumprir a atividade, e se foram compreendidos como ocorrem as diferentes maneiras de transferência de calor.

Roteiro: Documento do Word 2007 conduzindo, convectando, irrandiando.docx