Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Escola:
Turma:

1º ano do EJA

Atividade:

Circuito de Bolinhas

Plano de Aula:

Objetivos:

Aprimorar os conceitos elementares de cinemática através do experimento Circuito de Bolinhas. Iremos explorar os conceitos de velocidade média e aceleração média de modo mais intuitivo a partir do experimento, tentando auxiliá-los na distinção dessas duas grandezas. Pretendemos com a questão final do roteiro em anexo, iniciar uma discussão de caráter mais espontâneo sobre a quantidade de movimento, que será tratada mais adiante pela professora responsável.

Pré-requisitos:

- Conceito de Aceleração Média.

- Habilidades instrumentais básicas com trena e cronômetro.

Dinâmica da aula:

1 – Apresentaremos a atividade, retomando a aula anterior e alguns questionamentos da aula anterior. Buscaremos conjuntamente com o grupo de alunos uma retomada dos conceitos que explicam o que esta acontecendo na experiência.

2 – Dada à disponibilidade de equipamentos, iremos separá-los em cerca de cinco grupos. Distribuiremos os roteiros para leitura, sendo que solicitaremos ao final da atividade os roteiros devidamente preenchidos. E então, faremos o questionamento inicial proposto no roteiro, que solicita ao aluno descrever a experiência e suas justificativas no âmbito da cinemática, para posterior relação e distinção entre os conceitos de velocidade e aceleração.

3 – Uma possível dificuldade reside no caso de o número de alunos presentes superar a expectativa da docente responsável, que gira em torno de 15 a 20 alunos, pois assim, acreditamos que a quantidade de equipamentos e a dinâmica do preenchimento dos roteiros possa ser comprometida. Além disso, pode haver um número grande de alunos que não estavam presentes no primeiro dia de experiência e podem levar um tempo maior para entender o contexto da situação.

4 – Na parte final, faremos o questionamento que introduz de modo intuitivo o conceito de Quantidade de Movimento, que servirá como base experimental para futura introdução teórica do conceito, por parte da professora responsável.

5 – A professora responsável informou que fará uma avaliação individual da participação e envolvimento dos alunos, não levando em conta, diretamente, o roteiro preenchido pelos alunos.

Roteiro: Documento Word Roteiro 2ª Visita - Gilberto e Henrique.doc