Nome:

Jéssica Papp

Escola:

Emygdio de Barros

Turma:

Noturno

Relato:

No dia 18/03, fomos à escola Emygdio de Barros para a realização da visita de reconhecimento da instituição. Estavam presentes a Vice-Diretora (Neide) e a Coordenadora (Filó). Elas nos deixaram à vontade para conhecer o ambiente escolar.

A escola é bastante grande. Tem dois pátios para o recreio (um interno e outro externo). Conhecemos o espaço da diretoria, o refeitório, o local onde são armazenados os livros e cadernos do estado (o ambiente parece uma sala de reuniões de professores), o laboratório de informática e o laboratório de ciências.

No laboratório de informática estão disponíveis 17 computadores para utilização dos estudantes. A estagiária que trabalha no laboratório disse que o mesmo é bastante usado pelos alunos quando eles estão em aula vaga e pouco usado para aula (se for utilizado, ficam em média de dois a três alunos por computador). São permitidos acessos a Facebook, Orkut, etc, a não ser que o professor que for utilizar a sala peça para bloquear o acesso. O laboratório abre pela manhã e funciona até as 20h00.

Quanto aos materiais utilizados pelos docentes, o professor de Língua Portuguesa disse que nem todos os professores utilizam os cadernos do estado. Alguns usam os livros didáticos disponibilizados.

O laboratório de ciências comporta em média 30 alunos. Atualmente não está em funcionamento e não tem água no local. Além disso, o espaço precisa ser limpo e reorganizado para que seja possível utilizá-lo novamente. Existem vários materiais de Ciências/Biologia e Química e alguns de Física, aparentemente todos sem utilização, ficando guardados nos armários.

Referente aos alunos, eles estão concentrados em maior parte nos períodos matutino e vespertino, somando, em cada período, cerca de 900 estudantes. Já no período noturno, estão presentes de 400 a 500 alunos. Geralmente, os que estudam a noite são aqueles que trabalham durante o dia ou então os repetentes. No entanto, há casos de estudantes que estudam nesse período apenas por preferência.

Conversamos com uma aluna e ela disse que para as turmas do noturno os professores não costumam passar lição de casa. São mais exigidos os trabalhos extra-classe.

   

Quanto às minhas expectativas, acredito que o estágio será importante para o aprendizado da prática docente. Além disso, será interessante para conhecer a atual realidade das escolas públicas, assim como a realidade dos estudantes inseridos nesse ambiente escolar.

Quanto à realização do estágio, acredito que, devido às condições atuais do laboratório de ciências, as primeiras realizações das atividades deverão ser feitas em sala de aula. Somente após a reorganização do espaço, teremos condições de trabalhar com os alunos lá.

 

     

 

 

 

 

ANEXO: