6. Registrando Marcos

 

marcosNeste tópico, utilizamos a diversidade como um sinônimo de número de espécies. Embora esse seja um uso corrente entre os ecólogos, mesmo na ciência, diversidade tem um significado distinto.

Leia este texto antes de prosseguir.

Nosso desafio será elaborar a definição de dois importantes conceitos ecológicos muito utilizados quando tratamos de biodiversidade: riqueza e abundância:

Riqueza: número de espécies que ocorre em um determinado local. Por exemplo, podemos dizer que em uma ilha há 10 espécies.

Entretanto, na maior parte dos casos, apenas a riqueza não é suficiente. Por isso, existe um outro conceito que é muito utilizado:

Abundância: número de indivíduos de uma espécie em relação ao número total de indivíduos que ocorrem na área, ou seja, a abundância está relacionada à equitabilidade entre espécies. Considerando nossa ilha hipotética de 10 espécies, vamos supor que na ilha existam 100 indivíduos. Se cada espécie for composta por 10 indivíduos, dizemos que a abundancia de cada espécie é de 10 indivíduos, e que, dessa forma, a equitabilidade da ilha é alta (todas as espécies têm número semelhante de indivíduos – no nosso caso hipotético, o mesmo número). Entretanto, se a espécie A for composta de 91 indivíduos e o restante das espécies tiver apenas um indivíduo cada uma, dizemos que a equitabilidade da ilha é baixa, e a espécie A é chamada de espécie dominante.

Interessante não é?! Tudo fica mais fácil de entender quando exemplificamos...