Nome:

Bruna Alves e Stevan Olegário

Escola:

E.M.E.F Desembargador Amorim Lima

Turma:
Relato:

Primeiro Contato


Fomos recebidos por tres alunos que nos apresentaram o espaço físico da escola, assim como, esclareceram algumas de nossas perguntas ao longo da visita.

Destacamos desde já a forma segura e articulada com que os alunos falavam tanto para apresentar nos a escola como para esclarecer as nossas dúvidas.

E também que ao entrarmos na escola, já estava tendo algumas tutorias, que é quando o tutor se reune com o grupo pelo qual ele é responsável para fazer o acompanhamento da semana, e alguns grupos estavam sentados no chão da entrada, outros na área de lanche e outros nas salas de aulas mesmo.

Espaço Físico

A escola é bem limpa e organizada, nota se que há um respeito de todos que convivem na escola em relação a isto.

Nas paredes muitos trabalhos feito pelos alunos e bastante informação.

As salas de aula são bem diferente das tradicionais, uma vez que, não há paredes dividindo - as, fazendo com que todas as séries fiquem no mesmo espaço.

Há um laboratório para ciências, uma sala de artes, uma biblioteca (que nao pudemos entrar pois estava tendo uma reunião).

Perguntamos a um dos alunos se esta infra estrutura que eles mostraram pra gente era usada, e eles comentaram que sim, que usavam bastante e que a biblioteca ficava aberta sempre, portanto, na hora do intervalo por exemplo eles podem usar.

A parte de fora da escola (pátio, quadra) não foi possível conhecermos pois estava chovendo bastante.

A escola


Os alunos mostraram de forma rapida como funciona os roteiros de estudos deles, disseram que só tem aulas de matemática e inglês e que as outras matérias eles fazem com o método de roteiros de estudo.

Deu pra perceber que eles realmente entendem que é importante uma dedicação grande, muito empenho para que o programa seja cumprido, e eles se preocupam com isso.

A nossa primeira visão

Nós não conseguimos ainda julgar pra nenhum lado, porque foi uma visita rápida e mais superficial.

O que ficou evidente é que ficamos no mínimo muito curiosos pra saber realmente como funciona aquela escola. 

Os alunos de fato pareceram bem diferente do  que estamos acostumados a ver nos outros estágios.

O pouco tempo que ficamos lá dentro deu pra notar que lá é de fato diferente, e que independente do sucesso ou não daquele sistema, eles provocam uma diferença grande dos métodos tradicionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO: