1. Boas-vindas ao Módulo 4

Sejam bem-vindos ao Módulo 4 do curso de Ensino de Sociologia. Neste Módulo vocês vão cursar duas disciplinas. São elas:

  • Sociologia e experiência escolar: história, atores, imaginários (SEE). Autoria: Fabiana Augusta Alves Jardim
  • Sociologia no Ensino Médio (SEM). Autoria: Amaury Cesar de Moraes

A nossa primeira disciplina (SEE) foi escrita pela Profa. Dra. Fabiana Augusta Alves Jardim. Abaixo incluímos seu mini-currículo:

Graduou-se em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Fez mestrado em Sociologia, na mesma Faculdade; a dissertação de mestrado - "Entre desalento e invenção; experiência de desemprego em São Paulo" - recebeu menção honrosa no Prêmio ANPOCS-CPNq, em 2005. Fez doutorado em Sociologia (FFLCH-USP), tendo por preocupação a emergência das políticas de emprego na experiência brasileira e sua relação com o tema da sujeição do trabalhador. Atuou como consultora em políticas públicas de trabalho e emprego e Economia Solidária, na Região Metropolitana de São Paulo. É professora da área de Sociologia da Educação no Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (FE-USP). Integra o Coletivo de Pesquisadores sobre Educação e Relações de Poder (CoPERP) e o Grupo de Pesquisa sobre Desigualdade, Educação e Políticas - Status. Principais interesses de pesquisa são: experiência salarial no Brasil; governamentalidades; desigualdades, educação e política; cotidiano, educação e trabalho.