Nome:

MÁRIO OLIVEIRA E RICARDO PIRES BASTOS

Escola:

E.E.SENADOR ADOLFO GORDO

Turma:

3º Semestre EJA - Noturno

Relato:

Relatório da primeira aula prática - Montando um circuito elétrico

 

Chegamos a escola por volta das 18h30min, pudemos tirar algumas dúvidas sobre a apresentação e procurar a caixa com o material para execução da atividade. Conversamos com a prof. Guará e perguntamos se na turma que iríamos trabalhar (3º semestre das 19h00min as 19h50min) já tinha divisão de grupos e ela nos respondeu que não. Ao toque do sinal subimos para a sala de aula, enquanto o Mário explicava para o pessoal qual a nossa proposta para o desnvolvimento da atividade e dividia os grupos eu desenhei na lousa um circuito com associação de lâmpadas em série e outro com associação de lâmpadas em paralelo. Distribuimos os roteiros para todos os alunos orientando que ao final da aula cada grupo deveria devolver um dos roteiros respondido e com o nome de todos os integrantes do grupo para que a prof. Guará utilizasse para a avaliação e presença. Na sequência distribuimos os kits (3 lâmpadas com soquete e fiação e uma base com bateria e interruptor) para os cinco grupos. Para a distribuição dos roteiros e dos kits contamos com a colaboraação da Daniela e do Marcos que neste primeiro módulo estavam como observadores. Com todos os grupos prontos iniciamos a atividade, eu e o Mário percorriamos separadamente os grupos tirando dúvidas e auxiliando na execução da experiência. Um erro comum a todos os grupos e que se tornou recorrente foi o de numa associação em série de duas lâmpadas uma acendia e a outra ficava apagada e eles diziam que era porque a segunda estava queimada. Esta situação nos favoreceu pois a partir dela propunhamos um desafio de se desatarrachar a lâmpada e ver o resultado e de se repetir o procedimento para uma associação em paralelo. Pude perceber que quando os alunos eram desafiados e podiam comprovar na prática o que haviam visto na teoria o interesse deles crescia e até esqueciam que aquilo era um exercício de física. Permanecemos entre os grupos instigando a suas curiosidades até o final da aula quando pudemos fazer um breve encerramento da atividade. Recolhemos e conferimos todo o material, todos os grupos cumpriram a tarefa de respoder aos roteiros, o kit também funcionou dentro do esperado, não tivemos ocorrências de maior relevância.

Daí partimos para o segundo módulo onde a Daniela e o Marcos iriam apresentar uma experiência que envolvia conceitos de calor e temperatura, também ajudamos na distribuição dos roteiros e dos kits e então eu achava que ficaria só como observador, mas fui surpreendido pois enquanto eles estavam apresentando a atividade alguns alunos vinham tirar dúvidas conosco, só aí me ocorreu que eu deveria ter me preparado melhor conhecendo mais sobre a execução da experiência dos colegas justamente para uma situação como esta, ou seja, não dá para ficar só como observador, você tem que estar pronto para responder as dúvidas dos alunos. Para nós ficou esta lição, no próximo experimento vamos trocar mais figurinhas com nossos parceiros de escola. Ao final da aula nos despedimos dos alunos e da prof. Guará prometendo voltar em quinze dias no que fomos cobrados pelos alunos que eles estariam nos esperando, isto nos motivou bastante além de nos mostrar que estamos conseguindo uma boa interação com as turmas, visto o interesse demonstrado por eles.

Encerramos nossas atividades neste dia e deixamos a escola por volta das 21h00min.

ANEXO: