2. Conhecendo o nosso porto

O termo “diversidade biológica” tem sido utilizado em livros, principalmente os científicos, desde há muito tempo, principalmente a partir da década de 1950. No entanto, o termo “biodiversidade” só se tornou amplamente conhecido na segunda metade da década de 1980 quando, em Washington, nos Estados Unidos, aconteceu o Fórum Nacional da Biodiversidade. Em 1988, os resultados dessa discussão foram publicados na forma de um livro, que fez com que o tema se popularizasse ao redor do mundo.

No Brasil, a palavra “biodiversidade” foi rapidamente incorporada pela imprensa, principalmente durante a preparação da Rio-92 – também conhecida por Eco-92 (Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), realizada no Rio de Janeiro em 1992. Hoje, o termo é empregado de maneira bastante ampla. Para você ter uma ideia, ele é usado para significar a variação da vida em níveis muito diferentes, que vão desde os genes até a biosfera (conjunto de toda a vida em nosso planeta).

A Convenção sobre Diversidade Biológica – assinada pelo Brasil na Rio-92 e aprovada pelo Congresso Nacional em 1994 – apresenta a definição “oficial” de diversidade biológica, ou seja, aquela que é utilizada para fins legais e de políticas públicas. Vamos dar uma olhada nessa definição?

Veja o texto integral da Convenção da Diversidade Biológica em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/cdbport.pdf>. Acesso em: 11/062012

Conforme veremos mais para frente na atividade desta semana, biodiversidade é um termo que tem diversos significados para diferentes pessoas. Entretanto, aqui em nosso curso, a biodiversidade pode ser considerada em duas escalas principais: diversidade no nível de espécies, diversidade genética e diversidade de ecossistemas. Quando pensamos na diversidade dentro de uma espécie, podemos considerar a variação encontrada nos diferentes indivíduos e populações dessa espécie. Podemos expressá-la como a diversidade genética ou variabilidade de características, como padrões de comportamento ou diferenças morfológicas da(s) espécie(s) em questão. Além disso, podemos ainda pensar na diversidade de interações entre as diferentes espécies. Em uma escala mais ampla, a biodiversidade também inclui a variação entre as comunidades nas quais as diferentes espécies vivem, e/ou os ecossistemas nos quais estas comunidades se encontram.