Apresentação da Disciplina - Apostila online

Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: 08 - Biodiversidade
Livro: Apresentação da Disciplina - Apostila online
Impresso por: Usuário visitante
Data: terça-feira, 30 abr. 2024, 18:05

Descrição

Apresentação da Disciplina

1. Início de conversa

conversaPartindo...

Para iniciar, sugerimos que você, professor(a), faça uma dinâmica em sua sala de aula.

Pronuncie em voz alta a palavra “árvore” e, depois, peça a seus alunos que mencionem qual foi a primeira imagem que lhes veio à cabeça.

Você ficará impressionado(a) como um único conceito, relativamente simples, pode ter tantas representações diferentes em uma única classe.

Com o conceito de biodiversidade não é diferente. Assim, para termos certeza de que estamos falando sobre as mesmas coisas, propomos a você, neste tópico, discutir conosco sobre os conceitos básicos associados à biodiversidade. Com isso, garantiremos nosso “denominador comum” ao tratarmos do tema.

Está pronto(a)? Então, mãos à obra!

2. Conhecendo o nosso porto

O termo “diversidade biológica” tem sido utilizado em livros, principalmente os científicos, desde há muito tempo, principalmente a partir da década de 1950. No entanto, o termo “biodiversidade” só se tornou amplamente conhecido na segunda metade da década de 1980 quando, em Washington, nos Estados Unidos, aconteceu o Fórum Nacional da Biodiversidade. Em 1988, os resultados dessa discussão foram publicados na forma de um livro, que fez com que o tema se popularizasse ao redor do mundo.

No Brasil, a palavra “biodiversidade” foi rapidamente incorporada pela imprensa, principalmente durante a preparação da Rio-92 – também conhecida por Eco-92 (Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), realizada no Rio de Janeiro em 1992. Hoje, o termo é empregado de maneira bastante ampla. Para você ter uma ideia, ele é usado para significar a variação da vida em níveis muito diferentes, que vão desde os genes até a biosfera (conjunto de toda a vida em nosso planeta).

A Convenção sobre Diversidade Biológica – assinada pelo Brasil na Rio-92 e aprovada pelo Congresso Nacional em 1994 – apresenta a definição “oficial” de diversidade biológica, ou seja, aquela que é utilizada para fins legais e de políticas públicas. Vamos dar uma olhada nessa definição?

Veja o texto integral da Convenção da Diversidade Biológica em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/cdbport.pdf>. Acesso em: 11/062012

Conforme veremos mais para frente na atividade desta semana, biodiversidade é um termo que tem diversos significados para diferentes pessoas. Entretanto, aqui em nosso curso, a biodiversidade pode ser considerada em duas escalas principais: diversidade no nível de espécies, diversidade genética e diversidade de ecossistemas. Quando pensamos na diversidade dentro de uma espécie, podemos considerar a variação encontrada nos diferentes indivíduos e populações dessa espécie. Podemos expressá-la como a diversidade genética ou variabilidade de características, como padrões de comportamento ou diferenças morfológicas da(s) espécie(s) em questão. Além disso, podemos ainda pensar na diversidade de interações entre as diferentes espécies. Em uma escala mais ampla, a biodiversidade também inclui a variação entre as comunidades nas quais as diferentes espécies vivem, e/ou os ecossistemas nos quais estas comunidades se encontram.

3. Diário de Bordo

Ao longo da disciplina teremos o nosso Diário de bordo, uma atividade que será sempre optativa e que tem o intuito de aprimorar e dividir o conhecimento da semana. Essa atividade ficará visível para toda a tripulação do nosso grupo e, assim, poderemos entrar em contato com opiniões e impressões diferentes, enriquecendo nossa argumentação. A cada semana será proposto um tema diferente para reflexão.

 

A Carta da Terra.

Você já a conhece? Sabe como ela surgiu?

Se ainda não sabe, procure na Internet informações sobre ela, digitando “Carta da Terra” nos sites de busca ou acesse no próprio Moodle as versões: pdf e doc.

Veja o contexto em que ela foi escrita.

A Carta da Terra tem quatro princípios bastante importantes. Queremos que você relate alguma atividade ou ação, desenvolvida em sala de aula, que permita que parte de um desses quatro princípios se torne realidade para você e seus alunos.

Poste o relato no blog da semana.

4. Registrando marcos

A cada semana incorporaremos um novo termo em nosso glossário! A ideia é que não ocorra apenas um resumo da informação,  mas uma adequação  dela (transposição didática) ao seu público-alvo, no caso, os alunos do Ensino Médio.

O termo desta semana é biodiversidade.

No início da aula, vimos um pouco sobre a definição de biodiversidade (biodiversidade de espécies e de ecossistemas). Aqui ampliaremos um pouco mais este conceito, definindo biodiversidade de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (1989): é a riqueza da vida na Terra, os milhões de plantas, animais e micro-organismos, os genes que eles contêm e os intrincados ecossistemas que eles ajudam a construir no meio ambiente.

Podemos perceber que existem diversas definições, mas todas têm basicamente os mesmos componentes: a diversidade de ecossistemas (e mais recentemente os serviços ecossistêmicos), de comunidade, de espécies e interações, juntamente com a diversidade genética e de suas populações.

5. Reunião da tripulação

Para começar a atividade desta semana, faça uma busca sobre o significado da palavra “biodiversidade” encontrada em textos  na Internet. Pesquise também em sites de jornais e revistas, além de anúncios e outro tipo de material de divulgação.

Atividade:

Agora que você já pesquisou sobre o significado da palavra “biodiversidade”, responda às seguintes questões produzindo um único texto de análise crítica da pesquisa realizada ( de 200 a 500 palavras):

  1. As definições de biodiversidade que você encontrou nos materiais que pesquisou são semelhantes?
    Variam entre si? Como variam?
  2. Em que tipos de contextos elas são utilizadas?
  3. Na sua avaliação, esses usos diferentes do conceito de biodiversidade são feitos de maneira adequada?

Não se esqueça de abordar as 3 questões no seu texto produzido! 

Agora vá para a nossa primeira reunião da tripulação e realize a atividade.