Nome:

Adriana de Souza, Caio Correia e Edson Carlos

Escola:

Emydio de Barros.

Turma:

Noturno.

Relato:
     Relato referente a apresentação do grupo constituido por Eduardo Dyna, Jessicca Papp, Ricardo Cassiano
 

     O grupo tinha por objetivo, através da experiência, fazer com que os alunos pudesse distinguir entre calor e temperatura e de forma investigativa questionar e verificar os elementos que diferem e caracterizam esses dois elementos.

     Assim como foi orientado, os equipamentos foram preparado antecipadamente para realização da experiência e isso foi possível por se tratar da primeira aula de modo que a sala estava desocupara para esses procedimentos.

     A experiência foi composta de vários elementos: para cada grupo haviam três vasilhames; um grande em que era possível mergulhar duas mãos sem que transbordasse a água do recipiente e dois menores com dimensões suficientes para mergulhar uma mão com punho cerrado e segurando um termômetro digital de vareta. Então foi entregue o roteiro da experiência e os materiais a saber: três recipientes e em cada um deles água em diferentes temperaturas, no recipiente central água em temperatura ambiente, no recipiente colocado a direita água quente e no a esquerda água resfriada com pequenos pedaços de gelo e dois termômetro que foram utilizados um em cada mão. 

     Acreditamos que por ser a primeira aula os alunos estavam ainda bem agitados, afirmamos isso porque foi bem complicado chamar a tenção deles para o experimento, mas logo depois de um tempo foi possível fazer uma breve explicação na losa e dar início as atividades. Achamos que tudo correu bem. Os grupos realizaram a experiência sem dificuldades e anotaram os resultados no roteiro distribuido. Poucos alunos se recusaram a fazer a experiência mas isso não atrapalhou o andamento geral.

     Observamos que, para quem fez a experiencia, direitinho, foi muito interesante e construtivo, porque conseguiram captar bem a proposta da atividade. Observamos também que este tipo de experiência deve ser preparada em uma sala diferente da de sala de aula, porque pelo tempo que levou para  preparar, executar, retirar todo o material e alem, disso, secar toda a água que vasou ou que, por acidente, derramou fez com que  o limite de tempo da aula fosse ultrapassado. Talvez fosse necessário adaptar o roteiro para esse tempo que seja uma ou duas aulas seguidas levando em conta o tempo em que os alunos se agrupão e começão as atividades e isso pode variar de Turma para Turma.

ANEXO: