11. Mãos à obra: A “pegada ecológica”

Atividade 1 - Fórum de discussão

Sustentabilidade”, “Agenda 21”, “Pegada ecológica”, “Consumo consciente”. Muitas dessas expressões são partes do nosso cotidiano. Mas será que, realmente, sabemos o que elas significam? Entendemos quais são suas implicações para a conservação dos recursos naturais do nosso planeta?

O professor deve não apenas compreender bem tais termos como também auxiliar seus estudantes a entendê-los e se posicionarem ante as questões ambientais. Muitas iniciativas nesse sentido têm sido realizadas. Boa parte delas utiliza metodologias diferenciadas para aproximar o estudante de ações mais concretas, como as apresentadas nas reportagens a seguir:

| |

Após assistir a essas reportagens, certamente você teve novas inspirações para realizar suas próprias atividades diferenciadas para abordar a questão ambiental com seus estudantes. Esse é o nosso convite! Aproveite este tópico em que discutiremos “Sustentabilidade” e planeje uma ação concreta para sua escola!

Esse fórum tem dois objetivos centrais:

1) comentar as reportagens, e

2) compartilhar a ação concreta que você planejou ou que já executou em sua escola envolvendo o tema “Sustentabilidade” (não se esqueça de citar em que série ela poderia ser desenvolvida, e quantas aulas aproximadamente ela duraria).

Clique aqui para participar postar os seus comentários

 

Atividade 2 - Questionário

O termo “pegada ecológica” foi utilizado pela primeira vez em 1992 e é uma alusão às marcas que o homem deixa na Terra conforme o uso que faz dos recursos.

Define-se, então, a pegada ecológica como sendo a área da Terra (em hectares) exigida para conter todos os produtos necessários para suprir uma pessoa ou uma população. Ela é usada como um indicador de sustentabilidade ambiental, pois, através dela, pode-se verificar o estilo de vida das pessoas, ou mesmo de empresas e órgãos, que compõem uma cidade ou uma nação. Populações mais urbanizadas e tecnologicamente avançadas têm uma maior pegada ecológica, pois utilizam grande quantidade de recursos para produzir seus bens de consumo. Isso significa que um planeta Terra, com os recursos de que dispõe, não será suficiente para manter a humanidade num estilo de vida como o das sociedades dos atuais países desenvolvidos.

Estima-se a pegada ecológica através de diversos parâmetros: uso da água e energia elétrica, tipo de alimentação, produção de lixo, uso de meios de transporte, padrão de consumo e de moradia. Através de uma fórmula matemática, esses parâmetros permitem calcular o tamanho da pegada ecológica.


Figura 8.18 - Ilustração da "pegada Ecológica"
Fonte: CEPA

Nessa semana nossa atividade será simples, mas extremamente útil para uma tomada de consciência individual: vamos calcular a nossa pegada ecológica!

A discussão dessa atividade deve levar em consideração que atitudes individuais podem ajudar muito na questão da conservação ambiental, que estudaremos na próxima semana.

a) Calcule sua pegada ecológica através do site: http://www.oeco.com.br/calculadora?gclid=CI2eoZLNu60CFQpV7Aod0W9YCQ e apresente esse valor.

b) Como você poderia diminuir sua pegada ecológica? Escreva um pequeno texto (com 400-800 palavras) começando com a apresentação dos mesmos parâmetros que foram utilizados no site para fazer o seu cálculo. Depois, expanda a discussão para outros fatores que você considera que poderiam ajudar a diminuir ainda mais sua pegada, mas que não foram explicitamente citados no cálculo realizado. Coloque também no seu texto uma análise crítica dos fatores que entraram para o cálculo (você concorda com eles?).

Vamos lá?