5. Impactos em nível global

Alguns impactos podem afetar grandes áreas

As atividades humanas, além de gerarem impactos ambientais localizados próximo às áreas onde atuam, também geram grandes impactos em nível global, como:

  • poluição generalizada do ar, do solo e dos recursos hídricos por resíduos químicos (ex.: agroquímicos, resíduos industriais), orgânicos (ex.: esgoto), sólidos (ex.: lixo);
  • destruição da camada de ozônio situada na estratosfera, que protege a atmosfera terrestre dos raios ultravioleta. Os gases denominados clorofluorcarbonos (CFCs), produzidos industrialmente geralmente para refrigeração, destroem as moléculas de ozônio, transformando-as em oxigênio;
  • alterações nos ciclos hidrológicos e no clima por causa do desmatamento, da poluição e do aquecimento global;
  • o uso de energia sob as mais diversas formas gera calor. Atualmente é muito difundido o problema do aquecimento global resultante do aumento da concentração dos gases do efeito estufa. O aumento de poucos graus na atmosfera terrestre é capaz de gerar imensas consequências, como o derretimento de geleiras e aumento do nível dos oceanos, e grandes mudanças nos padrões climáticos.

Veja abaixo algumas ilustrações que exemplificam os problemas que podem ser gerados pelo impacto do aumento da temperatura global, (Figuras 8.1, 8.2, 8.3 e 8.4):

Figura 8.1 Efeitos do aquecimento global no regime das chuvas.
Fonte: CEPA


Figura 8.2 Efeitos do aquecimento global nos oceanos e nos ventos.
Fonte: CEPA

Figura 8.3 Efeitos do aquecimento global nas calotas polares e montanhas nevadas.
Fonte: CEPA

Figura 8.4 Efeitos do aquecimento global nas calotas polares e montanhas nevadas.
Fonte: CEPA

 

Pense nisso:

Já que estamos no tema dos impactos que afetam grandes áreas, podemos introduzir um conceito novo: o da “pegada ecológica”. Veremos o que isso significa no item “Mãos à obra”, mas por enquanto, pare e reflita um pouco sobre a diferença entre essas duas perguntas:

- Quantas pessoas a área da sua cidade pode suportar?
- Qual a área necessária para suportar a população da sua cidade?